terça-feira, 10 de maio de 2011

Mãe, símbolo de poder e superação.


Sempre que tenho a oportunidade de pregar em datas especiais, como nesta o dia das mães, fico a pensar se o foco da mensagem deva ser para as mães ou para os filhos presentes.
Dou graças a Deus, que temos o auxílio do Espírito Santo na direção e iluminação da Palavra de Deus, tenho como certo que Ele conduzirá de modo eficaz e plena, os corações tanto das Mães bem como de seus Filhos à Palavra de Deus.
Nesta oportunidade, quero compartilhar alguns exemplos bíblicos de mães, que se revelam como sendo símbolo de poder e superação.
Fico extremamente feliz ao saber que para uma pessoa de figura tão especial, numa data tão especial, Deus tem em sua Palavra, uma mensagem especial.
Nas passagens em que aparece a figura de mãe, Deus reserva preciosas lições. Também se observa que as circunstâncias nas quais estão relacionadas, são circunstâncias que exigem poder e superação.
Daí, tentaremos unir estas duas importantes qualidades, poder e superação e relacioná-las a quem melhor pode representá-las, a figura de mãe.
Proposição: Deus tem revelado profundo amor às lutas e desafios que toda mãe tem como parte de sua vida. E a forma de contemplá-las é concedendo em seu favor poder e superação.

O primeiro exemplo está: NO DESEJO DE CONSTITUIR UMA FAMÍLIA, Ana. I Samuel 1.
Deus permitiu que Ana, esposa de Elcana fosse estéril. Uma condição que na época era além HUMILHANTE, para a cultura que valorizava e se firmava no tamanho da família, ou seja, dos filhos do casal, a concessão de constituía uma segunda família.
Humilhada ao ter uma rival, e esta dar ao esposo o que não podia dar, uma família, Ana expõe suas qualidades no desejo de exercer o papel de mãe.

PODER E SUPERAÇÃO EM PERSEVERAR. (v.8)
Ana demonstra perseverança de amor ao seu esposo. Seu amor foi direcionado a Deus pela paciência de receber de Deus este favor. Bem que ela poderia ter agido como Sara, esposa de Abraão, que antecipando ao desejo arranja uma segunda mulher para o marido. Ana age diferente, ele espera no Senhor a solução e resposta ao que tanto queria dar ao esposo.

PODER E SUPERAÇÃO EM ORAR. (v.10)
Uma importante lição que Ana nos oferece para os momentos de crise é que ao invés de brigar, de se revoltar com Deus, esposo ou com a própria vida, ele decidiu recorrer por meio da oração.
Mãe, aqui está um poderoso e excelente caminho a tomarem nos momentos de dificuldade. Orem a Deus!

PODER E SUPERAÇÃO EM SABER SACRIFICAR. (v.11)
Dar aquilo que temos em abundância pode ser fácil. Dar aquilo que temos é difícil. E dar o que ainda não tem? O sacrifício que Ana promete dar a Deus constituía na verdade o seu maior desejo! Ela sabia que receberia e suas palavras foram cheias de fé.

O segundo exemplo: NO DESEJO DE ASSEGURAR AS PROMESSAS DE DEUS. Gênesis 27.1-13
Conduzir um lar não é algo fácil para o casal.
Em lares em que os dois, esposo e esposa estão unidos num só propósito, a coisa às vezes já não é tão fácil. Imagine quando o esposo, peça chave na direção do lar, decide desandar? Aí é que a coisa se torna ainda mais difícil.
Manter a família nas promessas do Senhor constitui um dos maiores desafios para uma mãe, fiel a Deus e que ama seu lar. Mesmo estando sozinha.

ARISCANDO-SE POR AMAR AS PROMESSAS DE DEUS. Gênesis 25.21-23
Deus havia predito como as promessas a este lar seriam confirmadas. Com o passar do tempo e das circunstâncias Isaque, esquece do que Deus havia dito e, promete a Isaú, algo que Deus não o daria.
Rebeca se vê então desafiada a contornar rapidamente aquele equívoco que não só comprometeria a sua família, mas o que Deus tinha reservado a mesma.
Não entraremos se o modo como agiu foi ou não o correto, mas, o que queremos ressaltar é que ao invés do marido, ela amou e quis seguir as promessas de Deus.
Mãe, Deus tem promessas para a sua família, filhos, esposo e você. Procure conhecê-las e aplicá-las em sua vida e família. E certamente Deus a honrará!

CRENDO QUE O SENHOR RESTARARIA SEU LAR MESMO DIANTE DE UMA DIVISÃO. Gênesis 27.42-45
Rebeca sabia que sua atitude dividiria sua casa. Esaú era um filho rebelde e sanguinário. Não deixaria por menos ser passado para traz por seu irmão Jacó. Mesmo diante dessa dure realidade, ela escolhera por uma separação ao invés da perda de um de seus filhos.
Deus certamente visitou o coração daquela mãe, contemplou a sua fidelidade e dor. Deus sabe as dimensões da dor de uma mãe e por elas, provê pronto socorro. O fim dessa história reserva que o Senhor restaurou aquele lar, uniu aqueles irmãos e fez cumprir suas promessas.

