terça-feira, 7 de junho de 2011

O Melhor de uma Luta!


Uma revista francesa publicou o rankin dos dez esportistas mais bem pagos da atualidade. Dos dez, quatro deles tem o mesmo esporte como profissão. Você saberia dizer qual esporte seria este? Os quatro esportistas mais bem pagos da atualidade são lutadores.
Há bem poucos dias, a cinematografia brasileira premiou os melhores filmes de 2010; e o filme escolhido para receber o prêmio foi o campeão de bilheteria! Exatos 11.002.441 pessoas, assistiram nas primeiras semanas a apresentação do filme Tropa de Elite2.
É inegável que estes dois dados apresentam a violência como bem aceita pelas massas sociais. O que antes era tido como ato de vilão, agora é tido como ato de mocinho.
Pergunto: Seria o lutar algo tão vantajoso assim? Será que todas as vezes que lutamos, ganhamos? O lutar é regra de Deus para as nossas vidas?
Creio ser oportuno em momentos de crise, ou de mudança de hábitos e pensamentos, nos voltarmos para o que é regra para todos os tempos, o que na Palavra de Deus, encontramos como resposta a tais indagações.

Texto: Daniel 10

Idéia: O melhor de uma luta, é a certeza se devemos fazer ou não parte dela, e isso, com a direção de Deus.

No contexto, o profeta Daniel é escolhido por Deus para conhecer dados até então, restritos somente ao próprio Deus. São dados confidenciais próprios ao futuro como ao povo judeu.
O período da revelação é o da Grande Tribulação, e o teor é Apocalíptico, livro de Apocalipse de autoria do apóstolo João. Tratando-se desse contexto, é certo que o período é caracterizado por duras lutas. Lutas envolvendo todos os aspectos o esferas da vida humana, física, emocional e a espiritual, principal de todas.
Daí, podemos obter algumas verdades dessa revelação que fala de lutas, e tirar alguns princípios que a Palavra de Deus nos oferece como próprios ao nosso viver.

O primeiro princípio é O QUE NUMA LUTA É VERDADEIRO. (v.1 “a palavra é verdadeira e fala de um tempo prolongado”)
Amados, nem toda luta revela o que de fato ela é!
É comum após certo período de luta, descobrir que os ideais, já não são os mesmos do início. Que já não se justifica a permanência ou risco a correr.
Podemos saber de uma coisa! Só Deus, é quem pode revelar com precisão e veracidade o que está por traz de uma luta. A palavra de Deus, portanto é esclarecedora em questão específica. E tudo que Deus revelar saiba, é a VERDADE.

II Coríntios 13.8 Porque nada podemos contra a verdade, senão em favor da própria verdade.

CONCORRER COM TUDO A NOSSA VIDA.
Já observou que nenhuma proposta de luta vem desprovida de “valor” ou “ameaça”? Sim, todas as vezes que uma luta bate a nossa porta, sugere que de alguma forma obteremos algo a mais na vida. Quando não traz essa idéia, oferece a ameaça de perca como proposta irrecusável.
Isso ocorre, porque toda luta vem imbuída da concorrência. Verdade, é, ninguém luta sem um valor em questão! Quer seja um bem, uma pessoa ou causa específica. Tudo têm o seu preço, e por isso é que lutamos.

CONSUMIR AS NOSSAS FORÇAS. (vv.2,8)
É assustador como às lutas nos consomem! Em reportagem na semana passada, um programa apresentou a força que a “anaconda brasileira” emprega sobre suas presas. Ao tomar uma ave como sua presa, ela empreendeu um acocho de 01:00hs ininterrupta. Se comparado a força que um homem que só pode empregar 0:15min, a anaconda seria vencedora.
Já no etxto bíblico, Daniel é consumido por lágrimas e dor. Dias a finco foram empregados naquele sofrimento. O resultado é obtido por suas próprias palavras. (v.8 “... e não restou força em mim...”) Obs.: Daniel era apenas um expectador!

II Samuel 14.31 Feriram, porém, aquele dia aos filisteus, desde Micmás até Aijalom; e o povo (ficou exausto) desfaleceu em extremo.

ELAS CAUSAM GRANDE TRISTEZA. (v.3)
Na simplicidade da vida humana, um dos melhores e mais accessíveis prazeres que compartilhamos é o ato de comer e beber bem. Sem dúvida, são coisas de “encher a nossa boca”, não é verdade?
Todavia, o ato de lutar rouba esse nosso prazer. Em alguns casos, a demora numa luta causa grande inanição a pessoa, que se abate, enfraquece e em casos mais extremos até perde sua vida.
Não é por menos, pois quando lutamos, costumamos empregar todas as nossas forças; físicas, emocionais e espirituais também.

Lucas 22.44 E, estando em agonia, orava mais intensamente. E aconteceu que o seu suor se tornou como gotas de sangue caindo sobre a terra.


Implicações: Numa luta não é atingido somente àquele que nela está.
O ato de lutar não pode ser visto como sinônimo que tudo vai bem.
Não é comum sorri quando está lutando.

O segundo princípio é O POSICIONAMENTO DE UMA LUTA. (vv.12-13)
São importantes os dados apresentados aqui. Eles devem chamar a nossa atenção para o TEMPO e o LUGAR em que as lutas ora reveladas a Daniel se dariam.

Creio que toda luta tem três (03) características próprias:
(1) De ser situacional: Envolvendo pessoas, bens;
(2) De ser posicional: Envolvendo um ou vários territórios;
(3) De ser temporal: Envolvendo um determinado tempo.

Deus não quer que lutas sejam eternizadas em nossas vidas!

ELAS MARCAM POSIÇÃO.
Na luta revelada a Daniel, um ser angelical assegura que foi enviado da parte de Deus para consolá-lo. Todavia, o Príncipe do reino da Pérsia, um ser também sobrenatural, o impediu de chegar.
O que por certo podemos dizer é que toda luta tem seu início no campo da espiritualidade, estendendo-se aos campos emocionais e físicos.
O objetivo é um só: destruindo o espiritual, o emocional e físico também serão.

ELAS CONFIRMAM CONQUISTAS.
Sem dúvida que a natureza daquela luta era entre dois pólos, Deus e o Maligno.
Mas àquela luta era de um só vencedor, Deus.
Satanás, sempre procurará estabelecer através das lutas, novos campos para a sua atuação na vida do homem. Este, sempre foi o alvo para com o povo de Deus!
É muito comum, que nas lutas o povo de Deus esteja no centro.
Devemos ter muito cuidado para que as nossas lutas, não se travem no campo da deslealdade, contra o nosso próprio povo, isto é, contra o povo de Deus. Satanás tem obtido vitórias em lutas dessa natureza.

ELAS DEVEM OFERECER PRECIOSAS LIÇÕES. (v.11,19)
É certamente um grande alento quando procuramos o resultado final da luta revelada por Deus ao profeta Daniel.
As lições apresentadas aqui são variadas e preciosas.
Podemos destacar que o valor dessa luta, é que Deus concedera a Daniel, a certeza que era uma luta de Deus. Deus a executaria, os resultados eram garantidos, o povo seria vencedor! Daniel seria vencedor!
Destaca-se também, este grande ensinamento: Deus só luta em prol daquilo que AMA! Seu nome, Seu povo, a Verdade.
Bem poderíamos pensar, se o que é objeto das lutas que empregamos, trazem as mesmas motivações de Deus. Devemos sim, lutar! Por aquilo que seja objeto para o nosso amor.
Não devemos lutar! Por coisas as quais o nosso amor não deva estar presente: o mundo, dinheiro, pecado, mentira etc...

Pergunto: Pelo que lutamos? Pelo que deveríamos LUTAR?

Implicações: Lutar para perder não parece ser coisa sensata a fazer.
Lutar por aquilo que Deus declarou como perca ou impróprio a vida, certamente nos põe na posição de lutar contra Deus.
As nossas lutas devem no final, engrandecer o nome de Deus.

Conclusão: Algo que não pode passar despercebido. Daniel soube em meio aquela luta, o quanto era amado por Deus. Um amor que o pouparia de se fazer presente, de ser derrotado ainda que representado por outros dentre seu povo. Um amor que lhe dava a condição de ser mais que um vencedor. Romanos 8.27

Nenhum comentário:

Postar um comentário