quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Você cultua mortos?



Hoje é um dia em que os cemitérios de todo o país estão lotados. A final de contas é dia de finados! E tradicionalmente neste dia milhares de pessoas costumam acordar cedo e como ritual, se dirigem aos túmulos de seus, ente queridos para chorar, lembrar e “prover” de alguma forma algo em favor desses.

Não quero aqui medir ou tão pouco questionar os laços afetivos que a separação nem a morte não conseguiram anular. Pelo contrário, esses laços existem e certamente são dignos de honra. Mas, infelizmente como tudo que é perfeito se sujeita a imperfeição neste mundo, o dia de finados é um dia imperfeito, pois, tem levado milhares de pessoas a viverem de modo imperfeito e errado.

Nosso país é em sua constituição um país culturalmente idólatra. E não seria estranho que traços de idolatria também estivessem enraizados no que se celebra neste “Dia de Finados”. Ora, se entendermos ser necessário um dia para lamentar a perda ou lembrar a pessoa, não se dá a necessidade de um dia marcado em calendário!
Esta pessoa faz falta todos os dias e seu sentimento por ela deve ser constante, acredito! Mas, se o que está por traz desse dia e do que move milhares de pessoas a irem aos cemitérios é algo que foi inserido como uma busca por essa pessoa, na condição de ente querido; então se caracteriza um ato de idolatria. Um ídolo não precisa estar presente nem diante dos “olhos” para ser adorado. Basta que esteja diante mente e do coração. Passar a nutrir tal sentimento e relacionamento além de nocivo, trará profunda tristeza em razão da alma não poder descansar.

Calma! Talvez você esteja pensando que sugiro que a alma de seu ente querido esteja em aflição. Não posso tecer nenhuma afirmação a respeito por várias limitações: não o conheci, não sei como vivia nem tão pouco se professava verdadeira fé. Espero sinceramente que esteja em descanso! Sim, que só é possível se quando em vida providenciou o necessário para a sua partida, vida pós-morte. Isto se única e exclusivamente faz não através de obras, como se ensina. Mas, pela confissão pessoal de seus pecados a Jesus Cristo, o único capaz de providenciar verdadeiro descanso para a alma; quer em vida, quer já no esquecimento dos vivos.

Para o caso dessa pessoa não ter providenciado para a sua alma o descanso em Jesus Cristo, realmente não há como dizer que ela está descansando. No além ou eternidade como queiramos chamar, não haverá descanso algum para quem estiver sem Deus; isto é, sem Jesus Cristo como Mediador da Vida.
Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim.João 14.6

E não há salvação em nenhum outro; porque abaixo do céu não existe nenhum outro nome, dado entre os homens, pelo qual importa que sejamos salvos.Atos 4.12
Ora, o mediador não é de um, mas Deus é um.
Gálatas 3.20

Porquanto há um só Deus e um só Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem.I Timóteo 2.5

Depois da morte, não há mais o que fazer só “desfrutar”, se é que seja possível usar este termo para quem deixou este mundo sem a esperança da Vida Eterna.

E, assim como aos homens está ordenado morrerem uma só vez, vindo, depois disto, o juízo.Hebreus 9.27

Voltando para o assunto inicial, este sim é importante. Por ser ainda possível tratar com quem está aqui, no mundo dos vivos, você! Espero que essas palavras penetrem em seu coração e te permitam refletir sobre o que desejo. Espero que você realmente nutra o sentimento por quem fez parte de sua vida e ainda faz, de forma harmoniosa, saudável e que te conduzas a pensar nem tanto na morte ou vida, mas no autor de todas as coisas, Deus em Jesus Cristo.

Este é um dia para pensarmos em Deus. Refletirmos em seu propósito para nos doar vida aqui; e, no quão importante é “deixarmos” esta vida sem comprometermos a que se segue, a vida eterna. Algo que sinceramente pretendo neste momento é fazer com que saiba que nenhum idólatra por qualquer que seja o ramo ou objeto de sua veneração não terá parte com Deus, nem aqui, nem na eternidade. Tal pessoa não terá parte com a vida, nem celebrará uma eternidade em paz.

“Sabei, pois, isto... nenhum idólatra tem herança no reino de Cristo e de Deus. Efésios 5.5c

É preciso quebrar esse ritual que a centenas de anos se celebra, engana e escraviza. E, creio que isso só será possível para os que partem desse mundo deixando a compreensão para os que os amam que por eles, não necessitará tal comoção ou movimento. Creio que os que deixaram este mundo sem certeza de vida se pudessem, voltariam e impediriam seus familiares, amigos e conhecidos de participarem desse ritual que se faz neste dia. Deixar a prática como ato idólatra é possível, se você entender que na verdade necessita fazer algo por você que está vivo e nem tanto por quem nada pode desfrutar por estar morto.

Se, com a tua boca, confessares Jesus como Senhor e, em teu coração, creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo. Romanos 10.9
Pense nisso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário