segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Vida Vitoriosa!



Introdução: No dia 14 de dezembro passado, um denso nevoeiro ocasionou um gigantesco engavetamento na China, foram exatos 137 caros colididos! Um engavetamento dessa proporção revela alguns fatores incríveis! Exemplo: O número de veículos colididos é um bom exemplo. Mas, teve também o fato que nenhuma pessoa morreu. E, mais incrível ainda é o que foi necessário para formar esse denso nevoeiro. Especialistas falaram que era preciso apenas um pequeno como com água, para que dele 69 bilhões de micro gotas espalhadas pelo ar, formasse um nevoeiro de extensão de 09 km. Ou seja, basta bem pouco para que algo grande se avolume. Uma lição que podemos aplicar a nossa vida cristã, não é verdade?
Isso mesmo, algo semelhante acontece na vida cristã! Por bem pouco! Acreditem! Muitos passam a viver densos “nevoeiros” em suas vidas, ocasionando às vezes grande destruição, física, moral e espiritual.
Graças ao nosso bom Deus, poucos minutos da luz e do calor do sol, para que qualquer grande nevoeiro se dissipe! Algo que também podemos dizer do poder iluminador e santificador da Palavra de Deus, que semelhantemente dissipa densas nuvens em nossas vidas.
Quando Deus passa a operar através de Sua Palavra, muita coisa muda. Na verdade, tudo muda. Principalmente a maneira que vemos as circunst6ancias adversas a nossa volta. É o que nos ensina o apóstolo Paulo, em carta a igreja de Filipos.
Procurando ligar o que ocorreu no engavetamento na China, podemos dizer que o apóstolo Paulo estava em meio a uma densa camada de névoa. Com a diferença apenas que, ele tinha todo o controle emocional e espiritual para o momento. Razão que mesmo em cárcere, auxilia os irmãos de Filipos a entenderem melhor o plano de Deus em face das circunstâncias adversas que ele experimentava.
(1) Ele estava proibido de fazer o que mais gostava (pregar a Palavra);
(2) Tinha em sua porta guardas 24Hs;
(3) Estava impedido de visitar os irmãos e igrejas fundadas;
(4) Estava preso em Cesaréia ou em Roma;
(5) E, sua situação estava indo de “mal a pior”! (morte)

Perguntas:
Imagine o que algo assim representaria em tua vida?
Como você reagiria a tal situação?
Poderia traduzir como “Castigo de Deus”?
Um grande teste de Fé?

Paulo, porém, nos ensina como reagir adequadamente!

Ele nos mostra que CIRCUNSTÂNCIAS ADVERSAS GANHAM SENTIDO QUANDO ESTAMOS COM DEUS. (v.12)
Note que ele ao invés de receber conforto, ele é quem conforta.
Ele cita o estado emocional que a princípio, tomou conta dos corações de alguns irmãos. Eles ficaram “assombrados” por sua prisão e pelo que provavelmente chegaria até eles. Paulo, contudo, aproveita para mostrar algumas verdades irremovíveis de sua vida.
(1) Deus tem controle de TUDO!
(2) Deus está no COMANDO!
(3) Deus está vendo o que TE acontece!

ASSOCIE AO QUE TE ACONTECE A VONTADE DE DEUS. Lucas 21.17-18; Romanos 8.28
Sabemos que esta deveria ser a confiança de todo crente. Mas, nem sempre a temos como parte de nossa vida. Por quê?
Por qual a razão muitas vezes não associamos ao que nos ocorre a vontade de Deus?
(1) Porque nos vemos distantes da vontade de Deus!
(2) Por gostar de coisas às quais Deus diz claramente não gostar!
(3) Por amizades com aquém não é amigo de Deus.
Diante disso, leia o que Tiago nos fala em sua carta. Tiago 4.4

NÃO COLOQUE EM DÚVIDA O QUE ACONTECE EM TUA VIDA. (v.13 “as minhas cadeias em Cristo”)
A convicção de Paulo ao que vivia naquele momento era tão forte e segura que de imediato, ele associa à vontade de Deus e, ao progresso do Evangelho de Jesus Cristo.

Pergunta:
O que você tem vivido agora é exatamente o que Deus quis e planejou para a tua vida?
Se você diz: “não sei” como “posso saber”? Observe que Paulo tem plena certeza que na vida dele, era exatamente o que Deus queria que acontecesse. Is. 46.8-11; Jó. 23.13.
Ter tal certeza é poder também:
(1) Ter a segurança que não era por motivo de pecado;
(2) Ter a confirmação que não era castigo de Deus;
(3) Ter a certeza que não era obra humana ou maligna (a priori);
(4) Ter como certo que Deus está determinando e permitindo que assim seja.

Na vida, o sofrer com dúvida ou por remorso é bem pior e mais elevado que o sofrer em Deus. Lembre de Judas, Esaú (Hebreus 12.16.17)
Quando o sofrimento é pela causa de Deus, nos pomos no lugar de sofrê-lo com alegria e confiança devida. I Coríntios 6.7 PERMITA!

