terça-feira, 3 de maio de 2011

Uma Palavra, mas difícil de acreditar!







Tomar a Palavra de Deus como parte da vida foi, é e sempre será um dos nossos maiores desafios, não é verdade? Tenho observado que para muitos de nós o problema não se dá no crer na Palavra, que é boa, perfeita e verdadeira, mas no torná-la como nossa, como pessoal. Isto se dá certamente pela presença do pecado em nossas vidas. Mesmo que a cada dia nos empenhamos por vencê-lo e mortificá-lo pelo poder de Cristo Jesus.
Deus conhece bem a nossa dificuldade e sabe dos nossos esforços. Tanto assim creio que não encontro em Sua Palavra, nenhum indício que essa seja uma tarefa fácil, muito embora necessária a todos. Por não ser fácil, deve ser deixada de lado? Teremos alguma desculpa por não adotá-la diária e constantemente como sendo minha ou sua? De modo nenhum! Se não há desculpas, o que então dizer que para alguns, o crê, o obedecer e o aplicar se mostram ainda mais difíceis?
Tenho acompanhado a luta sincera de alguns que tem em seus lares um dos cônjuges que ainda não conhece o amoroso senhorio de Jesus. Se em lares em que os dois conhecem a Cristo às lutas às vezes são árduas e amargas, para estes mais ainda. Estes são certamente lares que devem contar com as nossas orações, atenção e amor.

BOAS PALAVRAS

Gostaria de compartilhar o que tenho aprendido na Palavra de Deus como sendo de grande auxílio na questão. Algo que de modo pessoal tem me ajudado a entender e me portar também. Tenho aprendido que as palavras constituem importante ferramenta de luta e de conquista. Que não podem ser usadas de modo errado. No caso do lar ter um dos cônjuges descrentes, muito menos. É pelas palavras que tomarão conhecimento de Jesus Cristo em suas vidas ou simplesmente se mostrarão ainda mais indiferentes.

BOAS AÇÕES

Na falta de boas palavras procure pensar em boas ações. As ações também são importantes armas. Estas devem ser usadas, quando as palavras se mostrarem escassas ou acometidas de amargura e tristezas.
Talvez, você esteja pensando em quais ações? Quero que veja no seu cônjuge um constante observador. Ele estará buscando a cada instante analisar e até prever certas ações por parte de você, não é verdade? A dica é que ele veja ações pelas quais não espera! Pelas quais se surpreenda e seja cativado por elas. Isso mesmo! Use-as como estando do seu lado e não contra você. No caso de ser uma esposa de cônjuge descrente, encontramos em Provérbios 14.1 uma importante dica.

“A mulher sábia edifica a sua casa, mas a insensata, com as próprias mãos, a derriba”.

BOA APARÊNCIA

Alem das palavras e das ações, a aparência conta muito. Todo casal sabe como agradar e desagradar um ao outro. É impressionante como em casos de conflitos familiares esta área é esquecida ou negligenciada com rapidez. É hora então, de decidir por reconquistar. Procurar agradá-lo(a) pela boa aparência sempre será um importante passo. Nesse caso, penso bem mais que por um vestuário exterior, embora também seja de se valorizar. Mas, considere que o vestuário interior é o fundamental. Sem este, o outro não terá êxito. Em Gálatas 5.22-23, temos outra importante pista.

“Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio. Contra estas coisas não há lei”.

CONFIANÇA

Demonstrar confiança é o proposto por tais conselhos aqui dados. E é isso que constitui um lar equilibrado e pronto para ser usado por Deus. Além desses esforços, é bom não esquecer que em tudo o objetivo é a glória de Deus. Conquistar o cônjuge não para o deleite pessoal e temporário, mas para o Senhor e por toda a eternidade. Um desafio que se mostra a altura pelo que é pedido de cada um de nós. Um bom exemplo é o que encontramos em I Coríntios 13.4-7.

O amor é paciente, é benigno; o amor não arde em ciúmes, não se ufana, não se ensoberbece, não se conduz inconvenientemente, não procura os seus interesses, não se exaspera, não se ressente do mal; não se alegra com a injustiça, mas regozija-se com a verdade; tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.

Como mencionado logo no início, não estamos falando de algo fácil. Estamos falando de algo que é necessário e que entendemos ser também o que agrada a Deus, pois a orientação é de punho do próprio Deus.

BOM TESTEMUNHO
Por vezes esquecemos que a forma escolhida por Deus para que outros venham a ele, inclusive os nossos cônjuges, seja através de nós, do nosso testemunho. Pelo que falamos, fazemos e demonstramos. É necessário pensar se tudo até então falado é subjetivo ou prático! Se, funciona e se será importante auxílio para as lutas do nosso dia a dia. E, mesmo sendo difícil de acreditar, não esqueça! A palavra é certa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário