terça-feira, 27 de setembro de 2011

Alimento Diário!




Você já leu a Bíblia hoje?

Alimentar-se pela leitura da Palavra de Deus diariamente é poder fortalecer todas às dimensões do nosso ser; em face das adversidades e desdobramentos que o próprio mundo nos trará.

Ter a certeza da presença de Deus bem ao nosso lado, é mais que um passo de fé! É um amparo para o nosso vigor físico, um aditivo necessário para a nossa disposição emocional e elos de funcionamento para a nossa criatividade intelectual. Deus supre-nos de tudo e no todo.

Consideremos juntos o Salmo 71 por exemplo.

Neste salmo, o escritor sagrado é alguém já experimentado quanto às possibilidades que a cada dia, todos nós estamos sujeitos a passar. Ou seja, o mundo dele é real e cheio de desencantos e dissaores, o nosso mundo. Um mundo que certamente não desejamos provar, muito embora exista!

Como parte do desejo de poder enfrentar os dias de modo produtivo o salmista então, recorre a presença Divina. Ele sabe que se depositado apenas às questões terenas, poucas ou nenhuma serão as chances de terminar bem àquele dia e os de outras jornadas.
Creio que o mesmo pensar deva ser admitido por cada um de nós. Ou seja, sem Deus, poucas ou nenhuma na verdade, serão as nossas chances.

No (v.6) por exemplo, fico a pensar em milhares de pessoas mundo a fora, que precisam de alguém para por exemplo: andar, levantar, tomar banho ou tomar uma simples refeição. Para tais pessoas que são por natureza dependentes, ora necessitam de moletas, ora de outras pessoas sempre presentes em suas vidas.

Na Bíblia e neste salmo em especial, descobrimos que todos nós somos dependentes de Deus por natureza. Ignorá-lo seria não só um ato de grande altivez, como de pura estupidez. Não podemos agir assim!

Outra dica que o salmo nos dá, destaca-se nos versos (vv.16-18). Nessa pequena porção, você poderá encontrar um grande conforto do Senhor presente e sempre a sua disposição; além de apresentar como promessa maravilhosa, o melhor plano previdenciário que existe e em pleno vigor e funcionamento no mundo. Este plano é capaz de superar crises momentâneas e mundiais, bem como decisões de governos.

Portanto, neste dia e manhã, te encorajo a buscar a Deus por meio de Sua palavra.
Saiba que estarei orando por você e suas vitórias! Amém.

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Uma Igreja Disponível para Deus.





A igreja contemporânea tem demonstrado estar envolvida num de seus piores enlaces ou dilemas; de ainda se dispor ou não para o serviço de Deus. Sim, por incrível que possa parecer, tem sido cada vez mais evidente que a igreja contemporânea ao invés de se dispor, espera que o Senhor esteja sempre disposto para ela e não mais o contrário.
Outro dia convidado para abordar o tema: “Uma Igreja disponível para Deus”, indaguei quantos na verdade, ainda carregavam intacta, a visão correta do que é ser “Igreja Disponível”. E, pensando que o dilema tem se revelado do individual para o coletivo, do membro para corpo “Igreja” e de um organismo vivo para instituição; procurei focar no papel individual que cada membro tem, quando chamado por Deus para fazer parte da Igreja de Cristo e assim, se dispor a obedecê-lo em sua missão maior, a glória de Deus.
Tomo aqui a sua atenção para perguntar: E você, sabe o que é uma igreja disponível para Deus? Você se vê como parte da igreja? Você está disponível?
Responder a tais perguntas é mais que expressar uma ou outra definição. É saber exatamente a relação que há entre a resposta e a sua pessoa.
Igreja é um organismo em pleno funcionamento, que se não estiver disposta a servir ao propósito de Deus, fica em estado de morte. Condição esta, que Deus não deseja para nenhum de seus membros.
Texto: I Samuel 15
Apesar do texto acima não tratar diretamente da dispensação da igreja, ora só revelada no futuro, gostaria de analisar o papel e responsabilidade individual de cada membro, quando aí sim; a semelhança do chamado para se dispor feito por Deus a Saul, encontra em nós atitude semelhante ou contrária a da passagem.
A disposição ou não disposição de Saul em atender ao chamado de Deus, pode perfeitamente sintetizar a atitude de muitos membros e até da igreja contemporânea. Saul tipifica a visão moderna de se dispor a Deus, tendo como prioridade se servir, ao invés de servir.

Pergunto: Saul te representa? Saul tipifica a sua igreja?
A primeira atitude de uma igreja (pessoa) disponível para Deus é: ATENTAR PARA A SUA PALAVRA. (vv.1,11)
A regra é primária. Não pode haver disposição se não houver ou não se souber a verdade. Como podemos servir a Deus, se não soubermos o que Ele espera ou deseja de nós?

ATENDER PARA PALAVRA É O VÍNCULO DE QUALQUER DISPOSIÇÃO.
O que então, pode impedir tal disposição para com a Palavra?
 Altivez de espírito (interna). (v.8)
 Desejo de obter vantagem em tudo (externa) (v.9).
 Desprezo para com a sabedoria de Deus.
Deus não estava provando entre coisas aprazíveis e desprezíveis, como Saul naquele momento achou. Deus estava provando o coração quanto a verdadeira disposição em atendê-lo.
Saul, como muitos hoje em dia, fazem deduções erradas quanto a essência do chamado de Deus.
Na Bíblia, descobrimos que é impossível alguém superar a Deus em questão de conhecimento e sabedoria. E o texto de Paulo aos romanos nos mostra isso. ROMANOS 3.10-18
Sem obediência a Palavra, não haverá vínculo ou disposição para se atender ao chamado de Deus.

O NÃO SE DISPOR A ATENDER A PALAVRA PODE SER CARACTERISTICO DO EQUIVOCO VANTAJOSO QUE ALGUNS JULGAM TER PARA COM DEUS.
O engano de Saul muito provavelmente seguiu um desses fatores.
 Minha posição é o vínculo que tenho com Deus (rei);
 Os que estão comigo fará o vínculo com Deus (soldados);
 A vitória que alcançarei dará o vínculo com Deus;
 A minha “sabedoria” no desenvolvimento do que Deus me pediu, fará o vínculo com Deus.
 As desculpas que darei, manterá o vínculo com Deus. (v.15 “Mentiu/Projetou”)
Centrar-se na Palavra de Deus é a porta para uma perfeita disposição. Disposição que além de acertada, será aceita por Deus.

A segunda atitude de uma igreja (pessoa) disponível para Deus é: NÃO POR EM DÚVIDA A PALAVRA DE DEUS. (vv.1,11)

Quando se faz o contrário do que Deus nos pede para fazer, não é só um caso de DESOBEDIÊNCIA que se pratica contra Deus, é também um INSULTO ao que vem como verdade.
Quando uma palavra é colocada sobre outra é porque se acredita que esta, seja verdadeira, enquanto a outra não! Pelo menos para a pessoa que a considera. No caso de Saul, o problema é duplamente grave! Porquanto, a pessoa que pedira foi Deus e a palavra dita era a do próprio Deus.

TODA PALAVRA DE DEUS É VERDADEIRA. (vv.10, 20)
Imagine a situação que você ficaria entre duas pessoas que ama! Imagine ter que confiar em uma delas, sendo que as duas dizem falar a verdade para você!
Situação semelhante ficou Samuel.

NEM TODA ATITUDE É VERDADEIRA. (v.23) A Mentira enfeitiça-nos...
A Palavra de Deus encontrou um coração não disposto em atender a verdade. Esse foi o problema inicial de Saul, o seu coração. Analise com cuidado o que devemos aprender com estas passagens:
 NÚMEROS 23.19
 SALMO 33.4
 ROMANOS 3.4

Quanto do que temos feito para Deus, realmente é fruto do que nos pediu para fazer? São decisões de Deus ou nossas na verdade? Quanto que medida pelo crivo da Palavra ou provado pelo fogo, continuará a existir?

A terceira atitude de uma igreja (pessoa) disponível para Deus é: SABER AVALIAR BEM AS CONSEQUÊNCIAS QUE UM DESVIO TRAZ. (vv.1,11)
Saul revela um tipo comum de pessoa que congrega em muitas igrejas. Ele pouco ou nenhum caso faz do que é estar com Deus, andar com Deus e agradar a este Deus.
 Há muitas igrejas (pessoas) tomando esta posição.
 IGNORAM os benefícios de se andar com Deus.
 SUPERVALORIZAM os malefícios que o distanciamento traz.

MUDAR DE UM CAMINHO SÓ SE JUSTIFICA SE PARA MELHOR.
No caso de Saul, nenhum benefício houve com a troca que fez. Porque na verdade, nunca haverá nenhum benefício para quem troca o Senhor. Observe o contraste nestas duas passagens!
 DEUTERONÔMIO 11.13-14
 GÊNESIS 4.12,14; (I Samuel 15.22-23)
A igreja que muda seus caminhos deixa de prosperar! Não se deixe enganar com os rituais e ofertas que permanecem, todos eles de nada valem perante Deus.

 ISAÍAS 1.11-14 - O que despreza, torna-se desprezível.
 FILIPENSES 4.18 - Não perca a essência do que Deus espera receber de você e de sua igreja.

Nenhuma oferta é mais desejável para Deus, que receber de sua igreja sacrifícios de amor, respeito e obediência.

A quarta atitude de uma igreja (pessoa) disponível para Deus é:SABER LIDAR COM OPINIÕES CONTRÁRIAS. (v.24)
Você sabe lidar com opiniões contrárias?
Você é do tipo que procura satisfazer a todos?

QUANTO VALE A OPINIÃO DE DEUS PARA UMA IGREJA, DISPOSTA?
 Salmo 10.13 – Decisão pelo que Deus se interessa.
 Josué 24.15 – Decisão difícil porque a priori é pessoal.
 João 4.4 – Decisão pelo que Deus espera ver em nós.
 Atos 5.29 – Decisão tanto para a vida como para morte.
 II Coríntios 5.10 – Decisão para tudo em nossas vidas.

Você nunca será plenamente pelo fato de dizer sim para todos.
A pessoa que costuma dizer sim para todos mente! Porque em essência, diz não para as mais importantes de sua vida, Deus e ela própria.
Saber lidar com o sucesso é saber lidar com as opiniões contrárias. Nem todos alcançam o sucesso na vida por conta de dar mais ouvidos as opiniões contrárias em detrimento da opinião de Deus.

A última atitude de uma igreja (pessoa) disponível para Deus é: SABER LIDAR COM A GLÓRIA DE DEUS. (v.29)
O que é a GLÓRIA de ISRAEL ou da própria IGREJA?
Na campana que Saul fez ao cercar o território dos amalequitas, fica claro que ele não tinha nenhum compromisso com a Glória de Israel.

ELE SE INTERPÔS À GLÓRIA DE ISRAEL. (v.5-6; 8)
Nada deveria estar entre a Glória de Israel e o próprio Israel (povo). Mas, Saul não quis oferecer esta visão a ninguém.
Ele quis oferecer uma misericórdia que superasse a de Deus, quando dispensou os queneus, que naquele contexto, estava inserido no meio dos amalequitas, tipificando uma aquisição do maior sobre o menor. (v.8-9)
Ao contrapor às ordens de Deus, ele se revela como “mais” sábio ou de idéias “brilhante”, poupando assim o melhor do gado e poupando seu maior troféu, Agague. (v.9)
O desfecho dessa atitude fica comprovada; quando chegando ao Carmelo edifica um monumento “colna” em seu nome e, dando volta nele, certifica a atenção que todos deveriam dar ao mesmo. (v.12)
Uma advertência é dada na Palavra de Deus a todos quantos queiram seguir os passos de Saul.
 ISAÍAS 42.6
Por sua vida e por tudo que faz quem tem recebido a glória?
Chegamos às conclusões finais desse tema, afirmando as seguintes condições:
 Saber lidar com a GLÓRIA de Deus é estar sempre disponível ao seu chamado;
 Saber lidar com a GLÓRIA de Deus é estar fundamentado em Sua Palavra;
 Saber lidar com a GLÓRIA de Deus é poder agir diligentemente em meio às opiniões contrárias.
Saul desenvolveu ainda em seu tempo o que tem sido muito freqüente nos dias de hoje. Acreditando que atribuindo a culpa de suas más ações e não disposição a terceiros, Deus iria isentá-lo da responsabilidade pessoal quanto ao que lhe encarregou.
Não! Deus não isentou a Saul nem vai fazê-lo com você ou a mim.

Um coração disponível é o que Deus procura em meio a um palheiro de igrejas indispostas.

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

No Monte da Provisão




No ataque terrorista de 11 de setembro nos EUA, não foram só as vítimas daqueles dois “arranha céus” que foram atingidas. Muitas decisões estavam marcadas exatamente para serem tomadas naquela manhã.

Conta-se que doze horas depois do ataque, uma jornalista que estava ali perto, tinha um maço de folhas nas mãos de um montão que saiu voando pelos buracos abertos com o impacto dos aviões.

Eram Contratos financeiros bilionários;
Propostas irrecusáveis de emprego;
Processos inadiáveis de aposentadoria etc.

Com as milhares de vidas foram também milhares de outros sonhos!

Pensando um pouco nos planos ali frustrados, pergunto:
Quais projetos você tem como certo que irá concluí-los?
Pessoais, profissionais, emocionais?
Presente ou futuro?
Seus ou para a sua família?
Material ou espiritual?

Quais você acha que precisam da intervenção de Deus para
concluí-los?

O que você faria se tivesse a certeza da intervenção do Senhor?
E se Deus te propor-se algo para executá-los, você toparia?

Diante de tantas perguntas, vejamos o que Deus pode nos responder nesta ocasião.

Gênesis 22.14 “E chamou Abraão o nome daquele lugar o SENHOR proverá; donde se diz até ao dia de hoje: No monte do SENHOR se proverá.”

Este Monte é o Monte que serve de símbolo de todos os nossos DESEJOS.

É o Monte que chegando nele, daríamos tudo para não mais sair.
· O Monte de Paz;
· De Benção;
· De Provisão;
· De Felicidade;
· Dos Desejos e Realizações;
O MONTE do SENHOR!

Abraão chegou àquele monte conduzido pelo próprio Deus.
Deus espera que um dia também cheguemos lá.


O que precisamos então fazer para que Deus nos leve ao Monte da Provisão?

Abraão tinha toda a certeza de ser àquele, o lugar.

(a) De onde ele tirou tanta segurança?

(b) O que fez depositar tanta esperança de vida nessa certeza?


Idéia: Deus levou Abraão àquele Monte por uma prova de amizade.

II Crônicas 20.7 Porventura, ó Deus nosso, não lançaste tu fora os moradores desta terra, de diante do teu povo de Israel, e não a deste à semente de Abraão, teu amigo, para sempre?
Isaías 41.8 Mas tu, ó Israel, servo meu, tu Jacó, a quem elegi, semente de Abraão, meu amigo,
Tiago 2.23 e cumpriu-se a Escritura, que diz: E creu Abraão em Deus, e foi-lhe isso imputado como justiça, e foi chamado o amigo de Deus.


Muitas vezes já cheguei a dizer que: “crer é poder!” Hoje, porém, estou mais propenso a dizer que: “crer é esperar ou saber esperar”.

· Chegar ao monte foi resultado de um ATO DIVINO.

· Deus quis LEVAR Abraão atéàquele MONTE.

· No monte da PROVISÃO não chegamos sozinhos.

Só como amigo é que Abraão chegaria àquele monte.
·
Obras não promovem a chegada ao Monte da Provisão;

· Trapaças não facilitam a chegada ao Monte da Provisão;
Amizade é o requisito necessário para se chegar ao Monte.



DEUS QUERIA VÊ-LO REALMENTE AQUELE MONTE.

· Deus sabia das mais íntimas necessidades de Abraão.

· Abraão, contudo, tinha que entender o porquê de estar ali;


ESTAR NO MONTE NÃO ERA SEGREDO, O CHEGAR SIM!

· As PROMESSAS não nos são segredo, alcançá-las, sim

· O nosso FURURO também é semelhante!

Conquistas quando vindas da parte de Deus são na verdade promessas! Cristo às conquistou por nós na cruz.


Implicação: Deus tem como desejo levar-nos ao Monte da Provisão. Quando chegar ao Monte do Senhor O veremos ao nosso lado.


A Bíblia assegura pela própria história de vida de Abraão, que a amizade entre ele e Deus, não foi uma amizade “comprada”.

NOTE: Deus não compra amizade. Não é difícil encontrar hoje em dia esse tipo de amizade comprada. Amizades comumente conhecidas como “quites da fé” vendidos e oferecidos facilmente.

· Deus nos convida a ter uma amizade sincera!

· Como propôs a Abraão.

ABRAÃO TINHA UM DESEJO, ENQUANTO DEUS, TINHA UM PEDIDO.

· Você tem um desejo?

· Sabia que Deus tem um pedido?


QUAIS OS DESEJOS DE ABRAÃO?

· Prosperidade;

· Longevidade;

· Felicidade;

· Posteridade.

Para todos os desejos Abraão ele só precisava de “idade”. E isso ele não tinha mais.

· Para muitos dos nossos desejos não há mais idade;

· Não há mais condições de alcançar;

· Não sabemos mais como alcançar.


QUAL O PEDIDO DE DEUS: SAIA COMIGO.
Simples, não é?

· Um pedido que não tem data de validade. Mateus 11.28

· O chamado de Deus é para sair da INCREDULIDADE.


Gênesis 12.1-3 “Sai da tua terra, da tua parentela...”

Abraão é convidado por Deus para sair do berço de sua incredulidade [abandonar] – os semitas eram politeístas e sincretizavam Deus à natureza, Terá [sig.:lua] e ficar ali na mesopotâmia era seguir o aparente e não o real.

DEUS CHAMA ABRAÃO PARA CONHECER O TAMANHO DE SUA FÉ.

(1) Ser amigo de Deus é atender ao seu chamado;

(2) Ser amigo de Deus é crer;


Gênesis 13. 17s “Levanta-te, percorre essa terra no seu comprimento e na sua largura; porque eu ta darei. E Abrão, mudando as suas tendas, foi habitar nos carvalhais de Manre, que estão junto a Hebrom; e levantou ali um altar ao SENHOR.”


DEUS CHAMA ABRAÃO PARA EXPERIMENTAR DE SUA FÉ

(1) Ser amigo de Deus é obedecer-lhe a todo custo;

(2) Ser amigo de Deus é percorrer longas jornadas com ele.


Gênesis 15.6 “Ele creu no SENHOR, e isso lhe foi imputado para justiça.”


DEUS CHAMA ABRAÃO PARA DESFRUTAR DE SUA FÉ.


Gênesis 21. 5-8 “Tinha Abraão cem anos, quando lhe nasceu Isaque, seu filho. E disse Sara: Deus me deu motivo de riso; e todo aquele que ouvir isso vai rir-se juntamente comigo. E acrescentou: Quem teria dito a Abraão que Sara amamentaria um filho? Pois na sua velhice lhe dei um filho. Isaque cresceu e foi desmamado. Nesse dia em que o menino foi desmamado, deu Abraão um grande banquete.”


Implicação:
Nossa maior vitória será o de sermos na vida amigos de Deus.
Abraão nos ensina que a essência da fé é arriscar-se em Deus.
Os que se arriscam em Deus serão plenamente providos por ele.


Conclusão: Peçamos a Deus para em nossa jornada, não retiremos os nossos olhos do Monte do Senhor.
Se, temos desejos para serem cumpridos por Deus, devemos ter como certo que Deus tem pedidos a nos fazer.


As promessas de Deus são próprias aos que ele chama de amigos.