quinta-feira, 3 de março de 2011

"União faz a força"!




Introdução: Você já observou como voam algumas espécies de pássaros migratórios?
Sempre no período do outono, algumas espécies costumam voar em bandos em direção para o sul, formando assim o conhecido "V" pela formação em que voam no céu.
Intrigada, cientistas e pesquisadores procuraram estudar o “por que” de voarem em bando e na forma de “V”.
O resultado da pesquisa foi espetacular!
• Voando em forma de “V”, a batida das asas do 1º pássaro diminui o impacto do vento para o 2º pássaro em até 71%;
• Eles se impulsionam e conseguem seus objetivos facilmente;
• Sempre que um pássaro sai do bando, este sente o impacto da perda dos outros e tem que voltar rapidamente.
• Quando o líder se cansa, o mais próximo dele toma o seu lugar;
• Eles gritam encorajando os da frente para que mantenham a velocidade e os de trás para que permaneçam firmes.
• Finalmente, quando um ganso fica doente ou é ferido por um tiro e cai, dois gansos saem de formação e o acompanham para ajudá-lo e protegê-lo. Só então, levanta vôo fim de alcançar seu bando.

Idéia: A natureza nos confirma o que a Palavra de Deus nos ensina: que na vida, a verdadeira união cumpre a vontade de Deus para o bem de todos.

Texto: Gênesis 11.1-9


S. Interrogativa: Quais elementos formam uma união segundo o propósito de Deus?

O primeiro elemento: CONDIÇÕES NATURAIS. (v.1-2)
“Eles” referem-se às famílias dos filhos de Noé. (v.32)

A) UMA SÓ LÍNGUAGEM.
Mais do que um só idioma, aqui podemos inferir que estas famílias seguiam um código de conduta, que facilitava o bom convívio entre eles. A língua de fato vem como auxilio na exposição das idéias e comandos repassados ao povo. Mas, o modo como estas famílias interpretavam em submissão ao que lhes estava sendo repassado, é sem dúvida o propósito que acreditamos ser o fundamental em destaque.

B) ESTAVAM JUNTOS – DISPOSIÇÃO “Partindo eles...”.
Este êxodo rural é bem menor do que àquele que Moisés, experimentaria com todo o povo hebreu que morava no Egito. No entanto, podemos destacar que há semelhança daquele, quando vemos que o desejo de saírem foi tão forte quanto aquele. Neste e naquele, a unidade foi o fator decisivo nas peregrinações.

C) PLANÍCIE DO SINAR. Antiga Babilônia - Rios Tigre/Eufrates.

Ao saírem em peregrinação, o povo estava descobrindo novos cenários da graça de Deus. A planície do Sinai é um bom exemplo disso! O que podemos inferir que Deus tem sempre coisas novas a nos proporcionar.

Elementos naturais são resultados da Graça de Deus.

Implicação: Unidade implica no reconhecido do que Deus nos proporciona.

O segundo elemento: A LIDERANÇA CONSTITUÍDA. (v.2-4)

A narrativa do texto não permite pensarmos que a saída dessas famílias se deu de modo ‘desorganizado’. Não! O sentido da língua fortalece a idéia de uma ação decidida, pensada e tomada com propósito firme. “... partindo eles” – ‘Naca’ no original significa “ser arrancado, remover”!
O termo reflete um pensamento predominante na época, por lidarem com a agricultura, o pensamento era de arrancar raízes.


A) SAIRAM E CHEGARAM – Uma ação orquestrada por quilômetros de distância de um ponto ao outro.
E, sucesso total!
Sem união o que comumente acontece é que ‘saídas’ e ‘chegadas’ se revelam como verdadeiros fracassos. O fracasso não aparece na passagem como elemento da decisão desse grupo. O que não dificilmente podemos assegurar que uns cuidavam dos outros. O senso de responsabilidade nesse caso é prova cabal de uma boa liderança, além da união do povo.


B) DISSERAM – A prova de uma liderança PRESENTE.
A presença de uma palavra de ordem e de comando é o sentido aqui presente. Dificilmente este termo apareceria num cenário impessoal.
Acredito que a liderança aqui era dos mais velhos, dos chefes de famílias e, daqueles que de algum modo aceitaram a decisão de sair em ‘bando’.


Implicação: No ‘berço’ da humanidade encontramos o ensinamento que progresso anda de mãos dadas com a liderança.
Uma boa liderança é benção na vida do povo, pois deve sempre trazer o sentido de progresso para a mesma.


Um terceiro elemento: O USO DE ELEMENTOS PARA BENEFÍCIO COMUM. (vv. 3,4 “vinde, façamos”)
NOTEM:
Usar o que tem! A criatividade desses líderes comprova que havia certo estudo do lugar em que estavam a fim de captar recursos naturais e próprios para benefício de todos.
Não é difícil imaginar a razão de serem industriosos! Basta lembrar o que seu patriarca mais próximo havia feito de pedaços de madeira e a construção do símbolo de salvação que obtiveram. Sim! A arca simbolizava a força e a vontade de viver. Boas idéias nascem de sentimentos assim.
Embora os termos, transmitam a “forte decisão” de uns sobre os outros, aqui é necessária. A voz de comando tem de existir! A ausência da figura aliada a voz é que não pode ocorrer. O que não é o caso.


A) A LIDERANÇA QUE ANDA JUNTO COM O POVO.
O modelo de liderança aqui é bastante real, ela emana do povo. A força das palavras era enriquecida pela presença de quem as diziam. Esta liderança quebrava a ‘cabeça’ junto do povo e, gozava das vitórias com os mesmos!


B) A LIDERANÇA QUE TRABALHA EM FUNÇÃO DO POVO.
Estes dias, temos acompanhado os protestos na Líbia e visto como o sentido de liderança é distorcido no mundo árabe. O líder Gaddaf tem dito que vai lutar até a última bala. Um sinal que o modelo de liderança desse líder é de tirar proveito do seu povo e destinando unicamente para si e seus familiares e militantes.

C) A LIDERANÇA QUE PROCURA O MELHOR PARA O POVO.
Nenhuma palavra é encontrada em depreciação ao povo. Melhor ainda! O incentivo é baseado na proposta de dividir o lucro para todos. “que o nosso nome seja celebre”. (v.4)

Estou convencido que esse modelo de liderança é o melhor.
Posso até arriscar que Deus intenciona o mesmo para o seu povo.
• Eram industriosos e não destrutivos Ilust.: formigas;
• Eram empenhados no objetivo de fazerem com que fossem ‘um’.
(1) Façamo-nos um nome
(2) Celebre
Eclesiastes 7.1 “Melhor é a boa fama do que o ungüento”
Filipenses 4.8 “Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento.”

NOTA: Eles queriam ser reconhecidos pelas futuras gerações por basicamente duas coisas:
(1) O melhor que tinham: LIDERANÇA.
(2) O melhor que eram. UNIDOS.

Li que muitos comentaristas acreditam que esta liderança já estava indo longe de mais. Melhor ‘alto’ de mais! No entanto, não vejo que querer ser reconhecido pelo fazer o certo seja de tão grave assim. Não creio que o desejo de chegarem ao ‘céu’ fosse o fator pecaminoso ou impróprio. Se Deus não quisesse que o homem fosse até o ‘céu’, expressão comum de altura, não teria permitido que o homem chegasse à Lua, como faz em nossos dias!
Outra, por tudo que temos examinado como valores sociais, existem porventura algo melhor a ser como legado as futuras gerações?

RC/RA
Salmos 133.1 Oh! Quão bom e quão suave é que os irmãos vivam em união ‘unidos’!
Romanos 6.5 Porque, se fomos plantados juntamente ‘unidos’ com ele na semelhança da sua morte, também o seremos na da sua ressurreição.
I Coríntios 1.10 Rogo-vos, porém, irmãos, pelo nome de nosso Senhor Jesus Cristo, que digais todos uma mesma coisa e que não haja entre vós dissensões ‘divisões’; antes, sejais unidos, em um mesmo sentido e em um mesmo parecer.
Filipenses 2.2 Completai o meu gozo ‘alegria’, para que sintais o mesmo, tendo ‘unidos’ o mesmo amor, o mesmo ânimo, sentindo uma mesma coisa.

Implicações: A união é desejo de Deus.
Ter como propósito deixar boas lições para as gerações futuras é um dos mandamentos de Deus para a boa liderança.

PERGUNTO: O que então ‘deu’ errado?
O que fez com que Deus descesse de sua morada e viesse olhar o que faziam?
“Os fins não justificam os meios” É o que podemos dizer!
LIÇÃO: O certo da maneira errada dá: ERRADO.
O errado da maneira certa da: ERRADO.
O certo da maneira certa da: CERTO.


UNIDADE que procede de Deus tem que saber os parâmetros que Deus estabelece para ela. A Sua Palavra!

O QUE EM NOME DA UNIDADE, NÃO SE PODE EXISTIR?

Ultimo ponto: FERIR OS MANDAMENTOS DE DEUS. (v.4c)
“para que não sejamos espalhados por toda a terra”.


A) DISTORÇÃO DO SIGNIFICADO DE UNIDADE.
É comum usarmos certos ‘chavões’ sem pensarmos no que podem realmente transmitir.
Exemplo:
• União faz a força! União faz à força!
A unidade não pode ser figura de se contrapor ao que já foi estabelecido por Deus.
Eles, por mais unidos que fossem, por mais organizados e por mais que tivessem uma boa liderança, não poderiam se portar contrários ao que Deus estabelecera.
Esqueceram do porque do ‘mundo’ ter sido destruído por Deus em águas. Estavam agora trazendo juízo para si!
A ação de Deus foi imediata a ação de querer quebrar o que dissera e que ainda valia para os sobreviventes do dilúvio.

B) CONTRA POSIÇÃO AO MANDAMENTO DE DEUS.

Gênesis 1.26 E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo réptil que se move sobre a terra.
Gênesis 12.3 E abençoarei os que te abençoarem e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; e em ti serão benditas todas as famílias da terra. (globo)
Gênesis 28.3 E Deus Todo-poderoso te abençoe, e te faça frutificar, e te multiplique, para que sejas uma multidão de povos;
Gênesis 28.14 E a tua semente será como o pó da terra; e estender-se-á ao ocidente, e ao oriente, e ao norte, e ao sul; e em ti e na tua semente serão benditas todas as famílias da terra.
Amós 3.2 De todas as famílias da terra a vós somente conheci; portanto, todas as vossas injustiças visitarei sobre vós.


Implicação: Desobedecer aos mandamentos de Deus é sinônimo de fracasso em todo e qualquer projeto, por melhor que pareça.
A boa liderança se mostra realmente boa, quando segue os preceitos de Deus e os coloca como prioridade para o povo.


Conclusão: (vv.6-7) Sempre que leio estes próximos versos, fico admirado pelo que de Deus é dito. Vejo primeiramente uma palavra de louvor. Certamente que também expressam a certeza que dessa forma iriam pouco a pouco se distanciarem de Deus.
A intervenção de Deus é para que Seu projeto, que é inicial seja cumprido. E, a confusão das línguas, daria então cumprimento a propagação dos povos por toda a face da terra.

A unidade com propósitos em Deus é poderosa!

Nenhum comentário:

Postar um comentário