INSISTINDO MESMO QUE SEJA O ÚLTIMO MOMENTO. I Reis 1.5,11-17; II Samuel 12.24 “O Senhor o amou”. I Crônicas 22.9
A história é a da sucessão do trono de Davi. Deus revelara a Davi que já tinha escolhido o seu herdeiro. Salomão. Todavia, nos deparamos com mais um caso de um pai esquecendo das palavras do Senhor e permitindo que outro de seus filhos tome o trono. Bate-Seba, seguida pelo sacerdote Natã, procura reparar este grande equívoco em sua família e reino. Ariscando-se mesmo que no último momento, e na última chance. Vai até Davi e relembra-o da promessa de Deus. O Senhor concede que os fatos se convertam em seu favor e impede que Davi conceda a Adonias, por sua beleza e sagacidade o trono que era de seu irmão Absalão.

O terceiro exemplo: NA TAREFA DE INCULCAR A PALAVRA DO SENHOR NO CORAÇÃO DE SEU FILHO.
Sabemos pela Palavra de Deus que a RESPONSABILIDADE ou TAREFA de transmitir o ensino da Palavra aos filhos é dos pais. Mas, isso não é uma realidade em muitos lares, e, em tais casos, o ensino é na verdade transmitido pela figura da mãe. Que presente no lar bem mais que o esposo, usa de seu tempo e influência a serviço e encardo de ensinar seus filhos nos caminhos do Senhor.

PROVENDO MELHOR FUTURO. II Timóteo 1.4-5
Provérbios 23.13 Não retires da criança a disciplina, pois, se a fustigares com a vara, não morrerá.
Eunice é um exemplo de dedicação ao ensino da palavra.
Certamente que sendo o pai de Timóteo um homem grego, pouco interesse ou cuidado demonstrava para com este importante preceito. Eunice não se deixou levar pelas circunstâncias ora desfavoráveis e impôs ao coração de seu filho as Sagradas letras.

TRISTE RELATO DE FIM: Dias atrás, tivemos vários casos narrados por noticiários, dando conta de mães abandonando seus filhos em calçadas, latas de lixo e hospitais. Nesse caso, o abandono não é só de uma criança, mas, de seu futuro e do pode de influência que bem poderia ter sobre os mesmos.

Se mãe, que é símbolo de poder e superação tem desistido, então, não há muito, o que esperar do amanhã.

O quarto exemplo: NO DESEJO DE CONDUZIR O SEU LAR EM VITÓRIAS, Provérbios 31.
A lida do lar não é tarefa fácil. Muito menos poderá ser remunerada, dado a sua importância e por quem a executa.
Francamente falando: a que horas terminam as tarefas de um lar?
Ou mesmo, a que horas começam?

EMPREGANDO PARTE DO SEU SONO. (v.15)
São inúmeras as horas de sono perdidas por uma mãe. Certamente se fossemos somá-las, já daria por uma boa jornada de trabalho. Às vezes pouco se lembra ou se sabe disso. Mas, não tenha dúvida que não só dos momentos, mas das causas elas sabem!

SENDO EMPREENDEDORA DO LAR. (vv.16,21)
Quantos recursos as mães dispõem? Poucos! Às vezes nenhum! Mas isso não é usado como desculpa para que se antecipem as calamidades e promovam pronto sustento aos filhos e marido. Mães sabem fazer milagres! Sabem dividir o pouco e até fazer aparecer do “nada”. Nós, filhos, podemos lembrar, de momentos assim. E guardar em nossos corações bom exemplo que nos deram.

HONRANDO AO ESPOSO (Pai). (vv. 23,25)
Conciliar força e superação sem perder a tarefa de conceder honrar o pai de seus filhos, é algo simplesmente extraordinário. Algo que nem sempre sabemos ser possível, mas, desafio para as mães em todo o momento.
Acredito que por isso é que foram reservadas tais vantagens as mães. Por sua lida diária e árdua, muitas vezes nem valorizadas, elas carregam a dignidade.

Conclusão: Que neste dia, você FILHO reconheça o grande valor concedido por Deus ao ter te dado uma mãe.
E você mãe, que neste dia também especial, pois é dedicado a você, que saiba o quando Deus ressalta por Sua palavra a sua singularidade, o seu valor e o seu exemplo.

Uma homenagem a minha mãe, Risalva Leite Alves. Um exemplo pessoal de de luta, coragem e princípios. Um exemplo de mãe! Pr. Sérgio Gledson leite.

2 comentários:

  1. Pastor! Diante de todos estes exemplos de mães da Bíblia, podemos notar e dar ênfase a preocupação de Ana de ser mãe, mas acima de tudo de dedicar ao seu Deus, àquilo que ela mais queria. Ela deu seu próprio filho consagrado nas mãos do Senhor. Ela recebeu e logo devolveu, e isso lhe foi imputado, recebeu outros filhos como resultado de sua fidelidade. É assim que devemos agir diante de nosso Deus Soberano. Pedimos o que é necessário para nós, mas devemos consagrar tudo ao Senhor. Quer seja a casa, o carro, o ministério, ou filhos. Ana é um grande exemplo de mãe para nossas vidas. Amém! Foi uma excelente exposição deste tema que nos faz refletir. Deus lhe abençoe. Pr. Edson & Cida.

    ResponderExcluir
  2. Pr. Sergio é engraçado como tenho essa mesma duvida. Acho que devo pregar para os filhos e os pais, mas a verdade é que as qualidades alistadas pelo senhor são necessárias as muitas mães em nossas igrejas.
    Pr. Marcelo, Anne, Calebe e Levi
    www.mimbare.blogspot.com ou www.pibcampossales.blogspot.com

    ResponderExcluir