terça-feira, 26 de junho de 2012


Em meio aos diversos efeitos devastadores decorrentes do pecado, está o fato do mesmo não ter ou não oferecer um caminho que por ele se possa voltar. Sim, esta é uma dura realidade que por estar escondida por trás do fascínio de pecar só se revela após a consumação do ato de pecar.

Em razão do pecado se mostrar tão traiçoeiro assim é que não por acaso a esta dura e tardia realidade, que a Bíblia de modo prévio, oferece inúmeros alertas a não darmos de forma alguma luz ao pecado. Ou seja, depois de dar luz ao pecado não há como voltar atrás, não resta o que fazer a não ser lamentar por ter por ele se enveredado.
Gostaria de compartilhar um texto que nessa manhã me veio a mente quanto ao assunto; quando em carta aos Efésios, o apóstolo Paulo ciente dessa dura realidade escreve:

E não sejais cúmplices nas obras infrutíferas das trevas; antes, porém, reprovai-as. [RA]Efésios 5.11

Duas curiosidades ressaltaram quando li este versículo. Em primeiro lugar é que Paulo dirige estas palavras aos cristãos de Éfeso, numa clara indicação que pelo fato de serem crentes, não estavam acima do pecado e de seu engano. Segundo, que qualquer iniciativa já se apresenta como conclusa ao ato de pecar. Ou seja, numa indicação que “aquele que entra, não sai”.

Aprecio a expressão apresentada nessa passagem pela Revista Corrigida, quando apresenta o ato como comunicativo:

E não comuniqueis com as obras infrutuosas das trevas, mas, antes, condenai-as. [RC]

Ao unir as duas expressões oferecidas nas duas versões, essa passagem transmite uma idéia ainda mais forte, de uma co-autoria! Enfatizando que no ato de se comunicar com o pecado, seja em qualquer nível ou intensidade, já nos põe como participantes integrais do mesmo. Ou seja, sem desculpa ou volta.

Portanto, veja como sendo oportuno ao que acabamos de ler, tomarmos para este dia, alguns passos que nos isente de qualquer comunicação ou cumplicidade ao pecado. Veja o quadro apresentado por Paulo, como muito perigoso: “O Cristão Comunicando-se com o Pecado”. Enquanto que a sua real atitude deva ser: “O Cristão Isento do Pecado”.

Algumas indicações:
Não ignore as sutilezas do pecado. (O que diz, não é o que oferece)

Decida não pecar. (O que vemos já representa certo comprometimento)

Desconfie de sua espiritualidade. (Não há quem resista ao pecado sozinho)

Evite um primeiro contato. (Visual, sentimental, palavra ou pensamento)

Busque a Palavra. (A Meditação diária é necessária)

Vigie continuamente. (Não há hora certa para pecar)

Arrependa-se imediatamente. (Nem sempre os avisos são seguidos)

O resultado dessas ações não ignora a contínua vigilância do crente dia a dia. O efeito imediato e de grande valor é que elas nos tornam mais responsáveis no mundo.

É contra senso ser crente e não ser responsável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário