sábado, 29 de junho de 2013

Simplicidade Que se Foi.



Mas receio que, assim como a serpente enganou a Eva com a sua astúcia, assim também seja corrompida a vossa mente e se aparte da simplicidade e pureza devidas a Cristo.         
     II Coríntios 11.3 
          

Dentre as muitas dificuldades que tenho em entender dados momentos da vida, existe o da rapidez com que as coisas mudam tão rapidamente do melhor para o pior e tão vagarosamente do pior para o melhor. Ou será somente uma falsa impressão?

Sinto ser essa a forma com que o apóstolo Paulo analisou os rápidos movimentos de desconstrução das coisas boas que existiam e que tão arduamente ele plantou na igreja de Corinto. Como fica claro, ele se reporta em pensamento ao perfeito e completo estado de conforto e abundância que existiam no Éden e que por milésimos de segundos tão rapidamente se desfez por completo. Ele assegura a todos que tudo não passou de uma simples, porém, definitiva mudança de pensamento, da simplicidade e pureza para a astúcia que culminou no distanciamento da verdade.
        
A perda da simplicidade e pureza é semelhante a se chegar num determinado lugar sem ter decorado com cuidado o caminho até àquele ponto. Tudo passa muito rapidamente e sem condições de se entender como tudo se fez. É assim como o engano se mostra a todos, sem pistas e sem mapa que marque o caminho de volta. Daí as palavras de Paulo, para que não deixem a simplicidade e pureza devidas a Cristo. É certo que a vida cristã se dá por novidade de vida e isso, todos nós sabemos. Mas, novidade de vida não é perda da simplicidade cristã como alguns pensam e vivem. E um bom termômetro disso é o apego que os mesmos demonstram com as coisas de Deus, como o convívio com os irmãos; como a adoração congregacional e o testemunho pessoal e publico que todo cristão deve  prezar e desenvolver constantemente. Hebreus 10.23-25

Certamente que para alguns há uma certa dificuldade para retornar a simplicidade. I João 1.6, 8, 10 Não por ser impossível de se obter a simplicidade e pureza; mas, porque o caminho de volta só pode ser feito de uma forma, através do arrependimento e confissão e não pela transferência da culpa como foi com o primeiro casal. I João 1.9 A simplicidade e pureza em essência são devidos a Cristo e só depois as pessoas. Dessa forma, o andar concorde é fruto do senhorio de Cristo na vida cristã e não de um espírito aventureiro e inconsequente de se fazer o que bem quer sem medir as perdas pessoais e consequências disso para todo o corpo de Cristo. 

Quando pensamos em simplicidade e pureza, vemos que o desafio é de todos e para todos. Pois, a perda além de ser rápida e prejudicial, leva certo tempo para novamente ser conquista e posta em prática em plena força e vigor. Que reavivemos a simplicidade e pureza e delas não nos afastemos.

Ao invés de viver na sombra do ontem, caminhe na luz do hoje e na esperança de um amanhã sem prejuízos.

sexta-feira, 7 de junho de 2013

Quem disse, que não foram avisados?
Muitos seguimentos de Evangélicos tem se deixado encantar com a "abertura ou acesso" nos meios de comunicação em massa, como redes de televisão em seus concorridos programas de audiência pública, como ocorrido com frequência na REDE GLOBO. Que por via de regra geram fortunas a mesma, inclusive por parte de evangélicos!
Mas, a verdade sempre vem a tona. Como diz o apóstolo são Paulo em 2 Coríntios 13:8 Porque nada podemos contra a verdade, senão em favor da própria verdade. Sim! Foi o que a verdade mostrou no último evento denominado evangélico, ocorrido nesta semana em Brasília. Você viu alguma emissora dar cobertura? Valorizar? Ou simplesmente narrar como ocorreu? Quantos cidadãos brasileiros em pleno dia útil estavam protestando em favor da vida e da verdade? Não! Nada foi dito ou noticiado com ênfase. Sabem por quê? porque não é de interesse deles, nem gera verbas.
Mas, se estivessem 20 pessoas com bandeiras contrárias ao mesmo evento, sem dúvida alguma todas as emissoras fariam cobertura em todos os telejornais. O irônico é que hoje mesmo, deram cobertura a índios que acreditem! Pescavam carpas no espelho do Senado Federal. Carpas são mais valiosas que a verdade.
Esta reflexão é dirigida aos evangélicos que não convictos de sua verdadeira identidade cristã, criam em suas mentes fábulas que um dia andarem de mãos dadas com a mídia mercantilista, profana e inimiga da verdade.
Vamos esperar que novos "doces" certamente serão oferecidos como gracejos para àqueles que querem e permitem ser enganados.
Eu, já sabia!
Tiago 4:4 Infiéis, não compreendeis que a amizade do mundo é inimiga de Deus? Aquele, pois, que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus.
VOCÊ, sabia?