terça-feira, 6 de março de 2012

Quanto vale a minha decisão?


E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.
Romanos 12:2
Não há duvida que o nosso mundo está cheio de contradições. Digo isso, tendo em vista que muito do que antes era reprovado, hoje já é aceito. Muito do que se condena às claras no oculto é admitido. E por aí vai às muitas contradições. Cada vez menos barreiras é o lema que a tudo se vê no mundo.
As razões para explicar tais circunstâncias são variadas e algumas até absurdas, ditas até por quem é crente. Embora a Bíblia apresente que apenas uma, pode explicar a raiz de todas elas, o pecado e a natureza pecaminosa.
O versículo acima chama a atenção nem tanto para o que comumente se vê mundo a fora, e sim, como devemos vê mundo à dentro. Isto é, dentro do nosso coração e mente, por meio de nossas ações e palavras. Uma visão que a tudo deve ser pautada e orientada por uma nova disposição não somente mental, mas, espiritual.
De forma clara e objetiva, Paulo procura assegurar que o mundo está numa direção a qual é improvável, porque não dizer impossível, de tomar um retorno. Em contra partida, alguns dos que estão inseridos no mesmo, podem tomar a direção contrária a este. Paulo estava falando aos crentes no Senhor Jesus.
Dias atrás, li algumas postagens de jovens quanto a um evento gospel que será apresentado nesses próximos dias. Uns condenando os que fossem e outros defendendo. A discussão era totalmente baseada em posições pessoais e momentâneas. Nenhum texto bíblico, nenhum conteúdo que embasasse os argumentos prós e nem contra.
Fiquei pensando, se estava no imaginário desses seletos jovens, por serem meus irmãos em Cristo, alguma consciência do que este “show” como se denomina por natureza e na mídia se apresenta, tinha o que de fato oferecer-lhes quanto à vida espiritual, quanto a sua aproximação com Deus e uma identificação neste mundo como servos de Cristo e não o contrário.
Rapidamente lembrei, de como agiriam se estivessem entre eles, alguns personagens bíblicos que não por acaso, estão nas Sagradas Escrituras, para nos oferecer exemplo quanto às decisões que devemos tomar. Lembrei de Daniel, que decididamente e sem pressão de outros, foi ousado e disse que não seguiria naquele momento, o comum a todos os jovens de sua época. (Daniel 1) Também, me veio a mente seus três amigos: Sadraque, Mesaque e Abede-Nego.(Daniel 3) Estes três jovens se puseram de pé, quando todos se ajoelhavam numa adoração imprópria e ofensiva aos olhos de Deus. Não posso esquecer também de José do Egito! (Gênesis 37-39) Que sofreu as maiores injúrias, injustamente. Será que falta-nos algum exemplo a seguir? Creio que não! Talvez, a mesma vontade e convicção que tiveram, sim. Cada um deles enfrentou as mesmas provas que todo jovem nos dias de hoje enfrenta. Pressões por dentro e por fora, acreditem!
O mundo no qual tais jovens viveram é o mesmo que nos rodeia e nos envolve. Contraditório por sua natureza e improvável que volte a trás. O que certamente fez com que tomassem um rumo contrário, cada um com decisões próprias e conscientes, era o que Deus esperava deles e o que a decisão que tomassem, iria influenciar aos outros. O que através de suas decisões iriam afetar o relacionamento com seu Deus e que em momento seguinte, à prova passariam a sentir. Eles tinham uma consciência pura.
Voltando a discussão que li de muitos jovens quanto a participarem ou não desse divulgado “show gospel”, apenas queria frisar alguns pensamentos que vejo oportunos a questão citada por Paulo no versículo acima.
• É possível participar e não participar?
• É correto participar e não participar?
• É preciso participar ou não é preciso?
Como podem ver, não tomei uma posição semelhante a muitas que li. Não quero aqui, fomentar mais ou menos discussão ao assunto. Creio que ele em si, não tem ou não deveria ter tanta importância assim. Creio que você jovem, tem coisas mais preciosas a pensar e a tomar como próprias em sua vida. Dentre muitas outras, a mais significante é apresentada por Paulo como desafio a todo o tempo.
Vejo que à medida que o jovem cristão esteja experimentando a boa, perfeita e agradável vontade de Deus, questões momentâneas e passageiras assim, simplesmente se dissiparão de suas vidas. Lembrem-se do conselho deixado em Salmos 119.9 “De que maneira poderá o jovem guardar puro o seu caminho? Observando-o segundo a tua palavra.”
Estamos sim, carentes de jovens a semelhança de Daniel, José e seus três amigos, Sadraque, Mesaque e Abede-Nego. Não seria porventura o seu momento de aparecer?

“Não tome decisões permanentes, tomando como base sentimentos temporários.”

Pr. Sérgio Gledson

Nenhum comentário:

Postar um comentário