quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Jesus, o milagre de Natal.




Texto: Lucas 1
Hoje, logo cedo vi que as luzes que enfeitavam o natal já não eram mais tão importantes assim. Na verdade em alguns lugares já eram artigo de estoque, pois já estavam sendo retiradas e substituídas com pressa. O movimento agora é outro, tudo gira em torno da grande virada do ano e glamorosa queima de fogos, crenças e roupas brancas.
A rápida mudança de sentimento só deflagra que os muitos e caros presentes de natal, a saborosa ceia e a comunhão familiar ou de amigos, não conseguem encantar ou proporcionar nenhum milagre. 
Será que tudo está como antes? E o natal, já acabou mesmo?

Graças ao Deus festivo, o verdadeiro sentido de natal ainda continua! 
Hoje, amanhã e todos os dias é natal! É de ser este o grande milagre ofertado a todas às pessoas, o Seu grande presente! Seu Filho Jesus.
Milagre é sempre em torno de algo que não podemos alcançar ou fazer por nós mesmos! E Jesus é o milagre de natal!
Como Jesus passa a ser o milagre de natal?
No texto do Evangelho de Lucas, encontramos vários indícios de ser o Natal, uma data marcada por vários milagres. Uma data singular em todos os sentidos, pelo bem que Deus proporcionaria com a chegada de Seu Filho Jesus.
O primeiro indício de ser JESUS O MILAGRE DE NATAL se faz, por ser ele o presente a quem não podia se presentear. (vv.6-7; 26-28)
Creio ser destes versos a ideia que se tira de que o Natal é uma época de se receber e dar presentes. O anjo Gabriel é enviado da parte de Deus para duas famílias humildes, tementes a Deus e incapazes de prover para si o que ele tinha a anunciá-las como presente de Deus. Tanto Isabel, como Maria, seriam, bem-aventuradas pela nova condição que passariam a viver, seriam mães pelo poder sobrenatural de Deus.  Isabel era estéril e Maria virgem.
A chegada de Jesus Cristo proporcionaria a entrega de presentes de quem não podiam se presentear daquela forma.
O segundo indício de ser JESUS O MILAGRE DE NATAL, se faz por dar alegria aqueles que não podiam se alegrar. (vv.14; 28)
O anjo Gabriel assegura que o milagre de Deus, o Seu presente, proporcionaria grande alegria não só as famílias, mas, a todos quantos ouvissem da boa nova.
Jesus é o presente de Deus que nos dá alegria. João 15.11; 17.13
Como conceber um Natal sem festa ou alegria?
Sem a chegada de Jesus as pessoas viviam sem a verdadeira alegria em seus corações. Uma vida que seguia o cotidiano de dias sem nenhuma mudança ou novidade. Jesus, o grande milagre de Natal vem para romper com a vida sem alegria, sem esperança e sem solução. Esta verdade pode ser confirmada em Isaías 9.6, nas qualidades de Jesus Cristo como sendo o nosso verdadeiro natal.
O terceiro indício de ser JESUS O MILAGRE DE NATAL, se faz, por ser Ele o possível aos nossos impossíveis. (vv.32, 37)
As pessoas tem levado o Natal como sendo tudo que elas podem fazer! Desde os preparativos como: compra de presentes, roupas, sapatos, joias e claro, a ceia de passagem da véspera para o dia 25. Mas, o que seria o natal pela perspectiva de quem nada poderia fazer? Isso mesmo! Natal é a celebração do que nós não podemos fazer. É o contemplar das impossibilidades sendo realizadas todas por uma única pessoa, Deus.
Jesus, nome ao qual Maria tinha que dar a seu filho, tinha este significado: Jeová é a salvação! Lucas 4.12; I Timóteo 2.15
O verdadeiro sentido de natal não está no que podemos fazer, mas, do que nos é impossível. Nisto cumpre o natal de Yeshua Hamaschia. Natal significa tempo de Salvação.

Enfim, Maria ao ouvir das palavras do Anjo Gabriel e as de sua prima Isabel, só poderia manifestar a grande descoberta de ser escolhida por Deus para ser a mãe do menino Jesus, o seu e nosso Salvador. Seu canto representa o verdadeiro espírito que se deve ter no Natal. (vv.42-55)
É bem provável que você tenha achado até aqui, que postei algo tarde para este ano e, cedo demais para o próximo. Mas, o desafio que te ofereço é o de vivermos o Natal todos os dias do ano e, não somente uma data que logo é descartada por àqueles que ainda não entenderam do seu Milagre! Feliz Natal.