sexta-feira, 30 de março de 2012
O DEUS QUE EM TUDO NOS FORTALECE
Posso todas as coisas naquele que me fortalece. Filipenses 4.13
Usado por muitos e para muitas finalidades, a mensagem central e real desse versículo tem perdido cada vez mais de seu sentido. E acredite, até para muitos crentes.
Embora a natureza do versículo seja bem visível e até simples de se traduzir, já que evoca a certeza de que um “peso” que está sobre os ombros de quem o cita, Paulo, contará com o auxílio e fortalecimento de Deus para suportá-lo. Tudo porque desde o seu chamado, Paulo teve assegurado que as coisas pelas quais viria a passar não seria como muitos acham e de certo modo até esperam que aconteça em suas vidas. Deus fez saber a Ananias, o primeiro a ter contato com o ainda então Saulo de Tarso, que seu chamado seria de anunciação da Graça de Deus em Jesus Cristo e das lutas e grande pesar que passaria. O que se confirmou ao longo dos anos que ainda lhe restava. Atos 9.15-16
O versículo não tem nenhuma ligação com qualquer promessa de prosperidade financeira como assim muitos divulgam. Também não promete que com ele, a pessoa venha vencer qualquer grande inimigo de sua vida. Este, não!
O que o versículo então nos transmite?
Que podemos suportar todas as coisas em Cristo Jesus, que nos fortalece. Sim! Essa é a mensagem do versículo.
Para conhecer o curso pelo qual Paulo trilhava como promessa de Deus em Cristo Jesus para a sua vida, devemos conhecer outros de seus escritos e as lições que aplicava em sua vida, principalmente nos momentos difíceis que tinha.
Hoje, tomaremos algumas passagens da carta aos Efésios como exemplo. Uma carta especial dada às circunstâncias com que escreve, preso.
Paulo se via fortalecido por Deus: AO SABER QUE SOBRE ELE ERA DIRIGIDA BENÇÃOS PELAS MÃOS DE DEUS. (Cap.1.3)
Bênçãos que antecediam as próprias calamidades.
Bênçãos que transcendiam os mundos criados.
Bênçãos que carregavam o poder de Deus.
SEM as bênçãos de Deus, não há como ser fortalecido.
Paulo se via fortalecido por Deus: AO SABER QUE SOBRE ELE ERA DERRAMADO UMA SABEDORIA QUE ERA SEGUNDO O ESPÍRITO DE DEUS. (Cap.1.16-19)
Uma sabedoria que certamente o dava SUPORTE!
Suportar é saber depender pelo espírito (v.17);
Suportar é estar sendo iluminado pelo Espírito (v.18);
Suportar é conhecer os limites dados pelo Espírito (v.19a);
Suportar é depender do pode maior que está sobre nós ao invés de usar o que temos. (v.19b-)
SEM dependência não há como suportar as demandas dessa vida.
Paulo se via fortalecido por Deus: AO SABER QUE SOBRE ELE FORA CONFIRMADA UMA SALVAÇÃO PLENA E COMPLETA (Cap.2.1,4-7)
Para ele, a Salvação é a base para todo o seu conforto.
Sem SALVAÇÃO não há fortalecimento algum, nem para esta vida, nem para a que nos espera. Pois, é por ela que Deus se manifesta através da obra redentora de seu filho.
Foi pela Salvação que viemos a ter vida;
Foi por meio dela que fomos reconciliados com Deus, um instrumento usado por Deus;
Foi por ela que tivemos contato com o Evangelho ou pelo Evangelho contato com ela;
É por ela que nos tornamos conscientes membros da família de Deus.
A realidade de um não salvo é descrita nos termos de falta, afastamento e curso próprio de vida, descritos no verso três. (v.3)
SEM SALVAÇÃO não há como ser parte da AMOSTRA de Deus ao mundo. (v.7) Paulo tinha isso como certo!
Paulo se via fortalecido por Deus: AO SABER QUE SOBRE ELE EM BREVE REPOUSARIA A VITÓRIA DE SUAS LUTAS E PESARES (Cap.3.16-21)
Sem JESUS, não há como alguém ser fortalecido. Mesmo que este aprenda a se conformar com a sua situação atual. O que difere de ser fortalecido. A conformação com o estado sem Deus é o que mais se vê em tudo neste mundo. Enquanto o fortalecimento da parte de Deus, em Jesus Cristo é o que torna as coisas suportáveis.
TUDO que alcançamos, só, se faz, se Ele estiver fazendo MORADA em nós.
NELE não há distância – largura;
NELE não há dificuldade – altura, profundidade;
NELE não há qualquer impedimento – escassez;
NELE não há limitação alguma - falta de poder
Chegar a uma conclusão desse devocional só é possível, se examinadas a própria conclusão de tudo que até agora temos analisado. A conclusão é o próprio Paulo que nos oferece. Suas considerações podem tomadas a partir do verso vinte do capítulo três. (3.20s)
“Ora, àquele que é poderoso para fazer infinitamente mais do que tudo quanto pedimos ou pensamos, conforme o seu poder que opera em nós, a ele seja a glória, na igreja e em Cristo Jesus, por todas as gerações, para todo o sempre. Amém!”
Ter a consciência do que Cristo é em nossas vidas, nos fará viver seguros. Enquanto que a consciência da presença de Cristo em nossas vidas, que nos fará pedir sem MEDO.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário