quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Jesus, um Sinônimo de Refúgio.



No mundo há inúmeros fenômenos físicos e meteorológicos acontecendo a todo o instante. Dentre os maiores, todos os anos, ficamos sabendo de dezenas de tornados, conhecidos também como os “Twisters”, assolando o continente americano. Alguns já podem ser vistos aqui no Brasil.
Diversas medidas são tomadas no sentido a prever a formação desses tornados e salvar o máximo de vidas possíveis; Já que materialmente os danos e perdas são reais. Um dos métodos mais eficazes e, portanto seguro, é a ação de se refugiar nos abrigos subterrâneos. Lá, tornados não podem entrar nem causar danos.
Na Bíblia, descobrimos algo semelhante! Estamos sujeitos a todo o instante a pequenos e grandes perigos. Quer no campo físico, quer no campo principal, o espiritual. E, para a nossa segurança e paz a Bíblia apresenta a pessoa de Jesus, como verdadeiro e seguro refúgio para todo o povo de Deus.

Idéia: Jesus é o refúgio oferecido por Deus para a proteção e salvação de seu povo.

Texto: Salmo 91.1 “Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo, à sombra do Onipotente descansará.” Isaías 32.2 “Reinará um rei com justiça, e dominarão os príncipes segundo o juízo. E será aquele varão como um esconderijo contra o vento, e como um refúgio contra a tempestade, e como ribeiros de águas em lugares secos, e como a sombra de uma grande rocha em terra sedenta.” RC

As duas passagens agora lidas, apontam para realidades contundentes a toda a humanidade. A primeira, é a que aponta para as variações do tempo, como chuva, seca, vento e calor; também é alusivo às injustiças encontradas no viver aqui na terra; e entre pecadores. No entanto, a mais contundente indicação é a que aponta para a solução oferecida por Deus para podermos enfrentar cada momento da vida.
Mas, uma coisa precisa ser dita! É que mesmo diante da dura realidade da vida, alguns insistem em não se refugiar no lugar que Deus proporcionou como lugar seguro e eficaz. Daí, é que Moisés entendendo esta triste realidade, sugere que somente “Aquele” que se refugia, estará plenamente seguro. Talvez por isso, boa parte de nossa vida se limite a chorar os males presentes e passados, bem como em temer momentos que ainda estão no futuro.

Proposição: Busque refúgio em Jesus Cristo, a proteção de Deus para a tua vida.

Busque refúgio em Jesus: POR SER ELE O ÚNICO CAPAZ DE LIVRAR-NOS DE TODO E QUALQUER MAL. (Salmo 91.1a “Esconderijo do Altíssimo...”
Moisés apresenta uma base de apoio racional.
Se Deus é maior do que tudo e se Deus é mais poderoso que todos, Ele, e somente Ele, é capaz de oferecer-nos o maior refúgio!

A) AQUELE CUJO CORAÇÃO ESTÁ FIRMADO E, CONFIANTE EM CRISTO, NÃO PRECISA TEMER AS MÁS NOTÍCIAS. Salmo 125.2 “Como em redor de Jerusalém estão os montes, assim o Senhor, em derredor do seu povo, desde agora e para sempre.”
(1) Redor – Deus estabelece um perímetro de proteção. Salmo 34.7; Isaías 29.3
(2) Derredor – Perímetro sobre outro perímetro.
A proteção de Deus é tripla, envolve toda a Trindade.

B) A PROTEÇÃO POR MEIO DE JESUS É EFICAZ POR SER VOLUNTÁRIA. I Timóteo 2.5-6 “Porquanto há um só Deus e um só Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem, o qual a si mesmo se deu em resgate por todos”. Tito 2.14 “... o qual a si mesmo se deu por nós, a fim de remir-nos de toda iniqüidade e purificar para si mesmo, um povo exclusivamente seu, zeloso de boas obras”.
(1) Ele não está obrigado a nenhum de nós.
(2) Não depende de nada nosso. “não se cansa nem se fatiga”

Implicação: Por meios ou esforços humanos, nenhuma outra proteção se mostra mais eficaz do que a que nos é oferecida por Deus, seu filho Jesus.
Ser o nosso refúgio seguro e verdadeiro foi decisão voluntária de Jesus.

Busque refugiar-se em Jesus: POR SER ELE O ÚNICO ESCOLHIDO POR DEUS PARA ESTA TAREFA EM TUA VIDA.Os milagres em torno do nascimento de Jesus reforçam a certeza que até então, todas as alternativas, humanas e celestiais se mostraram ineficazes. É certo que por meio de anjos e homens, Deus provê livramento. Mas, a nenhum deles é dado o poder e a eficácia que encontramos em Jesus Cristo.

A) ELEITO O REFÚGIO DE DEUS.Jesus é o único, no plano de redenção, capaz de sustentar as tensões e investidas infernais sem desistir. Lucas 4.18
Nenhum outro poderia prover tal socorro para a humanidade.

Ele sabia disso. João 6.40

B) EM JESUS HÁ PAZ E SEGURANÇA.Paulo afirma que Jesus veio promover a paz entre nós e Deus. Ele veio na verdade apaziguar a ira de Deus.
Ira que todos os homens temem um dia sofrer.
Em Jesus, a justiça de Deus, que promove a sua ira santa, passa de largo na vida de todos que estão abrigados no sangue de Jesus seu Filho.
Neste caso, nada do que Deus derramar por seus vasos de ira e justiça poderão alcançar ou afetar o crente. Gálatas 3.13

Implicação: Para que você esteja livre da ira de Deus é preciso refugiar-se em Jesus Cristo. Nenhum outro meio é capaz de prover verdadeira paz entre nós e Deus.

Conclusão: O livro de apocalipse prevê a chegada de um grande “tornado” sobre a terra. Um tornado que diferente dos que existem, atingirá a terça parte de tudo que tem vida. Após este, outros pequenos tornados virão e terminarão com o que o primeiro tornado deixou de pé.
Este tornado virá não em decorrência de mudanças climáticas ou combinações meteorológicas.
Este tornado virá por conta do pecado que o mundo comete contra Deus, deixando-o de fora de suas vidas e ignorando o refúgio que nos oferece. Este tornado será chamado de “O Grande Dia do Senhor” Dia de Ira e de Justiça.
Que refúgio você se abrigará naquele dia? Pense nisso, pense em Jesus, um sinônimo de refúgio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário