sexta-feira, 30 de março de 2012

O DEUS QUE EM TUDO NOS FORTALECE


Posso todas as coisas naquele que me fortalece. Filipenses 4.13

Usado por muitos e para muitas finalidades, a mensagem central e real desse versículo tem perdido cada vez mais de seu sentido. E acredite, até para muitos crentes.

Embora a natureza do versículo seja bem visível e até simples de se traduzir, já que evoca a certeza de que um “peso” que está sobre os ombros de quem o cita, Paulo, contará com o auxílio e fortalecimento de Deus para suportá-lo. Tudo porque desde o seu chamado, Paulo teve assegurado que as coisas pelas quais viria a passar não seria como muitos acham e de certo modo até esperam que aconteça em suas vidas. Deus fez saber a Ananias, o primeiro a ter contato com o ainda então Saulo de Tarso, que seu chamado seria de anunciação da Graça de Deus em Jesus Cristo e das lutas e grande pesar que passaria. O que se confirmou ao longo dos anos que ainda lhe restava. Atos 9.15-16

O versículo não tem nenhuma ligação com qualquer promessa de prosperidade financeira como assim muitos divulgam. Também não promete que com ele, a pessoa venha vencer qualquer grande inimigo de sua vida. Este, não!

O que o versículo então nos transmite?

Que podemos suportar todas as coisas em Cristo Jesus, que nos fortalece. Sim! Essa é a mensagem do versículo.

Para conhecer o curso pelo qual Paulo trilhava como promessa de Deus em Cristo Jesus para a sua vida, devemos conhecer outros de seus escritos e as lições que aplicava em sua vida, principalmente nos momentos difíceis que tinha.

Hoje, tomaremos algumas passagens da carta aos Efésios como exemplo. Uma carta especial dada às circunstâncias com que escreve, preso.

Paulo se via fortalecido por Deus: AO SABER QUE SOBRE ELE ERA DIRIGIDA BENÇÃOS PELAS MÃOS DE DEUS. (Cap.1.3)

Bênçãos que antecediam as próprias calamidades.
Bênçãos que transcendiam os mundos criados.
Bênçãos que carregavam o poder de Deus.

SEM as bênçãos de Deus, não há como ser fortalecido.

Paulo se via fortalecido por Deus: AO SABER QUE SOBRE ELE ERA DERRAMADO UMA SABEDORIA QUE ERA SEGUNDO O ESPÍRITO DE DEUS. (Cap.1.16-19)

Uma sabedoria que certamente o dava SUPORTE!

Suportar é saber depender pelo espírito (v.17);
Suportar é estar sendo iluminado pelo Espírito (v.18);
Suportar é conhecer os limites dados pelo Espírito (v.19a);

Suportar é depender do pode maior que está sobre nós ao invés de usar o que temos. (v.19b-)

SEM dependência não há como suportar as demandas dessa vida.

Paulo se via fortalecido por Deus: AO SABER QUE SOBRE ELE FORA CONFIRMADA UMA SALVAÇÃO PLENA E COMPLETA (Cap.2.1,4-7)
Para ele, a Salvação é a base para todo o seu conforto.

Sem SALVAÇÃO não há fortalecimento algum, nem para esta vida, nem para a que nos espera. Pois, é por ela que Deus se manifesta através da obra redentora de seu filho.

Foi pela Salvação que viemos a ter vida;
Foi por meio dela que fomos reconciliados com Deus, um instrumento usado por Deus;
Foi por ela que tivemos contato com o Evangelho ou pelo Evangelho contato com ela;
É por ela que nos tornamos conscientes membros da família de Deus.


A realidade de um não salvo é descrita nos termos de falta, afastamento e curso próprio de vida, descritos no verso três. (v.3)

SEM SALVAÇÃO não há como ser parte da AMOSTRA de Deus ao mundo. (v.7) Paulo tinha isso como certo!

Paulo se via fortalecido por Deus: AO SABER QUE SOBRE ELE EM BREVE REPOUSARIA A VITÓRIA DE SUAS LUTAS E PESARES (Cap.3.16-21)

Sem JESUS, não há como alguém ser fortalecido. Mesmo que este aprenda a se conformar com a sua situação atual. O que difere de ser fortalecido. A conformação com o estado sem Deus é o que mais se vê em tudo neste mundo. Enquanto o fortalecimento da parte de Deus, em Jesus Cristo é o que torna as coisas suportáveis.

TUDO que alcançamos, só, se faz, se Ele estiver fazendo MORADA em nós.
NELE não há distância – largura;
NELE não há dificuldade – altura, profundidade;
NELE não há qualquer impedimento – escassez;
NELE não há limitação alguma - falta de poder


Chegar a uma conclusão desse devocional só é possível, se examinadas a própria conclusão de tudo que até agora temos analisado. A conclusão é o próprio Paulo que nos oferece. Suas considerações podem tomadas a partir do verso vinte do capítulo três. (3.20s)

“Ora, àquele que é poderoso para fazer infinitamente mais do que tudo quanto pedimos ou pensamos, conforme o seu poder que opera em nós, a ele seja a glória, na igreja e em Cristo Jesus, por todas as gerações, para todo o sempre. Amém!”

Ter a consciência do que Cristo é em nossas vidas, nos fará viver seguros. Enquanto que a consciência da presença de Cristo em nossas vidas, que nos fará pedir sem MEDO.

terça-feira, 6 de março de 2012

Quanto vale a minha decisão?


E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.
Romanos 12:2
Não há duvida que o nosso mundo está cheio de contradições. Digo isso, tendo em vista que muito do que antes era reprovado, hoje já é aceito. Muito do que se condena às claras no oculto é admitido. E por aí vai às muitas contradições. Cada vez menos barreiras é o lema que a tudo se vê no mundo.
As razões para explicar tais circunstâncias são variadas e algumas até absurdas, ditas até por quem é crente. Embora a Bíblia apresente que apenas uma, pode explicar a raiz de todas elas, o pecado e a natureza pecaminosa.
O versículo acima chama a atenção nem tanto para o que comumente se vê mundo a fora, e sim, como devemos vê mundo à dentro. Isto é, dentro do nosso coração e mente, por meio de nossas ações e palavras. Uma visão que a tudo deve ser pautada e orientada por uma nova disposição não somente mental, mas, espiritual.
De forma clara e objetiva, Paulo procura assegurar que o mundo está numa direção a qual é improvável, porque não dizer impossível, de tomar um retorno. Em contra partida, alguns dos que estão inseridos no mesmo, podem tomar a direção contrária a este. Paulo estava falando aos crentes no Senhor Jesus.
Dias atrás, li algumas postagens de jovens quanto a um evento gospel que será apresentado nesses próximos dias. Uns condenando os que fossem e outros defendendo. A discussão era totalmente baseada em posições pessoais e momentâneas. Nenhum texto bíblico, nenhum conteúdo que embasasse os argumentos prós e nem contra.
Fiquei pensando, se estava no imaginário desses seletos jovens, por serem meus irmãos em Cristo, alguma consciência do que este “show” como se denomina por natureza e na mídia se apresenta, tinha o que de fato oferecer-lhes quanto à vida espiritual, quanto a sua aproximação com Deus e uma identificação neste mundo como servos de Cristo e não o contrário.
Rapidamente lembrei, de como agiriam se estivessem entre eles, alguns personagens bíblicos que não por acaso, estão nas Sagradas Escrituras, para nos oferecer exemplo quanto às decisões que devemos tomar. Lembrei de Daniel, que decididamente e sem pressão de outros, foi ousado e disse que não seguiria naquele momento, o comum a todos os jovens de sua época. (Daniel 1) Também, me veio a mente seus três amigos: Sadraque, Mesaque e Abede-Nego.(Daniel 3) Estes três jovens se puseram de pé, quando todos se ajoelhavam numa adoração imprópria e ofensiva aos olhos de Deus. Não posso esquecer também de José do Egito! (Gênesis 37-39) Que sofreu as maiores injúrias, injustamente. Será que falta-nos algum exemplo a seguir? Creio que não! Talvez, a mesma vontade e convicção que tiveram, sim. Cada um deles enfrentou as mesmas provas que todo jovem nos dias de hoje enfrenta. Pressões por dentro e por fora, acreditem!
O mundo no qual tais jovens viveram é o mesmo que nos rodeia e nos envolve. Contraditório por sua natureza e improvável que volte a trás. O que certamente fez com que tomassem um rumo contrário, cada um com decisões próprias e conscientes, era o que Deus esperava deles e o que a decisão que tomassem, iria influenciar aos outros. O que através de suas decisões iriam afetar o relacionamento com seu Deus e que em momento seguinte, à prova passariam a sentir. Eles tinham uma consciência pura.
Voltando a discussão que li de muitos jovens quanto a participarem ou não desse divulgado “show gospel”, apenas queria frisar alguns pensamentos que vejo oportunos a questão citada por Paulo no versículo acima.
• É possível participar e não participar?
• É correto participar e não participar?
• É preciso participar ou não é preciso?
Como podem ver, não tomei uma posição semelhante a muitas que li. Não quero aqui, fomentar mais ou menos discussão ao assunto. Creio que ele em si, não tem ou não deveria ter tanta importância assim. Creio que você jovem, tem coisas mais preciosas a pensar e a tomar como próprias em sua vida. Dentre muitas outras, a mais significante é apresentada por Paulo como desafio a todo o tempo.
Vejo que à medida que o jovem cristão esteja experimentando a boa, perfeita e agradável vontade de Deus, questões momentâneas e passageiras assim, simplesmente se dissiparão de suas vidas. Lembrem-se do conselho deixado em Salmos 119.9 “De que maneira poderá o jovem guardar puro o seu caminho? Observando-o segundo a tua palavra.”
Estamos sim, carentes de jovens a semelhança de Daniel, José e seus três amigos, Sadraque, Mesaque e Abede-Nego. Não seria porventura o seu momento de aparecer?

“Não tome decisões permanentes, tomando como base sentimentos temporários.”

Pr. Sérgio Gledson