terça-feira, 13 de outubro de 2009

Liberdade Que Se Faz Pelo Novo Viver!





Estamos iniciando nos cultos à noite, uma nova série de mensagens, essas no livro do profeta Ageu. O foco a cada domingo, será o de descobrirmos quais passos poderemos dar “Em Busca de Um Novo Viver”, que entendemos ser a presença e plena vontade de Deus na vida do crente.
Temos orado e pedimos aqui as suas orações. Desejamos que domingo após domingo, descubramos estes novos passos, algo verdadeiramente novo, e que realmente nos firme e nos aproxime do senhorio de Cristo. Abordando o que Ele já nos tem oferecido, o que pede e o que espera de cada um de nós como membros de Sua Igreja, Seu Corpo, escolhida e chamada para fazer parte de uma excelente obra de edificação, segundo consta em I Pe 2.9.
Cremos que a necessidade de um chamado a semelhança do que foi feito por Ageu, se faz necessário e oportuno. E que conclamar o povo de Deus, como o profeta Ageu fez em seu tempo nos fará grande bem. O povo e as circunstâncias podem até serem outras, mas, o espírito, a urgência e o amor exclusivo a Deus e a Sua obra são os mesmos.
Ressaltamos que mesmo vivendo como livres, o povo naquela época se via de alguma forma ainda preso, tímido e apático, isso o impediam de fazer o que desceram à Jerusalém para realizar. A maior inspiração e símbolo da relação deles com Deus, permanecia na mesma, em ruínas, o templo do Senhor (2 Reis 25:8-9), que representava a habitação de Deus no meio deles (1 Cr 22:19; 2 Cr 5:7; 6:1-11). O povo agora livre daquele cativeiro, deveria priorizar a reconstrução do templo, pois assim agradariam o Senhor e o glorificariam (Ag 1:8).
Hoje, sabemos ser o templo o nosso próprio corpo. Mas, a obra de Deus a qual fomos comissionados por Jesus a expandir (Mt 28.18-20) é também parte desse símbolo, e que não podemos deixar de lado como presença de Cristo na vida de seu povo, isso é mais importante, obedecê-lo.
Reconstruir a Casa do Senhor deveria ser prioridade. Novamente, ressalto que o Senhor não nos ordena reconstruir para ele um templo físico hoje, pois os seus próprios servos, na Nova Aliança, são a sua habitação (Jo 14:23; At 17:24; 1 Pe 2:5; 1 Co 3:16-17). O propósito contudo, é tirar lições importantes, adquirir novos passos e destacar as várias advertências do Senhor no livro a respeito da atitude do seu povo. Exemplo: (1) O pensamento que ainda não é tempo de servir a Deus. Nós nos preocupamos em primeiro resolver nossas vidas aqui, enquanto as coisas de Deus ficam para depois. Assim como os Israelitas, esquecemos que só temos verdadeira vida e liberdade quando Deus habita em nós (Mc 8:36; Jo 3:16; Cl 1:13) (2) Dentre outras coisas, servir ao Senhor exige negação (Mc 8:34-35), mudança de mentalidade (Rm 12:2), mudança de vida (Rm 6:1-4). Enquanto o foco de nossas vidas for “construir nossas próprias casas” não vamos agradar o Senhor, não edificaremos “a Casa do Senhor”. (3) Ele nos adverte a respeito do cuidado exagerado pelas coisas desta vida (Mc 4:7,18-19; Mt 6:19-21). É possível estarmos parados na obra principal e nem nos darmos conta? Sem negar as responsabilidades e necessidades que temos na vida aqui, devemos ter o cuidado de que estas coisas não nos atrapalhem na meta principal, o Senhor em nossas vidas. Estes são alguns dos desafios propostos. Que Deus ricamente nos abençôe! Pr. Sérgio Gledson

Nenhum comentário:

Postar um comentário