quinta-feira, 1 de agosto de 2013


Bom dia! Gostaria de compartilhar uma porção da Palavra do nosso Deus, que muito tem me falado por estes dias. Ela está em Mateus 8.23-27 - Jesus acalma a tempestade.
Nesta passagem aprendemos que nunca estamos tão preparados como imaginamos estar. Principalmente para as adversidades da vida. É muito oportuno notar que em praticamente quase tudo, existe um conflito de poderes que operam em nós e sobre nós. Na passagem, esses poderes estão presentes e fazem com que a experiência vivida ali se torne forte e angustiante para os discípulos de Jesus.
O primeiro poder é o da natureza. Um poder que sempre surge para nos atemorizar, nos abater e como se diz: "tirar o chão de sob os nossos pés". Sempre se mostrando mais forte do que nós e principalmente, trazendo a mensagem de que o nosso fim é chegado. Que não há mais esperança. Na passagem, os discípulos tiveram exatamente esta imagem de suas vidas e tal conclusão. Mesmo estando Jesus ao seu lado e por isso gritaram: Senhor, salva-nos!
Já o segundo poder é o das emoções. Ela está bem dentro de nós e não por menos, muitas vezes reage de forma involuntária, sem controle e só dificultando ainda mais as coisas para nós. Quantas coisas nesta vida nos afetam, não é mesmo?
Mas, nem tudo na vida é como se apresenta. Por mais convincente que nos pareça. Há um terceiro poder reservado e a nossa espera.
O poder espiritual. Jesus, dormindo não se vê abalado por àquela situação, não por estar insensível ao desespero dos discípulos. Mas, sua vida, seu ser, seu emocional e o seu espírito estavam na medida certa. Firmes!
Ao despertar, logo adverte de modo pacifico e amoroso os discípulos a procurarem do mesmo poder dentro de seus corações. Ele diz: "Por que sois tímidos, homens de pequena fé"?
Infelizmente, o final da passagem revela que na verdade, se desconhece do poder da presença de Jesus em nossas vidas, bem ao nosso lado. Mateus 28.20c "Eis que estou convosco, todos os dias, até a consumação dos séculos". Salmo 46.10 "Aquietai-vos e sabei que eu sou Deus...". I Pedro 5.7 "Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós".
O meu desejo e oração nesta manhã, é que possamos administrar estes três poderes que na vida a todo instante pedem a nossa atenção. Que deixemos que o poder da fé, o espiritual se sobreponha sobre o poder emocional e o poder natural. Pois é o poder da presença de Jesus Cristo.
É preciso confiar mais em Deus, mesmo que as forças que estão sobre nós, transmitam a mensagem que não há mais o que fazer. Deus é poderoso para mudar os tempos e os ventos contrários da vida. Confiemos nele e sigamos em paz.