quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Jesus, o milagre de Natal.




Texto: Lucas 1
Hoje, logo cedo vi que as luzes que enfeitavam o natal já não eram mais tão importantes assim. Na verdade em alguns lugares já eram artigo de estoque, pois já estavam sendo retiradas e substituídas com pressa. O movimento agora é outro, tudo gira em torno da grande virada do ano e glamorosa queima de fogos, crenças e roupas brancas.
A rápida mudança de sentimento só deflagra que os muitos e caros presentes de natal, a saborosa ceia e a comunhão familiar ou de amigos, não conseguem encantar ou proporcionar nenhum milagre. 
Será que tudo está como antes? E o natal, já acabou mesmo?

Graças ao Deus festivo, o verdadeiro sentido de natal ainda continua! 
Hoje, amanhã e todos os dias é natal! É de ser este o grande milagre ofertado a todas às pessoas, o Seu grande presente! Seu Filho Jesus.
Milagre é sempre em torno de algo que não podemos alcançar ou fazer por nós mesmos! E Jesus é o milagre de natal!
Como Jesus passa a ser o milagre de natal?
No texto do Evangelho de Lucas, encontramos vários indícios de ser o Natal, uma data marcada por vários milagres. Uma data singular em todos os sentidos, pelo bem que Deus proporcionaria com a chegada de Seu Filho Jesus.
O primeiro indício de ser JESUS O MILAGRE DE NATAL se faz, por ser ele o presente a quem não podia se presentear. (vv.6-7; 26-28)
Creio ser destes versos a ideia que se tira de que o Natal é uma época de se receber e dar presentes. O anjo Gabriel é enviado da parte de Deus para duas famílias humildes, tementes a Deus e incapazes de prover para si o que ele tinha a anunciá-las como presente de Deus. Tanto Isabel, como Maria, seriam, bem-aventuradas pela nova condição que passariam a viver, seriam mães pelo poder sobrenatural de Deus.  Isabel era estéril e Maria virgem.
A chegada de Jesus Cristo proporcionaria a entrega de presentes de quem não podiam se presentear daquela forma.
O segundo indício de ser JESUS O MILAGRE DE NATAL, se faz por dar alegria aqueles que não podiam se alegrar. (vv.14; 28)
O anjo Gabriel assegura que o milagre de Deus, o Seu presente, proporcionaria grande alegria não só as famílias, mas, a todos quantos ouvissem da boa nova.
Jesus é o presente de Deus que nos dá alegria. João 15.11; 17.13
Como conceber um Natal sem festa ou alegria?
Sem a chegada de Jesus as pessoas viviam sem a verdadeira alegria em seus corações. Uma vida que seguia o cotidiano de dias sem nenhuma mudança ou novidade. Jesus, o grande milagre de Natal vem para romper com a vida sem alegria, sem esperança e sem solução. Esta verdade pode ser confirmada em Isaías 9.6, nas qualidades de Jesus Cristo como sendo o nosso verdadeiro natal.
O terceiro indício de ser JESUS O MILAGRE DE NATAL, se faz, por ser Ele o possível aos nossos impossíveis. (vv.32, 37)
As pessoas tem levado o Natal como sendo tudo que elas podem fazer! Desde os preparativos como: compra de presentes, roupas, sapatos, joias e claro, a ceia de passagem da véspera para o dia 25. Mas, o que seria o natal pela perspectiva de quem nada poderia fazer? Isso mesmo! Natal é a celebração do que nós não podemos fazer. É o contemplar das impossibilidades sendo realizadas todas por uma única pessoa, Deus.
Jesus, nome ao qual Maria tinha que dar a seu filho, tinha este significado: Jeová é a salvação! Lucas 4.12; I Timóteo 2.15
O verdadeiro sentido de natal não está no que podemos fazer, mas, do que nos é impossível. Nisto cumpre o natal de Yeshua Hamaschia. Natal significa tempo de Salvação.

Enfim, Maria ao ouvir das palavras do Anjo Gabriel e as de sua prima Isabel, só poderia manifestar a grande descoberta de ser escolhida por Deus para ser a mãe do menino Jesus, o seu e nosso Salvador. Seu canto representa o verdadeiro espírito que se deve ter no Natal. (vv.42-55)
É bem provável que você tenha achado até aqui, que postei algo tarde para este ano e, cedo demais para o próximo. Mas, o desafio que te ofereço é o de vivermos o Natal todos os dias do ano e, não somente uma data que logo é descartada por àqueles que ainda não entenderam do seu Milagre! Feliz Natal.

Um comentário:

  1. Amados, entrei no seu abençoado blog, e verifiquei que aqui há vida, e que o amor de Jesus impera.
    Dou-lhe os parabéns por este belo blog, que é mais uma ferramenta para levar a Palavra de Deus.
    Tenho um blog que fazia gosto se o conhece-se, O peregrino e servo.
    Também ficaria honrado se fizesse parte dos meus amigos virtuais.
    Decerto que irei retribuir.
    Fique na paz de Jesus. Com votos de um Ano Novo cheio de vitórias em Cristo.
    António Batalha.

    ResponderExcluir