segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Uma Igreja Disponível para Deus.





A igreja contemporânea tem demonstrado estar envolvida num de seus piores enlaces ou dilemas; de ainda se dispor ou não para o serviço de Deus. Sim, por incrível que possa parecer, tem sido cada vez mais evidente que a igreja contemporânea ao invés de se dispor, espera que o Senhor esteja sempre disposto para ela e não mais o contrário.
Outro dia convidado para abordar o tema: “Uma Igreja disponível para Deus”, indaguei quantos na verdade, ainda carregavam intacta, a visão correta do que é ser “Igreja Disponível”. E, pensando que o dilema tem se revelado do individual para o coletivo, do membro para corpo “Igreja” e de um organismo vivo para instituição; procurei focar no papel individual que cada membro tem, quando chamado por Deus para fazer parte da Igreja de Cristo e assim, se dispor a obedecê-lo em sua missão maior, a glória de Deus.
Tomo aqui a sua atenção para perguntar: E você, sabe o que é uma igreja disponível para Deus? Você se vê como parte da igreja? Você está disponível?
Responder a tais perguntas é mais que expressar uma ou outra definição. É saber exatamente a relação que há entre a resposta e a sua pessoa.
Igreja é um organismo em pleno funcionamento, que se não estiver disposta a servir ao propósito de Deus, fica em estado de morte. Condição esta, que Deus não deseja para nenhum de seus membros.
Texto: I Samuel 15
Apesar do texto acima não tratar diretamente da dispensação da igreja, ora só revelada no futuro, gostaria de analisar o papel e responsabilidade individual de cada membro, quando aí sim; a semelhança do chamado para se dispor feito por Deus a Saul, encontra em nós atitude semelhante ou contrária a da passagem.
A disposição ou não disposição de Saul em atender ao chamado de Deus, pode perfeitamente sintetizar a atitude de muitos membros e até da igreja contemporânea. Saul tipifica a visão moderna de se dispor a Deus, tendo como prioridade se servir, ao invés de servir.

Pergunto: Saul te representa? Saul tipifica a sua igreja?
A primeira atitude de uma igreja (pessoa) disponível para Deus é: ATENTAR PARA A SUA PALAVRA. (vv.1,11)
A regra é primária. Não pode haver disposição se não houver ou não se souber a verdade. Como podemos servir a Deus, se não soubermos o que Ele espera ou deseja de nós?

ATENDER PARA PALAVRA É O VÍNCULO DE QUALQUER DISPOSIÇÃO.
O que então, pode impedir tal disposição para com a Palavra?
 Altivez de espírito (interna). (v.8)
 Desejo de obter vantagem em tudo (externa) (v.9).
 Desprezo para com a sabedoria de Deus.
Deus não estava provando entre coisas aprazíveis e desprezíveis, como Saul naquele momento achou. Deus estava provando o coração quanto a verdadeira disposição em atendê-lo.
Saul, como muitos hoje em dia, fazem deduções erradas quanto a essência do chamado de Deus.
Na Bíblia, descobrimos que é impossível alguém superar a Deus em questão de conhecimento e sabedoria. E o texto de Paulo aos romanos nos mostra isso. ROMANOS 3.10-18
Sem obediência a Palavra, não haverá vínculo ou disposição para se atender ao chamado de Deus.

O NÃO SE DISPOR A ATENDER A PALAVRA PODE SER CARACTERISTICO DO EQUIVOCO VANTAJOSO QUE ALGUNS JULGAM TER PARA COM DEUS.
O engano de Saul muito provavelmente seguiu um desses fatores.
 Minha posição é o vínculo que tenho com Deus (rei);
 Os que estão comigo fará o vínculo com Deus (soldados);
 A vitória que alcançarei dará o vínculo com Deus;
 A minha “sabedoria” no desenvolvimento do que Deus me pediu, fará o vínculo com Deus.
 As desculpas que darei, manterá o vínculo com Deus. (v.15 “Mentiu/Projetou”)
Centrar-se na Palavra de Deus é a porta para uma perfeita disposição. Disposição que além de acertada, será aceita por Deus.

A segunda atitude de uma igreja (pessoa) disponível para Deus é: NÃO POR EM DÚVIDA A PALAVRA DE DEUS. (vv.1,11)

Quando se faz o contrário do que Deus nos pede para fazer, não é só um caso de DESOBEDIÊNCIA que se pratica contra Deus, é também um INSULTO ao que vem como verdade.
Quando uma palavra é colocada sobre outra é porque se acredita que esta, seja verdadeira, enquanto a outra não! Pelo menos para a pessoa que a considera. No caso de Saul, o problema é duplamente grave! Porquanto, a pessoa que pedira foi Deus e a palavra dita era a do próprio Deus.

TODA PALAVRA DE DEUS É VERDADEIRA. (vv.10, 20)
Imagine a situação que você ficaria entre duas pessoas que ama! Imagine ter que confiar em uma delas, sendo que as duas dizem falar a verdade para você!
Situação semelhante ficou Samuel.

NEM TODA ATITUDE É VERDADEIRA. (v.23) A Mentira enfeitiça-nos...
A Palavra de Deus encontrou um coração não disposto em atender a verdade. Esse foi o problema inicial de Saul, o seu coração. Analise com cuidado o que devemos aprender com estas passagens:
 NÚMEROS 23.19
 SALMO 33.4
 ROMANOS 3.4

Quanto do que temos feito para Deus, realmente é fruto do que nos pediu para fazer? São decisões de Deus ou nossas na verdade? Quanto que medida pelo crivo da Palavra ou provado pelo fogo, continuará a existir?

A terceira atitude de uma igreja (pessoa) disponível para Deus é: SABER AVALIAR BEM AS CONSEQUÊNCIAS QUE UM DESVIO TRAZ. (vv.1,11)
Saul revela um tipo comum de pessoa que congrega em muitas igrejas. Ele pouco ou nenhum caso faz do que é estar com Deus, andar com Deus e agradar a este Deus.
 Há muitas igrejas (pessoas) tomando esta posição.
 IGNORAM os benefícios de se andar com Deus.
 SUPERVALORIZAM os malefícios que o distanciamento traz.

MUDAR DE UM CAMINHO SÓ SE JUSTIFICA SE PARA MELHOR.
No caso de Saul, nenhum benefício houve com a troca que fez. Porque na verdade, nunca haverá nenhum benefício para quem troca o Senhor. Observe o contraste nestas duas passagens!
 DEUTERONÔMIO 11.13-14
 GÊNESIS 4.12,14; (I Samuel 15.22-23)
A igreja que muda seus caminhos deixa de prosperar! Não se deixe enganar com os rituais e ofertas que permanecem, todos eles de nada valem perante Deus.

 ISAÍAS 1.11-14 - O que despreza, torna-se desprezível.
 FILIPENSES 4.18 - Não perca a essência do que Deus espera receber de você e de sua igreja.

Nenhuma oferta é mais desejável para Deus, que receber de sua igreja sacrifícios de amor, respeito e obediência.

A quarta atitude de uma igreja (pessoa) disponível para Deus é:SABER LIDAR COM OPINIÕES CONTRÁRIAS. (v.24)
Você sabe lidar com opiniões contrárias?
Você é do tipo que procura satisfazer a todos?

QUANTO VALE A OPINIÃO DE DEUS PARA UMA IGREJA, DISPOSTA?
 Salmo 10.13 – Decisão pelo que Deus se interessa.
 Josué 24.15 – Decisão difícil porque a priori é pessoal.
 João 4.4 – Decisão pelo que Deus espera ver em nós.
 Atos 5.29 – Decisão tanto para a vida como para morte.
 II Coríntios 5.10 – Decisão para tudo em nossas vidas.

Você nunca será plenamente pelo fato de dizer sim para todos.
A pessoa que costuma dizer sim para todos mente! Porque em essência, diz não para as mais importantes de sua vida, Deus e ela própria.
Saber lidar com o sucesso é saber lidar com as opiniões contrárias. Nem todos alcançam o sucesso na vida por conta de dar mais ouvidos as opiniões contrárias em detrimento da opinião de Deus.

A última atitude de uma igreja (pessoa) disponível para Deus é: SABER LIDAR COM A GLÓRIA DE DEUS. (v.29)
O que é a GLÓRIA de ISRAEL ou da própria IGREJA?
Na campana que Saul fez ao cercar o território dos amalequitas, fica claro que ele não tinha nenhum compromisso com a Glória de Israel.

ELE SE INTERPÔS À GLÓRIA DE ISRAEL. (v.5-6; 8)
Nada deveria estar entre a Glória de Israel e o próprio Israel (povo). Mas, Saul não quis oferecer esta visão a ninguém.
Ele quis oferecer uma misericórdia que superasse a de Deus, quando dispensou os queneus, que naquele contexto, estava inserido no meio dos amalequitas, tipificando uma aquisição do maior sobre o menor. (v.8-9)
Ao contrapor às ordens de Deus, ele se revela como “mais” sábio ou de idéias “brilhante”, poupando assim o melhor do gado e poupando seu maior troféu, Agague. (v.9)
O desfecho dessa atitude fica comprovada; quando chegando ao Carmelo edifica um monumento “colna” em seu nome e, dando volta nele, certifica a atenção que todos deveriam dar ao mesmo. (v.12)
Uma advertência é dada na Palavra de Deus a todos quantos queiram seguir os passos de Saul.
 ISAÍAS 42.6
Por sua vida e por tudo que faz quem tem recebido a glória?
Chegamos às conclusões finais desse tema, afirmando as seguintes condições:
 Saber lidar com a GLÓRIA de Deus é estar sempre disponível ao seu chamado;
 Saber lidar com a GLÓRIA de Deus é estar fundamentado em Sua Palavra;
 Saber lidar com a GLÓRIA de Deus é poder agir diligentemente em meio às opiniões contrárias.
Saul desenvolveu ainda em seu tempo o que tem sido muito freqüente nos dias de hoje. Acreditando que atribuindo a culpa de suas más ações e não disposição a terceiros, Deus iria isentá-lo da responsabilidade pessoal quanto ao que lhe encarregou.
Não! Deus não isentou a Saul nem vai fazê-lo com você ou a mim.

Um coração disponível é o que Deus procura em meio a um palheiro de igrejas indispostas.

Um comentário: