quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Estaria o amor de Deus a beira da falência?




Dia a dia, alertas são dados acerca da contínua falência e até extinção de alguns dos recursos naturais presentes em nossa fauna e flora. E, mesmo havendo todo um cuidado, não é somente nessas duas áreas da biodiversidade que há falência e extinção!

Tão importante quanto à fauna e a flora, existe algo dentro de nós que também corre o risco de chegar à completa falência. Você sabe o que é?

“E, por se multiplicar a iniqüidade, o amor se esfriará de quase todos.” Mateus 24.12

Enquanto o amor no mundo caminha para a falência, o amor de Deus que está dentro de nós, deve ser preservado.

O que acabo de falar não é contradição, é constatação!

Mesmo que talvez você diga: Há tantas pessoas “cheias” de vida, “cheias” de amor! Como pode dizer então que o amor nelas está em diminuição e a beira da extinção?

É bem interessante observar uma realidade que ocorre na palestina e serve como ilustração ao que chamamos sua atenção. Creio que você já ouviu acerca do Mar Morto. Nele, é bem verdade que há grande quantidade de água a todo o cenário daquela região, mas, bem que poderia ser melhor aproveitado. Não é verdade? Porque não é? O seu nome diz tudo: Mar Morto.

É preciso averiguar bem mais que a quantidade do amor que dizermos ter, a sua qualidade. De onde vem a nossa fonte e qual o destino que damos a mesma. Só assim, é que poderemos tomar medidas preventivas, afim de não permitir que a mesma seque!

Em paralelo a real diminuição do amor no mundo, encontramos na Palavra de Deus, razões que nos levam a ter maior compromisso com o amor que detemos. Afim de não usarmos de palavras que também comprometam a qualidade do amor presente em nós.
Chegar a dizer que não mais cremos no amor, é dizer que não mais cremos em Deus. RAZÃO: Porque Deus é amor!


A grandiosidade do amor de Deus – Podemos ouvir por toda a nossa vida mensagens sobre amor e ainda assim, não compreender todo o seu significado.

O verdadeiro amor é fonte inesgotável. Infinitamente maior do que a nossa capacidade de amar. Um paradoxo a ser aperfeiçoado.

O bom nisso tudo, é que foi decisão do próprio Deus falar do seu amor. É Deus quem primeiro nos ensina a abrir o coração. Mesmo que tomando como ponto de partida a própria salvação, salvação esta, oferecida a todos os homens, quer judeus quer gregos.

Em Efésios 3.14-21, o apóstolo Paulo é contagiado ao falar desse amor tomndo-o como parte de sua prória vida. Razão que o leva então a orar pelos irmãos e a ajoelhar-se diante de Deus em favor deles. Observe como inicia o verso 14 “Por esta causa”... Que causa é essa? O desejo que conhecessem mais do amor de Deus. O AMOR de Deus é o âmago de sua oração.

Na ocasião, ele usa de (02) figuras bem difundidas em sua época, para que por meio delas, sua idéia se fixasse em suas mentes.
(1) Figura agrícola, “arraigados”;
(2) Figura arquitetônica, “alicerçados”.

Por meio delas, Paulo apresenta a base e crescimento desse amor.

Ainda que, existindo aspectos profundos e inatingíveis no assunto, é possível saber mais algumas coisas, caso contrário a palavra “conhecer” presente no texto não teria nenhum significado.

Entre as que são reveladas, podemos conhecer às dimensões do amor. “A fim de poderdes compreender, com todos os santos, qual é a largura, e o comprimento, e a altura, e a profundidade” (v. 18).

Nesse ponto, imagino o experiente apóstolo como que em alto mar, o mar da vida cristã, procurando a todo custo traçar com muito zelo e precisão a “carta náutica do amor cristão”. Certamente que para fazer algo assim, ele precisava estar experimentando cada momento desse relato. Paulo tinha chegado ao centro do amor de Deus! O ponto chave! A "ilha do tesouro"!

Sua visão era o limite! O horizonte é até onde consigo enxergar!
Sua conclusão inicial: Deus me ama e esse amor não fim.

Dirija então seus olhos para a: LARGURA DO AMOR DE DEUS.
Até onde vai o amor de Deus?
De pronto, podemos concluir que vai muito além dos nossos limites!

A grandeza desse amor só pode ser compreendida pela noção que temos das coisas criadas! Um exemplo disso é o próprio universo! Atos 17.24-25

Muito além do que contemplamos. Esta é a verdade desafadora do momento.
O olhar espiritual e principalmente o olhar de amor, torna-se necessário nessa compreensão.

O amor de Deus não pode ser medido somente pelo campo visual.
I Timóteo 2.4 “o qual deseja que todos os homens...”
Ele ULTRAPASSA as coisas invisíveis que também foram criadas!

Inicia pelo que está bem ao nosso lado.
Quantas vezes por tão presos que estamos aos projetos pessoais e terrenos, pouco notamos quem bem ao nosso lado está! O sentido aludido aqui é quanto à largura do amor de Deus que prefigura o que está a nossa volta. Isso mesmo! As pessoas que por Ele foram criadas e carecem ouvir através de nós acerca desse tão extenso amor.

