quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Por que a SEPARAÇÃO é uma das exigências feitas por Deus ao seu povo?



Se você já deu uma olhadinha nos textos para a nossa memorização neste mês, logo descobriu que o tema central é SEPARAÇÃO. Mas, como falar nos dias atuais de um tema assim, se o mundo prega o contrário? Se o tema é tão criticado e para alguns, até fora de moda? E, por quê será que todas as vezes que se fala de separação, logo se descobre que muitos entre o próprio povo de Deus, pensa e defende justamente o contrário a tal idéia?
Certamente que toda esta rejeição já caracteriza certa denuncia. De algum modo, as pessoas não estão levando tão a sério o que se lê e, se vê de forma clara, objetiva e contudente como vontade de Deus para suas vidas. A necessidade de se ter uma separação. Mas, separação de que? E, por quê Deus exige separação justamente daquilo que é mais difícil do povo se afastar e extremamente fácil de se envolver?
Tais questionamentos são pertinentes somente de um ponto de vista, do povo querer acertar com Deus. E também sobre o mesmo ponto de vista, de se afastar dEle! Por não querer ouví-lo, obedecê-lo e amá-lo como determina em Sua Palavra o próprio povo dará a luz a uma das duas opções. Por isso, uma não separação é algo extremmente perigoso. Sim, vejo que a falta de separação daquilo que Deus exige, afeta o nosso relacionamento com Ele como um todo, e não em parte, como muitos pensam e que as Sagradas Escrituras reprova com clara veemência.
É preciso refletir o porquê de uma exigência ser imposta por Deus. E imediatamente indagarmos Quem na verdade nos impõe! É Deus, um Ser sábio e que para o mesmo, não há limitação alguma. Este Senhor, sabe o porquê de exigir-nos separação. Mesmo que para isso, seja extremamente difícil a cada um de nós. Vejamos os texto em palta para este mês!
Em II Coríntios 6.17, encontramos uma repetição de algo dito no passado. Jesus está repetindo por meio do apóstolo Paulo, da urgente necessidade do povo se retirar “separar” do meio deles. O mesmo versículo é esclarecedor. Pois embora não diga o nome de quem deveriam se serapar, diz o motivo de se afastarem. De um povo impuro e que tem como finalidade única, envolver o povo de Deus em tais práticas impuras. A condição imposta por Deus é a sguinte: separai-vos e eu vos receberei.
Em outro texto, Isaías 59.1-2 somos informados que a falta de respostas da parte de Deus, que implica também em falta de bênçãos, é por conta de ter Deus se separado de seu povo! Certamente o povo não atendeu a ordem de Deus, de separação e por isso, Deus se afastou do mesmo.
Já em Esdras 10.11, encontramos a ordem vinda da parte do Senhor, dizendo ao povo que façam confissão de seus pecados. Ou seja, digam do que não se separaram e reafirmem com o Senhor, o propósito de separação. Não há como consciliar as duas amizades, Deus e o mundo. Estas são irreconciliáveis.
Por fim, Efésios 2.14-15 que assegura na separação do mundo a nossa união a Deus. A falta de separação de coisas e pessoas as quais Deus em Sua Palavra manda que o seu povo se separe, é que tem causado todos os transtornos em suas vidas. Mesmo que não reconheçam! Portanto, busquem a separação de tudo que desagrada a Deus. Caso contrário, Deus se separará de você! Tiago 4.4 Pr. Sérgio Gledson

Nenhum comentário:

Postar um comentário