sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Procuro algo que possa me animar!




Passando rapidamente por uma das mais famosas redes sociais, é possível constatar o quanto as pessoas de modo geral estão à procura de algo que possa definitivamente animá-las.
A percepção é abrangente e ao que parece enraíza-se rapidamente pelas postagens ou publicações de muitos jovens que adicionam, compartilham e curtem com tamanha rapidez; essa “onda” de verdadeira parafernália de convites lançados e oferecidos que só as deixam mais e mais, carentes de ânimo.
Preocupo-me em constatar que boa parte dos que aderem, também professam perfeita fé em Jesus Cristo. Mas, espere um pouco! Isso não parece meio que contraditório? Não. Pois, tudo depende do estado espiritual de cada um quanto à busca do que fazem e do que esperam encontrar no final.
Sinto que talvez boa parte do desânimo, seja por puro esquecimento. Pois, muito tempo de envolvimento em diversas atividades não propriamente relacionadas a fé em Jesus, certamente causa desânimo. Veja o que diz II Crônicas 32.8
 
Com ele está o braço de carne, mas conosco, SENHOR, nosso Deus, para nos ajudar e para guerrear nossas guerras. O povo cobrou ânimo com as palavras de Ezequias, rei de Judá”.

Que grande alento foi ao rei Ezequias trazer naquele momento a simples lembrança da presença do Senhor ao lado de seu povo. O enfrentamento permeado da certeza de um Deus presente, o Deus Emanuel, faz toda a diferença para se recobrar o ânimo e assim se fez.
         Outra coisa, muito do que se busca para dar ânimo ou simplesmente descontrair, tem efeito contrário! A ansiedade e falta de perseverança é o resultado de muitas das buscas em nossos dias. Um cuidado também ensinado por Deus em Sua palavra. Basta atentar para as palavras do salmista. Salmos 27.14
 
Espera pelo SENHOR, tem bom ânimo, e fortifique-se o teu coração; espera, pois, pelo SENHOR.”

Tomando como base, o que diz o salmo e comparando-o com o que vemos hoje, não há dúvidas que o salmista também enfrentava constantes apelos a buscar em grande gama de diversidades e entretenimento, ânimo para si. Foi resistindo para centrar não em lugares ou coisas, mas numa pessoa certa que fortalecesse o seu coração que ele deveria tanto buscar como também esperar.
         A grande verdade é que a busca por ânimo pode irrefletidamente levar ao trágico! Ao terceiro oposto ao que se busca. A busca por ânimo é a causa de muitos pecarem contra Deus. E acredite! Não haverá ânimo algum se o que se busca leva a pecar. E nisso, o texto de Mateus 9.2 é bastante conclusivo.

E eis que lhe trouxeram um paralítico deitado num leito. Vendo-lhes a fé, Jesus disse ao paralítico: Tem bom ânimo, filho; estão perdoados os teus pecados”.

Independente do que este homem tenha feito no passado, o que podemos ter como certo é que seu real estado o debilitava e o deixava sem ânimo. Jesus chega a este homem com uma dupla finalidade: restaurar-lhe o ânimo e perdoar seus pecados. Não importa a ordem exposta aqui, a verdade é que um estado afetava o outro.
         A dica que faço é a seguinte: ao invés de procurar algo que o leve a ter ânimo, busque àquele que pode te dá verdadeiro ânimo e bem mais que isso. Busque a Jesus Cristo. Mateus 11.28

Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei.”