Dirija seus olhos ao: COMPRIMENTO DO AMOR DE DEUS.
Até onde, Ele foi capaz de chegar por mim e por você?
Contrario a ele, comumente impomos limites! Barreiras que nos impendem de prosseguir.
Entenda! Jesus falou dessas limitações em João 15.13 “Ninguém tem maior amor do que este: de dar alguém a própria vida em favor dos seus amigos”.

Não se deu apenas por quem era seu amigo.
Efésios 2.12; Colossenses 1.21
O que eleva a morte de Jesus é quem foi contemplado por ela: inimigos, estranhos, distantes a ele.

Ele se deu até chegar a cruz.
Pelo desejo de ser O grande amigo, Jesus chegou por nós até a cruz.

Ilustração: Não muito distante uma história verídica comoveu a muitos. Um garotinho e seu cão estavam correndo e brincando no quintal, quando, de repente, o animal sai em direção da rua em frente a casa, nela um veículo vinha em alta velocidade. O garotinho, bem mais atento ao perigo, correu a fim de salvar seu animal de estimação.
O cantar de pneus foi alto e já dizia o terrível fim. Tanto o garotinho como o seu cão, tiveram mortes imediatas. Àquele funeral foi incomum! Ao lado do caixão da criança havia uma pequena urna de madeira e nela, os restos do cãozinho. No cemitério, ambos foram enterrados na mesma cova.

Dirija seu olhar para a: A PROFUNDIDADE DO AMOR DE DEUS.
Nada foi mais fundo que o amor de Deus.
O que nesse mais profundo Deus encontrou?

Um homem atolado no pecado como nos diz: Salmo 69.2

O amor de Deus é largo o bastante para incluir todos os homens, mas é difícil não pensar que alguns se encontram tão atolados no pecado, tão afundados na culpa, que Deus tem de resgatá-los na mais profunda miséria humana.
I Timóteo 1.15 “... dos quais eu sou o principal...”
Romanos 11.33 “Oh! Profundidade da riqueza...”
Salmo 130.1 “Das profundezas clamo a ti Senhor.”
Efésios 4.9 “Ora, que quer dizer subiu...”

Por fim, dirija seu olhar para a: A ALTURA DO AMOR DE DEUS
Chegar a este ponto é dizer que o amor de Deus compreende a todos os limites de nossa vida.
(1) Largo; (2) Profundo; (3) Comprido e (4) Alto.

• Ele foi onde nenhum homem seria capaz de ir.
• Ele alcançou o inatingível, os lugares mais remotos já imaginados.
Por isso...
Romanos 8.39. “nem altura, nem profundidade...”
João 17.24. “Pai a minha vontade é que onde eu estou...”
João 12.32 “E eu, quando for levantado da terra, atrairei...”

Conclusão: Pelas dimensões aqui apresentadas, entendemos que o desafio a cada um de nós é um só: o amor de Deus precisa ser também o nosso.
Para que não digamos como muitos por aí a fora dizem: que o amor em seus corações está diminuindo.
I Coríntios 16.14 “Todos os vossos atos sejam feitos em amor”
I Tessalonicenses 3.11-12 “alarguem o vosso amor”.

Precisamos um pouco mais de largura em nosso amor.
Precisamos um pouco mais de comprimento em nosso amor.
Vamos colocar um pouco mais de profundidade no nosso amor
Vamos elevá-lo as alturas.
João 14.15 “Se me amais, guardareis os meu mandamentos.”

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Ultrapassando a porta de entrada



Que privilégio foi para Israel, ter sido uma testemunha ocular dos inúmeros e grandiosos feitos de Deus em seu favor, não é verdade? Acredito você já deve ter sentido o forte desejo de ter também estado lá e sido uma daquelas testemunhas!

Observe porém uma coisa! Quando lemos detalhadamente acerca dos benefícios alcançados através de Jesus Cristo em nossos dias, acredito que também que muitos daquele tempo, dariam tudo para estar aqui, em nosso lugar. É verdade!

Desses dois paralelos uma verdade podemos tirar! Qualquer que seja o tempo, o melhor é vivê-lo com entendimento. Porque se isso não acontecer, apenas ficará em nossas mentes o lamento e o arrependimento pelas oportunidades perdidas.


Deus espera que aproveitemos ao máximo, todos os benefícios que por graça, Ele nos oferece em Cristo Jesus.

Comulmente somos vistos por paises lá fora, como pessoas receptivas. Isso porque ao receber alguém em nossa casa, logo a convidamos para entrar. Alguns, entram com muita naturalidade e de imediato, enquanto outros não. Por mais que insistamos, pedindo e até implorando, muitos continuam irredutíveis em ficar do lado de fora.

Deus é receptível. Muito embora algo semelhante, aconteça com alguns dentre o povo de Deus.

Principalmente quando se dirigem para a Sua casa. Nota-se que mesmo depois de todas as provas de amor e, do caráter aprovado revelado por Deus, alguns insistem em não entrar em Sua presença, ficam como que do lado de fora. Não passam da porta de entrada!

Comprove o que digo: Hebreus 10.19 "Tendo, pois, irmãos, intrepidez para entrar no Santo dos Santos, pelo sangue de Jesus".

Notem que o texto informa com clareza que nenhum gesto de nossa parte, por si só, garante a nossa entrada na presença de Deus. Quando esta se dá somente, pelo sangue de Jesus Cristo.
É preciso entrar por não só da forma correta, mas, por inteiro. Isto é, de coração e de mente. Forma esta que expressa o desejo pela presença de Deus em adorá-lo!

Você tem desejado estar na presença de Deus? Tem desejado adorá-lo?

Saiba que para estar na presença de Deus, é necessário haver o desejo de adorá-lo. Algo assim, só acontece quando estamos envolvidos de coração e mente. Romanos 12.1


Observe então, o quanto é importante que esta verdade esteja relacionada a uma outra, o ato de adorar!

Primeiro: TODO ATO DE ADORAÇÃO VEM ACOMPANHADO COM O DESEJO DE ESTAR NA PRESENÇA DE DEUS.

Algumas vezes nos vemos de estar em num lugar, enquanto o nosso coração e mente, estão em outro, completamente diferente.

• Podemos até estar fazendo coisas certas, mas sem "estar" lá.
• Você pode estar na igreja fazendo até mesmo o que agrada a Deus, sem que o seu coração e a sua mente estejam presentes. Isso certemante o impede de adorá-lo.
Mateus 15.8 “Este povo honra-me com os lábios”.

Isso, também ocorre que muitas vezes em reuniões nos templos de nossas igrejas. Mesmo que cantando belos cânticos ou hinos, mesmo que lendo a Palavra e até ouvindo bons sermões, ainda assim, se percebe que alguns estão ora inquietos e incomodados. Tal inquietação, nada mais é do que o forte desejo que o culto acabe logo.

Por que isso acontece? Por conta de estarem presentes em corpo e ausentes de mente e de coração.

Algo semelhante costuma acontecer com você? Caso diga que sim, saiba que você não está ultrapassando a porta de entrada.

Em algumas ocasiões, costumo passar em frente de capelas e igrejas católicas no horário de suas missas. Ao passar, observo com a mesma freqüência que enquanto o padre realiza sua missa dentro da capela, muitos são os que ficam do lado de fora. Uma multidão na verdade! Estão em pé nas calçadas, sentados na rua, encostados nos carros, praças e bancos. Bem distantes. Lá, poucos ouvem poucos cantam ou fazem qualquer coisa relacionado ao que o padre realiza dentro da capela. Mas, se perguntadas sobre participação deles na missa, imagine que respotas darão! Todos dirão que estão participando. Estão?

ADORAÇÃO NÃO PODE SER IMPESSOAL.
Ou você está focado na pessoa de Deus ou não está na presença dele.
• Há certas coisas em que a presença é uma exigência. A adoração é uma delas.
• Há certas coisas que não se faz por declaração ou representação de terceiros.

ADORAÇÃO NÃO PODE SER AO NOSSO GOSTO.
Exemplo: Espero poder exemplificar este fato através de algo bem comum, o ouvir músicas evangélicas.
Quando nos vemos fracos espiritualmente e às vezes até distantes de Deus, o que comumente fazemos? Decidimos ver a Palavra, orar ou ouvir algo que "fale" ao nosso coração e que seja agradável aos nosos ouvidos? Boa parte me respondem que é ouvir uma musica.

Por que escolhemos ouvir músicas em casos assim, ao invés de lermos ou até orarmos?
Por nos darem mais prazer! Pergunto então: o que Jesus faria estando fraco espiritualmente? Leria a Palavra e oraria ou escolheria por ouvir uma canção de sua preferência e gosto? Certamente que oraria e leria a Palavra. Por quê? Por serem ambas necessárias para fortalecê-lo na comunhão com o Pai. Lembre-se de suas ídas ao Getsêmani. Nós no entanto, preferiríamos o que gostamos e não o que é essencial a vida espiritual. Isto não é adoração, é contradição!
Por mais que cantemos todos os 581 hinos do cantor cristão!

Participar de um culto só porque gostamos do que lá fazemos não é adorar a Deus, mas a si mesmo.
A adoração a Deus deve ser prazerosa, sim, mas, com a prioridade no que Deus espera encontrar e realizar em nós, isso é prazeroso para Ele e pode não ser para nós a princípio.
Na adoração a prioridade não está no que gostamos, mas no que nos é necessário.

Segundo: AO ENTRAR NA PRESENÇA DE DEUS PARA ADORAR, FICAMOS CONCENTRADOS NO ESPÍRITO, E NÃO NA CARNE.
É parte de um grande desafio nos dias atuais CONFIAR o que temos à Deus, não é verdade?
Muitas vezes estamos na presença de Deus, desejosos para adorá-lo, mas simutaneamente agarrados aos problemas, preocupações e coisas alheias àquele momento e ao que lá se faz!

Ficar com preferências físicas é deixar de lado as espirituais.

Corpo e alma devem estar unidos!

CHEGAMOS A PRESENÇA DE DEUS OU REVESTIDOS PELO HOMEM INTERIOR OU PELO HOMEM EXTERIOR.
A Escritura às vezes se refere ao espírito como “homem interior” ao passo que ao corpo físico como “homem exterior”. II Coríntios 4.16.
É o apostolo Paulo por exemplo, que explica em carta aos romanos os conflitos entre esses "homens". Romanos 7.22, 23. O que cada um deles quer e o que fazem.
Jesus, certa feita, alertou para o que podem fazer a todos nós. Mateus 26.41b.

B) É DIFÍCIL NEGAR O HOMEM NATURAL, DIFÍCIL, PORÉM NÃO IMPOSSÍVEL.
É por isso que a nossa adoração a Deus é tão afetada muitas vezes.
Isso se dá porque muitas vezes o nosso desejo é ver nossas preferências pessoais como “necessárias”. E Deus não as vê propriamente assim!
Insistimos por ver nossas “necessidades” como prioritárias.

Pensar assim é não poder orar, cantar ou meditar livremente. I Pedro 5.7; Filipenses 4.6; Mateus 6.25.

PERGUNTO: A qual homem você acha que Deus está falando nessas passagens e nesse momento em tua vida? Ao homem interior ou ao exterior?

Certamente é ao interior, que sabe que Deus cuidará dele. Que descançará no Senhor mesmo quando aparentemente as coisas pareçam não dar certo.
Enquando o homem interior prioriza a Deus, o exterior não encontra tempo para isso, pois, suas prioridades estão sempre em torno de si e das coisas deste mundo.

Terceiro: QUANDO ADORAMOS, EMPREGAMOS TODO O NOSSO ESFORÇO.
Quanto esforço temos empregado ao que não é adoração?
Devemos entender que há certas coisas que nunca ultrapassarão a porta de entrada da presença de Deus. É determinação do Senhor!
• Desejos carnais;
• Sentimentos facciosos;
• Preocupações desnecessárias etc.

A) NOSSOS ESFORÇOS DEVEM ESTAR CENTRADOS NUMA SÓ COISA, NA ADORAR A DEUS.
I Coríntios 14.15 Que farei, pois? Orarei com o espírito, mas também orarei com a mente; cantarei com o espírito, mas também cantarei com a mente.

B) É PRECISO SABER O QUE SE FAZ E POR QUE SE FAZ, ALÉM DE PARA QUEM SE FAZ.
Deus não quer a nossa participação, e sim, a nossa consciência.
É somente na presença de Deus que há verdadeira adoração.
João 4.23 “Mas vem a hora e já chegou..”.

Saber entrar na presença de Deus é ter também como certo, que chegaremos diante do seu trono.
Deus designou a adoração, um meio pelo qual somos conduzidos até Ele.

CONCLUSÃO
Os que entram na presença de Deus, experimentam verdadeira comunhão com Ele.
Estes, saem bem mais confiantes porque estiveram realmente no trono de Deus e conheceram do seu poder.
A presença de Deus é fortalecedora e duradoura. Deus sabe cuidar do que temos, porque só ele sabe como somos e do que precisamos.

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Jesus, um Sinônimo de Refúgio.



No mundo há inúmeros fenômenos físicos e meteorológicos acontecendo a todo o instante. Dentre os maiores, todos os anos, ficamos sabendo de dezenas de tornados, conhecidos também como os “Twisters”, assolando o continente americano. Alguns já podem ser vistos aqui no Brasil.
Diversas medidas são tomadas no sentido a prever a formação desses tornados e salvar o máximo de vidas possíveis; Já que materialmente os danos e perdas são reais. Um dos métodos mais eficazes e, portanto seguro, é a ação de se refugiar nos abrigos subterrâneos. Lá, tornados não podem entrar nem causar danos.
Na Bíblia, descobrimos algo semelhante! Estamos sujeitos a todo o instante a pequenos e grandes perigos. Quer no campo físico, quer no campo principal, o espiritual. E, para a nossa segurança e paz a Bíblia apresenta a pessoa de Jesus, como verdadeiro e seguro refúgio para todo o povo de Deus.

Idéia: Jesus é o refúgio oferecido por Deus para a proteção e salvação de seu povo.

Texto: Salmo 91.1 “Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo, à sombra do Onipotente descansará.” Isaías 32.2 “Reinará um rei com justiça, e dominarão os príncipes segundo o juízo. E será aquele varão como um esconderijo contra o vento, e como um refúgio contra a tempestade, e como ribeiros de águas em lugares secos, e como a sombra de uma grande rocha em terra sedenta.” RC

As duas passagens agora lidas, apontam para realidades contundentes a toda a humanidade. A primeira, é a que aponta para as variações do tempo, como chuva, seca, vento e calor; também é alusivo às injustiças encontradas no viver aqui na terra; e entre pecadores. No entanto, a mais contundente indicação é a que aponta para a solução oferecida por Deus para podermos enfrentar cada momento da vida.
Mas, uma coisa precisa ser dita! É que mesmo diante da dura realidade da vida, alguns insistem em não se refugiar no lugar que Deus proporcionou como lugar seguro e eficaz. Daí, é que Moisés entendendo esta triste realidade, sugere que somente “Aquele” que se refugia, estará plenamente seguro. Talvez por isso, boa parte de nossa vida se limite a chorar os males presentes e passados, bem como em temer momentos que ainda estão no futuro.

Proposição: Busque refúgio em Jesus Cristo, a proteção de Deus para a tua vida.

Busque refúgio em Jesus: POR SER ELE O ÚNICO CAPAZ DE LIVRAR-NOS DE TODO E QUALQUER MAL. (Salmo 91.1a “Esconderijo do Altíssimo...”
Moisés apresenta uma base de apoio racional.
Se Deus é maior do que tudo e se Deus é mais poderoso que todos, Ele, e somente Ele, é capaz de oferecer-nos o maior refúgio!

A) AQUELE CUJO CORAÇÃO ESTÁ FIRMADO E, CONFIANTE EM CRISTO, NÃO PRECISA TEMER AS MÁS NOTÍCIAS. Salmo 125.2 “Como em redor de Jerusalém estão os montes, assim o Senhor, em derredor do seu povo, desde agora e para sempre.”
(1) Redor – Deus estabelece um perímetro de proteção. Salmo 34.7; Isaías 29.3
(2) Derredor – Perímetro sobre outro perímetro.
A proteção de Deus é tripla, envolve toda a Trindade.

B) A PROTEÇÃO POR MEIO DE JESUS É EFICAZ POR SER VOLUNTÁRIA. I Timóteo 2.5-6 “Porquanto há um só Deus e um só Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem, o qual a si mesmo se deu em resgate por todos”. Tito 2.14 “... o qual a si mesmo se deu por nós, a fim de remir-nos de toda iniqüidade e purificar para si mesmo, um povo exclusivamente seu, zeloso de boas obras”.
(1) Ele não está obrigado a nenhum de nós.
(2) Não depende de nada nosso. “não se cansa nem se fatiga”

Implicação: Por meios ou esforços humanos, nenhuma outra proteção se mostra mais eficaz do que a que nos é oferecida por Deus, seu filho Jesus.
Ser o nosso refúgio seguro e verdadeiro foi decisão voluntária de Jesus.

Busque refugiar-se em Jesus: POR SER ELE O ÚNICO ESCOLHIDO POR DEUS PARA ESTA TAREFA EM TUA VIDA.Os milagres em torno do nascimento de Jesus reforçam a certeza que até então, todas as alternativas, humanas e celestiais se mostraram ineficazes. É certo que por meio de anjos e homens, Deus provê livramento. Mas, a nenhum deles é dado o poder e a eficácia que encontramos em Jesus Cristo.

A) ELEITO O REFÚGIO DE DEUS.Jesus é o único, no plano de redenção, capaz de sustentar as tensões e investidas infernais sem desistir. Lucas 4.18
Nenhum outro poderia prover tal socorro para a humanidade.

Ele sabia disso. João 6.40

B) EM JESUS HÁ PAZ E SEGURANÇA.Paulo afirma que Jesus veio promover a paz entre nós e Deus. Ele veio na verdade apaziguar a ira de Deus.
Ira que todos os homens temem um dia sofrer.
Em Jesus, a justiça de Deus, que promove a sua ira santa, passa de largo na vida de todos que estão abrigados no sangue de Jesus seu Filho.
Neste caso, nada do que Deus derramar por seus vasos de ira e justiça poderão alcançar ou afetar o crente. Gálatas 3.13

Implicação: Para que você esteja livre da ira de Deus é preciso refugiar-se em Jesus Cristo. Nenhum outro meio é capaz de prover verdadeira paz entre nós e Deus.

Conclusão: O livro de apocalipse prevê a chegada de um grande “tornado” sobre a terra. Um tornado que diferente dos que existem, atingirá a terça parte de tudo que tem vida. Após este, outros pequenos tornados virão e terminarão com o que o primeiro tornado deixou de pé.
Este tornado virá não em decorrência de mudanças climáticas ou combinações meteorológicas.
Este tornado virá por conta do pecado que o mundo comete contra Deus, deixando-o de fora de suas vidas e ignorando o refúgio que nos oferece. Este tornado será chamado de “O Grande Dia do Senhor” Dia de Ira e de Justiça.
Que refúgio você se abrigará naquele dia? Pense nisso, pense em Jesus, um sinônimo de refúgio.

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Vida Vitoriosa!



Introdução: No dia 14 de dezembro passado, um denso nevoeiro ocasionou um gigantesco engavetamento na China, foram exatos 137 caros colididos! Um engavetamento dessa proporção revela alguns fatores incríveis! Exemplo: O número de veículos colididos é um bom exemplo. Mas, teve também o fato que nenhuma pessoa morreu. E, mais incrível ainda é o que foi necessário para formar esse denso nevoeiro. Especialistas falaram que era preciso apenas um pequeno como com água, para que dele 69 bilhões de micro gotas espalhadas pelo ar, formasse um nevoeiro de extensão de 09 km. Ou seja, basta bem pouco para que algo grande se avolume. Uma lição que podemos aplicar a nossa vida cristã, não é verdade?
Isso mesmo, algo semelhante acontece na vida cristã! Por bem pouco! Acreditem! Muitos passam a viver densos “nevoeiros” em suas vidas, ocasionando às vezes grande destruição, física, moral e espiritual.
Graças ao nosso bom Deus, poucos minutos da luz e do calor do sol, para que qualquer grande nevoeiro se dissipe! Algo que também podemos dizer do poder iluminador e santificador da Palavra de Deus, que semelhantemente dissipa densas nuvens em nossas vidas.
Quando Deus passa a operar através de Sua Palavra, muita coisa muda. Na verdade, tudo muda. Principalmente a maneira que vemos as circunst6ancias adversas a nossa volta. É o que nos ensina o apóstolo Paulo, em carta a igreja de Filipos.
Procurando ligar o que ocorreu no engavetamento na China, podemos dizer que o apóstolo Paulo estava em meio a uma densa camada de névoa. Com a diferença apenas que, ele tinha todo o controle emocional e espiritual para o momento. Razão que mesmo em cárcere, auxilia os irmãos de Filipos a entenderem melhor o plano de Deus em face das circunstâncias adversas que ele experimentava.
(1) Ele estava proibido de fazer o que mais gostava (pregar a Palavra);
(2) Tinha em sua porta guardas 24Hs;
(3) Estava impedido de visitar os irmãos e igrejas fundadas;
(4) Estava preso em Cesaréia ou em Roma;
(5) E, sua situação estava indo de “mal a pior”! (morte)

Perguntas:
Imagine o que algo assim representaria em tua vida?
Como você reagiria a tal situação?
Poderia traduzir como “Castigo de Deus”?
Um grande teste de Fé?

Paulo, porém, nos ensina como reagir adequadamente!

Ele nos mostra que CIRCUNSTÂNCIAS ADVERSAS GANHAM SENTIDO QUANDO ESTAMOS COM DEUS. (v.12)
Note que ele ao invés de receber conforto, ele é quem conforta.
Ele cita o estado emocional que a princípio, tomou conta dos corações de alguns irmãos. Eles ficaram “assombrados” por sua prisão e pelo que provavelmente chegaria até eles. Paulo, contudo, aproveita para mostrar algumas verdades irremovíveis de sua vida.
(1) Deus tem controle de TUDO!
(2) Deus está no COMANDO!
(3) Deus está vendo o que TE acontece!

ASSOCIE AO QUE TE ACONTECE A VONTADE DE DEUS. Lucas 21.17-18; Romanos 8.28
Sabemos que esta deveria ser a confiança de todo crente. Mas, nem sempre a temos como parte de nossa vida. Por quê?
Por qual a razão muitas vezes não associamos ao que nos ocorre a vontade de Deus?
(1) Porque nos vemos distantes da vontade de Deus!
(2) Por gostar de coisas às quais Deus diz claramente não gostar!
(3) Por amizades com aquém não é amigo de Deus.
Diante disso, leia o que Tiago nos fala em sua carta. Tiago 4.4

NÃO COLOQUE EM DÚVIDA O QUE ACONTECE EM TUA VIDA. (v.13 “as minhas cadeias em Cristo”)
A convicção de Paulo ao que vivia naquele momento era tão forte e segura que de imediato, ele associa à vontade de Deus e, ao progresso do Evangelho de Jesus Cristo.

Pergunta:
O que você tem vivido agora é exatamente o que Deus quis e planejou para a tua vida?
Se você diz: “não sei” como “posso saber”? Observe que Paulo tem plena certeza que na vida dele, era exatamente o que Deus queria que acontecesse. Is. 46.8-11; Jó. 23.13.
Ter tal certeza é poder também:
(1) Ter a segurança que não era por motivo de pecado;
(2) Ter a confirmação que não era castigo de Deus;
(3) Ter a certeza que não era obra humana ou maligna (a priori);
(4) Ter como certo que Deus está determinando e permitindo que assim seja.

Na vida, o sofrer com dúvida ou por remorso é bem pior e mais elevado que o sofrer em Deus. Lembre de Judas, Esaú (Hebreus 12.16.17)
Quando o sofrimento é pela causa de Deus, nos pomos no lugar de sofrê-lo com alegria e confiança devida. I Coríntios 6.7 PERMITA!

Ilustração: Wiliam Bordem, herdeiro de uma fortuna, decidiu doar (Hum) milhão de dólares que na época valia muito, para ser missionário no Egito. Chegando lá, após um mês, ele contraiu malaia e morreu. Quando entregaram a seus pais os pertences de Bordem, entre as páginas de sua Bíblia estava um pedaço de papel escrito “Sem Reservas”. Sofrer sem reservas é privilégio de quem confia em Deus.

Paulo sabia que as CIRCUNSTÂNCIAS ADVERSAS REVELAM CORAÇÕES ALHEIOS. (vv.14-17)
Como seria bom se soubéssemos com segurança o que está no coração do esposo/esposa; filhos; amigos; namorado, irmão, vizinho; empregado etc..
Acredito que o fator “surpresa” deixaria de existir!
Talvez a “graça” perderia um pouco de força também! Mas, teríamos como alívio a diminuição do mal. Pelo menos poderíamos combatê-lo melhor!
Mas, em meio às circunstâncias adversas descobrimos quem realmente está a nossa volta!
Em meio às circunstâncias adversas é que vemos Deus trabalhando este aspecto de nossas vidas! Por isso, melhor é tirar o máximo de lições aqui!
Certamente para “abrir” os nossos olhos?
Chamar a nossa atenção?
E, convencer-nos sobre aqueles que se dizem amigos, quando na verdade não são.

OS BONS E SINCEROS TERÃO O SEU LUGAR CONFIRMADO E FORTALECIDO. (v.14)
É importante destacar o rol de amigos que Paulo tinha com esta característica era aqui a grande maioria. Saber escolher bons amigos é saber conviver com eles.
Provérbios 17.17; 27.10 “Não abandones o teu amigo”.

INFIÉIS E SUPOTOS AMIGOS REVELARÃO QUEM NA VERDADE SÃO. (v.15-17) Momentos difíceis são necessários a vida.
Quem realmente você é?
Quem na verdade é o teu irmão?
A Bíblia apresenta por meio de vários momentos de luta e aperto o que está por traz das palavras, a índole de cada um.
Lembram do motim de Absalão filho de Davi? Quando este usurpava o trono de seu pai, outros aproveitaram da ocasião para se revelar. II Samuel 14-16!
Davi teve através daquele momento difícil, a oportunidade singular de saber quem era com ele. Aitofel e Simei logo se mostraram como rivais. Já Itai, Abiatar, Zadoque, Husai e Ziba, renovaram a Davi a sua lealdade.

Quando as circunstâncias revelam quem está a nossa volta, é hora de não esquecer o que nos diz o Senhor Jesus. Mateus 5.44 Quando as circunstâncias adversas se mostram é a hora de não esquecer quem verdadeiramente é nosso amigo. Hebreus 13.5; Mateus 28.20

Por fim: CIRCUNSTÂNCIAS ADVERSAS REVELAM A NATURALIDADE DO CURSO DE NOSSA VIDA AQUI. (v.18) “Todavia, que importa?”
A primeira vista, pode parecer que o apóstolo fiel e zeloso para com a pregação bíblica, esteja desacreditado ou desinteressado com a sua divulgação. Não pense isso de Paulo! Lembre que antes, mesmo sem o conhecimento da verdade, quando ainda em meio a ignorância espiritual, ele perseguia a igreja de Cristo com ímpeto e zelo.
O que podemos entender através de suas palavras é que Paulo tinha a segurança que sua vida, igrejas e o próprio Evangelho não mudará por conta de quem quer se seja.

DEUS NÃO PRECISA MUDAR OS PLANOS DE NOSSA VIDA, QUANDO ELE NOS TEM.
Para Deus, o mais importante é você.
Romanos 8.18 Porque para mim tenho por certo que as aflições deste tempo presente não são para comparar com a glória que em nós há de ser revelada.
II Coríntios 1.5 Porque, como as aflições de Cristo são abundantes em nós, assim também a nossa consolação sobeja por meio de Cristo.

CIRCUNSTÂNCIAS ADVERSAS NOS LEVAM PARA MAIS PERTO DE DEUS.
A própria experiência pode comprovar o que vou dizer aqui.
Quando estamos vivendo momentos adversos, nevoeiros ou temporais, o que comumente eles promovem em nossas vias?
Nos, aproximam ou nos distanciam de Deus?

Daí, quero finalizar chamando a sua atenção aqui. Louve a Deus em todo o tempo! O mesmo Paulo, mais a frente, ínsita os crentes em Filipos a se alegrarem no Senhor em todo o momento. Filipenses 4.4
Conclusão: Transforme as adversidades da vida e seus nevoeiros, em meios de se aproximar de Deus. Leia o que diz João 16.20. Esta é certamente uma promessa de felicidade a todo aquele que confia sua vida em Deus.

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

A vinda de Cristo, a hora de receber um grande presente!


Ganhar presentes é sempre algo muito bom, não é verdade?
Ao ganhar um presente, de imediato temos aflorados bons sentimentos e boas sensações (interna e externamente) a coisa muda! Pois nos sentimos...
• Valorizados;
• Recompensados ou reconhecidos;
• Amados;
• Premiados.
Você conhece alguém que não goste de receber presentes?
Você já parou para pensar quem em tua vida, mais te oferece presentes? Isso mesmo, Deus é que mais nos oferece presentes!
(1) Sua SALVAÇÃO – Efésios 2.8;
(2) Seu filho JESUS;
(3) Sua IGREJA;
(4) Inúmeras BENÇÃOS – Efésios 1.3 (Terrenas e Celestiais).
A Bíblia fala de um “presente” que só nos será entregue, quando por ocasião da vinda do Senhor Jesus. O apóstolo Paulo, em carta aos Tessalonicenses, descreve a vinda de Cristo, a sua parousia, a aquisição desse grande presente!
S.I: De que modo a vinda de Jesus, será para nós, um presente?
Texto: I Tessalonicenses 4.13-18

Tema: A Vinda de Cristo, a hora de receber um grande presente.

Todo presente, tem por natureza própria, surpreender, completar, acrescentar ou extasiar. A vinda de Cristo trará todas essas sensações em grande proporção.
Sendo que a primeira delas está em: POR FIM A UMA ERA DE INCERTEZAS & CONTRA TEMPOS. (v.13) “Não queremos, porém, irmãos, que sejais ignorantes com respeito aos que dormem, para não vos entristecerdes como os demais que não tem esperança”.
Paulo descobre uma de nossas feridas. “falta de certeza”
A falta de certeza avoluma grande parte de nossas aflições.
• Por isso queremos controlar tudo. Tiago 4.13-14 “atendei, agora, vós que dizes: Hoje ou amanhã iremos para a cidade tal, e lá passaremos um ano, negociaremos, e teremos lucros. Vós não sabeis o que sucederá amanhã”.
Toda e qualquer ação, quer seja voluntária ou involuntária se vier desprovida do nosso controle, isto, por si, já nos causa certa aflição.
A volta de Cristo removerá este grande problema!

A) AS INCERTEZAS ESTÃO PERTO DE TER UM FIM.
• Imprevistos, é sinônimo de dúvida.
• Dúvidas é a constatação de haver temor. (4.13)
“ignorantes” andar errante, sem conhecimento. Prov.5.6
“entristecidos” andar com um profundo pesar, amargurado.

B) O FIM DO PAVOR ETERNO. (assunto em questão)
Por algum motivo, àqueles irmãos estavam apavorados acerca da insegurança de salvação. Talvez, a mesma dúvida que vez por outra, paira em nossa mente. Quando...
• Refletimos na ocasião e chegada da morte;
• Estamos fracos física ou espiritualmente;
• Perdemos um ente querido etc.. (filho, marido, esposa)

C) O FIM DE TODA A FALTA.
Paulo apresenta a vinda de Cristo, como um suprimento real de tudo que nesta vida nos falta.
• Entes queridos; irmãos amados; o próprio Jesus;
• Saúde, alguma faculdade, falta de um membro;
• Um novo corpo – I Coríntios 15.52-53
• Um novo lar – João 14.1
PERGUNTA: Quantos aqui já pensaram em ter todas essas faltas, supridas nesta vida? Impossível não é verdade? Mas, na vinda de Cristo, tudo será amplamente suprido.
Implicações: Viver sem imprevistos ou incertezas é por si, um grande presente, que a vinda de Cristo nos proporcionará.

O segundo sentido de ser presente é que: DÁ PLENO CUMPRIMENTO A TODAS AS PROMESSAS PREDITAS A IGREJA. (v.14”Pois se cremos...”. João 14.1-2 “Se não fora eu vo-lo teria...”).

Há um lado penoso e que não podemos deixar de levar em conta!
Nem todos, que nessa vida amamos, estarão conosco na vinda de Jesus. (Pai, mãe, irmãos, filhos, parentes, amigos, visinhos etc..)
Paulo se referiu a pouco, que a vinda de Jesus não seria para todos!
(1) Para alguns não há esperança (v.13c);
(2) Para os de Cristo há toda esperança, pois “creram”.

O que temos feito por eles?
Que esforços, empregamos em sua salvação?

A) MOSTRE O QUÃO VANTAJOSO É VIVER POR CRISTO. Filipenses 1.21 “Porque para mim o viver é Cristo, e o morrer é lucro”.
Filipenses 3.7 “Mas o que, para mim, era lucro, isto considerei perda...”.
João 10.10 “Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância”.

B) MOSTRE O QUANTO VALE A PENA SUPORTAR AS PROVAÇÕES.
• Jó 11.16 “Pois te esquecerás de teus sofrimentos...”.
• Romanos 8.18 “Porque para mim tenho por certo que os...”.
• Apocalipse 7.17 “E lhes enxugará dos olhos...”.
• Isaías 65.17 “Não haverá lembrança...”.

Implicação: Tudo que esta vida põe duvida para com a Palavra de Deus, deixará de existir.

O terceiro sentido: TEREMOS CONFIRMADO TODO O CUIDADO EM AMOR, DE CRISTO POR NÓS. (v.15-17)Lembram daquela expressão: “Tendo amado os seus que estavam no mundo, amo-os até o fim...”. João 13.1

Na vinda, Jesus dá cabo final à prova de amor aos discípulos. Efésios 5.27 “Para apresentar a si mesmo, igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, porém santa e sem defeito”.

A) NA HORA MARCADA ELE VIRÁ. (v.16). “Colégio”
Ilustração: Um encontro semelhante ao de pais e filhos após o primeiro dia de aulas. Partilham de fortes expectativas e só esperam uma coisa: “colocar os olhos um no outro. Para os pais a expectativa é de saber se estão “inteiros”, como esperam encontrá-los!

B) NA HORA MARCADA VIRÁ COM TUDO PREPARADO.
Os detalhes desse encontro são precisos, bem detalhados.
(1) Uma chegada orquestrada (preparada);
(2) Palavra de ordem;
(3) Voz do arcanjo;
(4) Ressoar de trombetas;

Em fim, um abraço caloroso e palavras afáveis.
Implicação: Nenhum outro sentimento tomará nossos corações do que o de amor e proteção.

Já o último sentido da volta de Cristo ser um presente é que: MARCARÁ O INÍCIO DE UM NOVO TEMPO (vv.16-17). Lembram da música de Marcos Vale, que servia de vinheta para marcar o início de um novo ano. “Um novo Tempo” “Hoje é um novo dia, de um novo tempo, que começou. Nesses novos dias, as alegrias, serão de todos, é só querer...”.
O novo tempo com Cristo será chamado de MOMENTO ETERNO. “Sem fim”!

A) UNIÃO CORPORAL. “para o encontro com o Senhor”.
• I Coríntios 13.12 “então o veremos, face a face...”.

B) UNIÃO GLORIOSA. “nos ares”. Voar é um sonho de todos!
• Só não é declarado porque temos medo de cair!

C) UNIÃO PERFEITA. “estaremos para sempre com o Senhor...”.
• Uma nova contagem de tempo (tempo ideal)!

CONCLUSÃO: Ao apresentar a segunda vinda, Paulo descobriu que os crentes em Tessalônica tomaram duas decisões:
(1) Mudaram radicalmente suas vidas;
(2) Fizeram suas malas encerrando suas contas, no mundo.
(3) Paulo diz que é preciso uma terceira (v.18) Consolai!