Ilustração: Wiliam Bordem, herdeiro de uma fortuna, decidiu doar (Hum) milhão de dólares que na época valia muito, para ser missionário no Egito. Chegando lá, após um mês, ele contraiu malaia e morreu. Quando entregaram a seus pais os pertences de Bordem, entre as páginas de sua Bíblia estava um pedaço de papel escrito “Sem Reservas”. Sofrer sem reservas é privilégio de quem confia em Deus.

Paulo sabia que as CIRCUNSTÂNCIAS ADVERSAS REVELAM CORAÇÕES ALHEIOS. (vv.14-17)
Como seria bom se soubéssemos com segurança o que está no coração do esposo/esposa; filhos; amigos; namorado, irmão, vizinho; empregado etc..
Acredito que o fator “surpresa” deixaria de existir!
Talvez a “graça” perderia um pouco de força também! Mas, teríamos como alívio a diminuição do mal. Pelo menos poderíamos combatê-lo melhor!
Mas, em meio às circunstâncias adversas descobrimos quem realmente está a nossa volta!
Em meio às circunstâncias adversas é que vemos Deus trabalhando este aspecto de nossas vidas! Por isso, melhor é tirar o máximo de lições aqui!
Certamente para “abrir” os nossos olhos?
Chamar a nossa atenção?
E, convencer-nos sobre aqueles que se dizem amigos, quando na verdade não são.

OS BONS E SINCEROS TERÃO O SEU LUGAR CONFIRMADO E FORTALECIDO. (v.14)
É importante destacar o rol de amigos que Paulo tinha com esta característica era aqui a grande maioria. Saber escolher bons amigos é saber conviver com eles.
Provérbios 17.17; 27.10 “Não abandones o teu amigo”.

INFIÉIS E SUPOTOS AMIGOS REVELARÃO QUEM NA VERDADE SÃO. (v.15-17) Momentos difíceis são necessários a vida.
Quem realmente você é?
Quem na verdade é o teu irmão?
A Bíblia apresenta por meio de vários momentos de luta e aperto o que está por traz das palavras, a índole de cada um.
Lembram do motim de Absalão filho de Davi? Quando este usurpava o trono de seu pai, outros aproveitaram da ocasião para se revelar. II Samuel 14-16!
Davi teve através daquele momento difícil, a oportunidade singular de saber quem era com ele. Aitofel e Simei logo se mostraram como rivais. Já Itai, Abiatar, Zadoque, Husai e Ziba, renovaram a Davi a sua lealdade.

Quando as circunstâncias revelam quem está a nossa volta, é hora de não esquecer o que nos diz o Senhor Jesus. Mateus 5.44 Quando as circunstâncias adversas se mostram é a hora de não esquecer quem verdadeiramente é nosso amigo. Hebreus 13.5; Mateus 28.20

Por fim: CIRCUNSTÂNCIAS ADVERSAS REVELAM A NATURALIDADE DO CURSO DE NOSSA VIDA AQUI. (v.18) “Todavia, que importa?”
A primeira vista, pode parecer que o apóstolo fiel e zeloso para com a pregação bíblica, esteja desacreditado ou desinteressado com a sua divulgação. Não pense isso de Paulo! Lembre que antes, mesmo sem o conhecimento da verdade, quando ainda em meio a ignorância espiritual, ele perseguia a igreja de Cristo com ímpeto e zelo.
O que podemos entender através de suas palavras é que Paulo tinha a segurança que sua vida, igrejas e o próprio Evangelho não mudará por conta de quem quer se seja.

DEUS NÃO PRECISA MUDAR OS PLANOS DE NOSSA VIDA, QUANDO ELE NOS TEM.
Para Deus, o mais importante é você.
Romanos 8.18 Porque para mim tenho por certo que as aflições deste tempo presente não são para comparar com a glória que em nós há de ser revelada.
II Coríntios 1.5 Porque, como as aflições de Cristo são abundantes em nós, assim também a nossa consolação sobeja por meio de Cristo.

CIRCUNSTÂNCIAS ADVERSAS NOS LEVAM PARA MAIS PERTO DE DEUS.
A própria experiência pode comprovar o que vou dizer aqui.
Quando estamos vivendo momentos adversos, nevoeiros ou temporais, o que comumente eles promovem em nossas vias?
Nos, aproximam ou nos distanciam de Deus?

Daí, quero finalizar chamando a sua atenção aqui. Louve a Deus em todo o tempo! O mesmo Paulo, mais a frente, ínsita os crentes em Filipos a se alegrarem no Senhor em todo o momento. Filipenses 4.4
Conclusão: Transforme as adversidades da vida e seus nevoeiros, em meios de se aproximar de Deus. Leia o que diz João 16.20. Esta é certamente uma promessa de felicidade a todo aquele que confia sua vida em Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário