quinta-feira, 17 de março de 2011

OPORTUNIDADE, algo que não se pode perder.






Certamente você irá concordar que entre as poucas coisas existentes na vida capaz de transformar um indivíduo, grupo ou nação, isto se chama OPORTUNIDADE.
Considerando alguns dos conceitos que o mundo atribui às oportunidades, podemos encontrar diferentes aspectos ou formas delas se revelarem. Ex.: Uma nova chance; uma dádiva “presente”; um privilégio; um favor; um bem etc. Dificilmente o mundo reconheceria uma oportunidade como sendo algo diretamente ligado a pessoa de Deus.
Outro aspecto que envolve a oportunidade como parte integrante da vida é que nela encontramos um poder de relação. Ex.: A oportunidade pode estar sendo oferecida; pode ser por um tempo longo ou curto, depende de quem a oferece; pode não ser dada novamente ou inúmeras vezes repetidas!

Quando olhamos as oportunidades que temos a luz da Palavra de Deus, algo diferente pode ser dito. Sim, o povo de Deus deve encarar as oportunidades com bem mais profundidade e seriedade, do modo como muitos no mundo a vêem e a tratam. Ex.: Oportunidade pode perfeitamente expressar a Graça de Deus; pomos encará-las como sendo, não um favor merecido, mas um ato da Misericórdia de Deus, que não pode ser em momento algum desprezada. As oportunidades são sem dúvida alguma o Agir de Deus em nossa vida.

Encarar as oportunidades a luz do que Deus em sua Palavra nos mostra é certamente bem mais proveitoso para a nossa vida. Daí, creio ser oportuno perguntar:

(1)Como você tem encarado as oportunidades em tua vida?

(2)Como você trata as oportunidades que Deus de concede?

Gênesis 25.24-28

O trecho lido pode parecer que nada tenha a ver com oportunidade. A história dessa família, bem que pode ser comparada ao contexto de muitos lares em nossos dias. Com uma diferença que gostaria de destacar aqui. As oportunidades oferecidas por Deus a cada membro desse lar:
· Isaque, o segundo patriarca da promessa, estava já avançado de dias (idoso). Contudo, Deus reservava a este patriarca uma oportunidade antes anunciada e que, até o momento nem ele, nem a vida, nem o mundo com todos os recursos de seu tempo tinha proporcionado, isto é, a oportunidade de ser pai.
· Rebeca carregava em seu corpo o que acredito ser o entrave para a mais desejada e sonhada oportunidade que uma mulher deseja como parte de sua vida. Rebeca era estéril. E, algo assim naqueles tempos era a certeza que pelo menos dessa oportunidade fui privada.

Ao casal, de uma só vez! Deus abre as portas dos céus e derrama sobre eles não só uma oportunidade, mas inúmeras ao mesmo tempo.
a) Eles seriam pais;
b) Deles se constituiriam dois povos;
c) Por eles o plano de redenção é mantido;
d) Eles teriam dois filhos (homens) líderes e príncipes dentre o povo de Deus.

Certamente que a leitura reserva outras oportunidades aqui não mencionadas propositalmente. Uma coisa você pode ter certeza: as oportunidades quando dirigidas diretamente de Deus, são grandes bênçãos.

Olhando para o seio dessa família abençoada, chamo a sua atenção em especial para a atitude e modo de vida de um dos filhos de Isaque e Rebeca. O filho é Esaú.

Por que escolho Esaú? Por crer que Esaú, tipifica o comportamento de muitos, em face das oportunidades que imerecidamente Deus concede, por meio de sua Graça e Misericórdias e, ainda assim, se mostram indiferentes pelo desprezo que as tratam.

Em primeiro lugar destaco O QUANTO ESAU JÁ NASCERA ABENÇOADO.
Esaú foi o primeiro filho que abriu a formação do povo HEBREU. Mesmo considerando os detalhes preditos por Deus em promessa, Esaú tinha bem mais condições de desenvolver coisas boas em sua vida, do que coisas ruins.

NASCEU COM PROMESSAS JÁ ‘GARANTIDAS’. (v.23a)
Sabemos que nem toda promessa que fazemos ou que recebemos são cumpridas, não é verdade? No caso de Esaú, a promessa que tinha como segura em sua vida, tinha sido dada por Deus! E isso por si, já deveria ter grande impacto em sua vida.
· Ele seria um grande PATRIARCA. Pai de uma nação.
· Um líder valoroso diante de seu povo;
· Um príncipe.
NASCEU NUM LAR DE PAIS PIEDOSOS.
Naquele tempo, as condições para se educar e conduzir uma família nos caminhos de Deus era algo extremamente difícil, se comparado aos nossos dias por exemplo. Os meios que dispomos o que de aprimorado conhecemos, eles não tinham.
· Revelação era incompleta, oral;
· Tendo em redor povos injustos, tinha a justiça de Deus em sua própria casa.

Esaú não precisava fazer muito, para acertar e ser um vencedor! Bastava colocar em prática aqui que já sabia. Que seus pais certamente o ensinavam.
Esaú recebia de Deus muitas OPORTUNIDADES. Todavia, tudo leva a crer que desde cedo, bem cedo, suas ações eram contrárias e incompatíveis as oportunidades oferecidas.

Receio que uma das formas que Esaú tomou para tratar as OPORTUNIDADES, é que ele as via como sendo de seu DIREITO.

Malaquias 1.2-3RC
“Eu vos amei, diz o SENHOR; mas vós dizeis: Em que nos amaste? Não foi Esaú irmão de Jacó? — disse o SENHOR; todavia amei a Jacó e aborreci a Esaú; e fiz dos seus montes uma assolação e dei a sua herança aos dragões do deserto.”

PERGUNTA: Deus aborrece alguém por acaso?
Há um ditado popular que devemos dar valor: “Ingratidão – tira a feição”

O que Esaú fez para que Deus o aborrecesse?

Em segundo lugar destaco que: ESAÚ AGIA DIANTE DE DEUS COM LEVIANDADE.
Leviandade pode ser vista como o agir sem seriedade. E, isso é algo que observamos existir com muita facilidade. Sem a seriedade devida para as certas coisas na vida, como por exemplo, as oportunidades, nós as desperdiçamos.
Você deve reconhecer que em sua vida, há muito desperdiço. Nem sempre agimos a altura do que pessoas, e, o próprio Deus espera de nós!
É a forma como muitas vezes nos portamos com coisas mínimas, mas que são oportunidades, já que nem todos dispõem do que temos é impressionante! Ex.:
· Desperdiçamos água;
· Desperdiçamos comida;
· Desperdiçamos oportunidades;
· Desperdiçamos bênçãos.

Podemos ver com isso, que o ‘espírito’ de Esaú não está muito distante de nós! É por isso que a Palavra de Deus nos ADMOESTA.

ESAÚ NÃO ACHOU GRAÇA EM VIVER PARA DEUS, MAS PARA OS PRAZERES MUNDANOS SIM.

Seu estilo de vida, suas escolhas e seu perfil comprovam isso.

(1) Um homem de caça;
(2) Um sanguinário;
(3) Um homem desafeiçoadopara com a família e para com Deus.

Certamente que a sua profissão não era de toda ruim. O que chamo a sua atenção é que, as escolhas de Esaú retratam bem o seu comportamento para com as oportunidades oferecidas por Deus.

LIDAVA COM AS BÊNÇÃOS COMO ALGO SECUNDÁRIO.
Para Esaú, Deus não era em nada prioritário. Nem se quer uma passagem é dita como sendo parte do desejo de Esaú agradar a Deus. E isso é algo a não perdermos de vista. (25.32-34)

Quando Esaú abdica da responsabilidade de primogenitura, ele deixa bem claro como via as promessas de Deus. Por isso é que ela as trata com desinteresse – desdém.

ESCOLHEU AFRONTAR A DEUS DIRETAMENTE. (26.34)
Não há inocência de nossa parte quando afrontamos os preceitos de Deus, que são doces, retos e trazem alegria ao nosso coração. Salmo 19.7-10. O que podemos constatar na vida de Esaú, no entanto, é uma profunda amargura para com Deus. E, com base dessa amargura atingir a pessoa de Deus era o mesmo que: atingir o que Deus ama e, atingir as pessoas que Deus ama. No caso, seus pais e irmão.
· Procurou constituir uma nação por sua própria força e vontade
· Ignorou o caminho que seu próprio pai lhe dera como exemplo. Não tomando para si mulher Cananéia.
Zacarias 4.6“Não por força ou por violência, mas pelo meu Espírito...”
Gênesis 24.2-4 – Hebreus 12.16-17

Implicações: Agimos com leviandade quando nossas escolhas ferem as escolhas de Deus.
Agimos com leviandade quando tratamos as oportunidades que Deus nos oferece, como algo comum e capaz de adquirirmos sem Deus.

Como disse logo no início, as OPORTUNIDADES assumem características alheias a nossa vontade. Ex.: podem não ter todo o tempo que pensamos que tenham.

Em terceiro lugar destaco que: ESAÚ DESPERTOU PARA A VIDA, MAS NÃO DESPERTOU PARA DEUS E ISSO FOI PARA ELE ALGO TARDE DEMAIS.
Certamente que não faço menção a decisão de esticarmos um pouco mais num bom sono. Desde que não se torne hábito!
Chamo a sua atenção para algo bem mais prático aos que estão bem acordados, segundo acham, mas que diante das bênçãos e das oportunidades, dormem. Se mostrando assim tardios!

OPORTUNIDADES PASSAM – BENÇÃOS TAMBÉM.
Achar que Deus deve sempre estar a nossa espera, isso é grande presunção de nossa parte. Deus é soberano. Senhor dos céus e da terra. O Senhor da história, da vida e dos tempos.
Quando não o vemos assim, a idéia que temos é que sempre estará nos esperando. Como aconteceu com a parábola das dez virgens.
“E, tardando o esposo, tosquenejaram (cochilaram) todas e adormeceram. Mas, à meia-noite, ouviu-se um clamor: Aí vem o esposo! Saí-lhe ao encontro! Então, todas aquelas virgens se levantaram e prepararam as suas lâmpadas. E as loucas disseram às prudentes: Dai-nos do vosso azeite, porque as nossas lâmpadas se apagam. Mas as prudentes responderam, dizendo: Não seja caso que nos falte a nós e a vós; ide, antes, aos que o vendem e comprai-o para vós. E, tendo elas ido comprá-lo, chegou o esposo, e as que estavam preparadas entraram com ele para as bodas, e fechou-se a porta. E, depois, chegaram também as outras virgens, dizendo: Senhor, senhor, abre-nos a porta! E ele, respondendo, disse: Em verdade vos digo que vos não conheço. Vigiai, pois, porque não sabeis o Dia nem a hora em que o Filho do Homem há de vir”. Mateus 25.1...

Pouco mais a frente, encontramos Esaú despertando desse ‘sono’ da presunção. Muito embora não estivesse ainda bem consciente do que estava acontecendo em sua vida. Gênesis 27.30-34
· Despertou tarde demais

UM CORAÇÃO MAL AGRADECIDO E REVOLTADO SE ENRIJECE.
O modo como tratamos as oportunidades perdidas, pode ser um indício de como trataremos as próximas oportunidades. Deus deixa isso bem claro quando em Sua Palavra, trata do comportamento de Esaú.
Hebreus 12.17 “Não se achou lugar de arrependimento”.
Esaú diante de seu próprio erro, ao invés de arrepender-se diante do Senhor e rogar-lhe uma nova oportunidade, se voltou contra seu irmão Jacó a fim de atentar contra sua vida.

Implicações: Antes de pedirmos a Deus uma nova oportunidade, é sensato avaliar o estado do nosso coração. Ao invés de querer desesperadamente uma nova oportunidade é prioritário avaliar com nos portamos na que a pouco Deus nos concedeu.

Conclusão: Como você tem encarado as oportunidades da vida?
Como você encara as oportunidades de Deus? Como bênçãos ou direito?

Que Deus nos conceda a devida compreensão mediante as oportunidades diárias que nos oferece. Elas não são do nosso direito, mas, fruto de sua graça em nossas vidas.
Um LEMBRETE:
Lamentações 3.22 “As misericórdias do SENHOR são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim; renovam-se cada manhã.”
I Coríntios 4.7 “Pois quem é que te faz sobressair? E que tens tu que não tenhas recebido? E, se o recebeste, por que te vanglorias, como se o não tiveras recebido?”

quinta-feira, 3 de março de 2011

"União faz a força"!




Introdução: Você já observou como voam algumas espécies de pássaros migratórios?
Sempre no período do outono, algumas espécies costumam voar em bandos em direção para o sul, formando assim o conhecido "V" pela formação em que voam no céu.
Intrigada, cientistas e pesquisadores procuraram estudar o “por que” de voarem em bando e na forma de “V”.
O resultado da pesquisa foi espetacular!
• Voando em forma de “V”, a batida das asas do 1º pássaro diminui o impacto do vento para o 2º pássaro em até 71%;
• Eles se impulsionam e conseguem seus objetivos facilmente;
• Sempre que um pássaro sai do bando, este sente o impacto da perda dos outros e tem que voltar rapidamente.
• Quando o líder se cansa, o mais próximo dele toma o seu lugar;
• Eles gritam encorajando os da frente para que mantenham a velocidade e os de trás para que permaneçam firmes.
• Finalmente, quando um ganso fica doente ou é ferido por um tiro e cai, dois gansos saem de formação e o acompanham para ajudá-lo e protegê-lo. Só então, levanta vôo fim de alcançar seu bando.

Idéia: A natureza nos confirma o que a Palavra de Deus nos ensina: que na vida, a verdadeira união cumpre a vontade de Deus para o bem de todos.

Texto: Gênesis 11.1-9


S. Interrogativa: Quais elementos formam uma união segundo o propósito de Deus?

O primeiro elemento: CONDIÇÕES NATURAIS. (v.1-2)
“Eles” referem-se às famílias dos filhos de Noé. (v.32)

A) UMA SÓ LÍNGUAGEM.
Mais do que um só idioma, aqui podemos inferir que estas famílias seguiam um código de conduta, que facilitava o bom convívio entre eles. A língua de fato vem como auxilio na exposição das idéias e comandos repassados ao povo. Mas, o modo como estas famílias interpretavam em submissão ao que lhes estava sendo repassado, é sem dúvida o propósito que acreditamos ser o fundamental em destaque.

B) ESTAVAM JUNTOS – DISPOSIÇÃO “Partindo eles...”.
Este êxodo rural é bem menor do que àquele que Moisés, experimentaria com todo o povo hebreu que morava no Egito. No entanto, podemos destacar que há semelhança daquele, quando vemos que o desejo de saírem foi tão forte quanto aquele. Neste e naquele, a unidade foi o fator decisivo nas peregrinações.

C) PLANÍCIE DO SINAR. Antiga Babilônia - Rios Tigre/Eufrates.

Ao saírem em peregrinação, o povo estava descobrindo novos cenários da graça de Deus. A planície do Sinai é um bom exemplo disso! O que podemos inferir que Deus tem sempre coisas novas a nos proporcionar.

Elementos naturais são resultados da Graça de Deus.

Implicação: Unidade implica no reconhecido do que Deus nos proporciona.

O segundo elemento: A LIDERANÇA CONSTITUÍDA. (v.2-4)

A narrativa do texto não permite pensarmos que a saída dessas famílias se deu de modo ‘desorganizado’. Não! O sentido da língua fortalece a idéia de uma ação decidida, pensada e tomada com propósito firme. “... partindo eles” – ‘Naca’ no original significa “ser arrancado, remover”!
O termo reflete um pensamento predominante na época, por lidarem com a agricultura, o pensamento era de arrancar raízes.


A) SAIRAM E CHEGARAM – Uma ação orquestrada por quilômetros de distância de um ponto ao outro.
E, sucesso total!
Sem união o que comumente acontece é que ‘saídas’ e ‘chegadas’ se revelam como verdadeiros fracassos. O fracasso não aparece na passagem como elemento da decisão desse grupo. O que não dificilmente podemos assegurar que uns cuidavam dos outros. O senso de responsabilidade nesse caso é prova cabal de uma boa liderança, além da união do povo.


B) DISSERAM – A prova de uma liderança PRESENTE.
A presença de uma palavra de ordem e de comando é o sentido aqui presente. Dificilmente este termo apareceria num cenário impessoal.
Acredito que a liderança aqui era dos mais velhos, dos chefes de famílias e, daqueles que de algum modo aceitaram a decisão de sair em ‘bando’.


Implicação: No ‘berço’ da humanidade encontramos o ensinamento que progresso anda de mãos dadas com a liderança.
Uma boa liderança é benção na vida do povo, pois deve sempre trazer o sentido de progresso para a mesma.


Um terceiro elemento: O USO DE ELEMENTOS PARA BENEFÍCIO COMUM. (vv. 3,4 “vinde, façamos”)
NOTEM:
Usar o que tem! A criatividade desses líderes comprova que havia certo estudo do lugar em que estavam a fim de captar recursos naturais e próprios para benefício de todos.
Não é difícil imaginar a razão de serem industriosos! Basta lembrar o que seu patriarca mais próximo havia feito de pedaços de madeira e a construção do símbolo de salvação que obtiveram. Sim! A arca simbolizava a força e a vontade de viver. Boas idéias nascem de sentimentos assim.
Embora os termos, transmitam a “forte decisão” de uns sobre os outros, aqui é necessária. A voz de comando tem de existir! A ausência da figura aliada a voz é que não pode ocorrer. O que não é o caso.


A) A LIDERANÇA QUE ANDA JUNTO COM O POVO.
O modelo de liderança aqui é bastante real, ela emana do povo. A força das palavras era enriquecida pela presença de quem as diziam. Esta liderança quebrava a ‘cabeça’ junto do povo e, gozava das vitórias com os mesmos!


B) A LIDERANÇA QUE TRABALHA EM FUNÇÃO DO POVO.
Estes dias, temos acompanhado os protestos na Líbia e visto como o sentido de liderança é distorcido no mundo árabe. O líder Gaddaf tem dito que vai lutar até a última bala. Um sinal que o modelo de liderança desse líder é de tirar proveito do seu povo e destinando unicamente para si e seus familiares e militantes.

C) A LIDERANÇA QUE PROCURA O MELHOR PARA O POVO.
Nenhuma palavra é encontrada em depreciação ao povo. Melhor ainda! O incentivo é baseado na proposta de dividir o lucro para todos. “que o nosso nome seja celebre”. (v.4)

Estou convencido que esse modelo de liderança é o melhor.
Posso até arriscar que Deus intenciona o mesmo para o seu povo.
• Eram industriosos e não destrutivos Ilust.: formigas;
• Eram empenhados no objetivo de fazerem com que fossem ‘um’.
(1) Façamo-nos um nome
(2) Celebre
Eclesiastes 7.1 “Melhor é a boa fama do que o ungüento”
Filipenses 4.8 “Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento.”

NOTA: Eles queriam ser reconhecidos pelas futuras gerações por basicamente duas coisas:
(1) O melhor que tinham: LIDERANÇA.
(2) O melhor que eram. UNIDOS.

Li que muitos comentaristas acreditam que esta liderança já estava indo longe de mais. Melhor ‘alto’ de mais! No entanto, não vejo que querer ser reconhecido pelo fazer o certo seja de tão grave assim. Não creio que o desejo de chegarem ao ‘céu’ fosse o fator pecaminoso ou impróprio. Se Deus não quisesse que o homem fosse até o ‘céu’, expressão comum de altura, não teria permitido que o homem chegasse à Lua, como faz em nossos dias!
Outra, por tudo que temos examinado como valores sociais, existem porventura algo melhor a ser como legado as futuras gerações?

RC/RA
Salmos 133.1 Oh! Quão bom e quão suave é que os irmãos vivam em união ‘unidos’!
Romanos 6.5 Porque, se fomos plantados juntamente ‘unidos’ com ele na semelhança da sua morte, também o seremos na da sua ressurreição.
I Coríntios 1.10 Rogo-vos, porém, irmãos, pelo nome de nosso Senhor Jesus Cristo, que digais todos uma mesma coisa e que não haja entre vós dissensões ‘divisões’; antes, sejais unidos, em um mesmo sentido e em um mesmo parecer.
Filipenses 2.2 Completai o meu gozo ‘alegria’, para que sintais o mesmo, tendo ‘unidos’ o mesmo amor, o mesmo ânimo, sentindo uma mesma coisa.

Implicações: A união é desejo de Deus.
Ter como propósito deixar boas lições para as gerações futuras é um dos mandamentos de Deus para a boa liderança.

PERGUNTO: O que então ‘deu’ errado?
O que fez com que Deus descesse de sua morada e viesse olhar o que faziam?
“Os fins não justificam os meios” É o que podemos dizer!
LIÇÃO: O certo da maneira errada dá: ERRADO.
O errado da maneira certa da: ERRADO.
O certo da maneira certa da: CERTO.


UNIDADE que procede de Deus tem que saber os parâmetros que Deus estabelece para ela. A Sua Palavra!

O QUE EM NOME DA UNIDADE, NÃO SE PODE EXISTIR?

Ultimo ponto: FERIR OS MANDAMENTOS DE DEUS. (v.4c)
“para que não sejamos espalhados por toda a terra”.


A) DISTORÇÃO DO SIGNIFICADO DE UNIDADE.
É comum usarmos certos ‘chavões’ sem pensarmos no que podem realmente transmitir.
Exemplo:
• União faz a força! União faz à força!
A unidade não pode ser figura de se contrapor ao que já foi estabelecido por Deus.
Eles, por mais unidos que fossem, por mais organizados e por mais que tivessem uma boa liderança, não poderiam se portar contrários ao que Deus estabelecera.
Esqueceram do porque do ‘mundo’ ter sido destruído por Deus em águas. Estavam agora trazendo juízo para si!
A ação de Deus foi imediata a ação de querer quebrar o que dissera e que ainda valia para os sobreviventes do dilúvio.

B) CONTRA POSIÇÃO AO MANDAMENTO DE DEUS.

Gênesis 1.26 E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo réptil que se move sobre a terra.
Gênesis 12.3 E abençoarei os que te abençoarem e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; e em ti serão benditas todas as famílias da terra. (globo)
Gênesis 28.3 E Deus Todo-poderoso te abençoe, e te faça frutificar, e te multiplique, para que sejas uma multidão de povos;
Gênesis 28.14 E a tua semente será como o pó da terra; e estender-se-á ao ocidente, e ao oriente, e ao norte, e ao sul; e em ti e na tua semente serão benditas todas as famílias da terra.
Amós 3.2 De todas as famílias da terra a vós somente conheci; portanto, todas as vossas injustiças visitarei sobre vós.


Implicação: Desobedecer aos mandamentos de Deus é sinônimo de fracasso em todo e qualquer projeto, por melhor que pareça.
A boa liderança se mostra realmente boa, quando segue os preceitos de Deus e os coloca como prioridade para o povo.


Conclusão: (vv.6-7) Sempre que leio estes próximos versos, fico admirado pelo que de Deus é dito. Vejo primeiramente uma palavra de louvor. Certamente que também expressam a certeza que dessa forma iriam pouco a pouco se distanciarem de Deus.
A intervenção de Deus é para que Seu projeto, que é inicial seja cumprido. E, a confusão das línguas, daria então cumprimento a propagação dos povos por toda a face da terra.

A unidade com propósitos em Deus é poderosa!