quinta-feira, 21 de abril de 2011

Conhecendo um Pouco do Outro Lado da Vingança



As horas que antecederam o cenário da crucificação de Jesus, apresenta de modo perfeito, as mais variadas e perversas maquinações que o coração humano pode criar. Drama que no mínimo, deve servir para nós, como uma advertência para o que comumente permitimos colocar em nossos corações. Pois, foi exatamente assim, de pouquinho em pouquinho, que toda a crueldade contra o Senhor Jesus se formou em vingança.
Deus foi SOBERANO em tudo que aconteceu. E, a despeito da soberania de Deus sobre as ações dos homens, os mesmos jamais terão qualquer desculpa ou isenção para os seus atos.
Conta-se que quando tomou conhecimento do que fizeram contra Jesus, CLÓVIS, um chefe bárbaro disse: “se eu estivesse lá, eu me VINGARIA”!
WILLIAM SHEKSPARE, certa feita disse: “se fossemos tratar os homens pelo que eles realmente merecem quem escaparia de receber chicotadas?”
O grande dilema se apresenta assim:
O que fazemos quando temos nas mãos a chance de exercer vingança?

Idéia que compartilhamos é bíblica e muito oportuna para os nossos dias: VINGANÇA PODE ATÉ SER COISA DE CONVENCIDO, MAS NÃO DE CONVERTIDOS!
Texto: Mateus 27.1-26
Logo que iniciamos a leitura da Palavra de Deus, somos informados que poucas são às vezes, que o desejo de vingança permanece sozinho. Quer pela junção de outras pessoas (v.1 “tomaram conselho”).
O texto mostra o que podemos entender como os “parceiros” da vingança contra Jesus.
Desejo de traição. (vv.3,4 “traição”);
Sentimento de inveja. (v.18 “por inveja tinham...”);
Desvio das afeições. (v.4 “que nos importa”)

Toda vingança quando gerada no coração, corrói e procura comprometer outros sentimentos. Corrosão que só é impedida de prosseguir, quando abandonada de imediato ou, quando pelo infeliz ato é dado cabo ao mal planejado.

O que Deus tem a dizer?

A VINGANÇA ELIMINA QUALQUER PROFISSÃO DE FÉ QUE SE FAÇA ACERCA DA CONFIANÇA EM DEUS.
A vingança é desconfiada por natureza, por isso se vinga.

Desconfiança na SOBERANIA de Deus. Atos 2.22-23
“Varões israelitas; escutai estas palavras: A Jesus Nazareno, varão aprovado por Deus entre vós com maravilhas, prodígios e sinais, que Deus por ele fez no meio de vós, como vós mesmos bem sabeis; a este que vos foi entregue pelo determinado conselho e presciência de Deus, tomando-o vós, o crucificastes e matastes pelas mãos de injustos”.

Desconfiança na JUSTIÇA de Deus. Tiago 1.19-21
“Sabeis estas coisas, meus amados irmãos. Todo homem, pois, seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar. Porque a ira do homem não produz a justiça de Deus. Portanto, despojando-vos de toda impureza e acúmulo de maldade, acolhei, com mansidão, a palavra em vós implantada, a qual é poderosa para salvar a vossa alma.

O desejo de vingança é sempre um desejo PRECIPITADO.
No âmbito da justiça a vingança é vista como um ato PREMEDITADO, cabendo ao promovente o agravante.

Jeremias 11.20
Mas, ó SENHOR dos Exércitos, justo Juiz, que provas o mais íntimo do coração, veja eu a tua vingança sobre eles; pois a ti revelei a minha causa.
Confiança na PRONTIDÃO de Deus. Isaías 63.4
Porque o dia da vingança me estava no coração, e o ano dos meus redimidos é chegado.
Contrariando um ditado popular que diz: “Deus tarda, mas não falha”. Isaías apresenta que o Deus, eterno, nem tarda, nem falha.
Sendo Deus um ser atemporal, que não está preso aos elementos de tempo, ele leva em conta cada uma das ações que cometemos. E, para não deixar dúvida quanto à Sua precisão, ele utiliza-se de elementos dos quais, nós estamos sujeitos e usamos para validar nossas ações.
Deus tem (dia) e (ano) determinado para tudo. Até para o dia de Sua vingança.

O que podemos concluir desse primeiro ponto?
Ações de vingança são extremamente prejudiciais ao nosso relacionamento com Deus.
A ação de vingança assume não o amor e o perdão de Jesus Cristo, mas o ódio e a revolta de homens que sem o conhecimento de Deus, empregam como parte de suas vidas.

QUANDO A VINGANÇA É PERMITIDA?
Quantas pessoas tomadas por um forte sentimento de justiça tomaram vingança, por achar que Deus lhes permitiu que assim fizessem?
O que muitos não sabem, é que o modo que Deus fala, não é subjetivo.
Números 31.3 “Falou, pois, Moisés ao povo, dizendo: Armem-se alguns de vós para a guerra e saiam contra os midianitas, para fazerem a vingança do SENHOR nos midianitas”.

Quando Deus CONCEDE tal direito.
Pela passagem, não há como negar que esta e outras também, claramente afirmam que em alguns casos da vida do povo hebreu, Deus lhes permitiu a vingança.

Distinto ao modo como muitos a executam, a vingança tem propósito de consagração exclusiva para Deus.
Deuteronômio 7.1 Quando o SENHOR, teu Deus, te introduzir na terra a qual passas a possuir, e tiver lançado muitas nações de diante de ti, os heteus, e os girgaseus, e os amorreus, e os cananeus, e os ferezeus, e os heveus, e os jebuseus, sete nações mais numerosas e mais poderosas do que tu.
Deuteronômio 20.17 Antes, como te ordenou o SENHOR, teu Deus, destruí-las-ás totalmente: os heteus, os amorreus, os cananeus, os ferezeus, os heveus e os jebuseus.

• Vingança tem objetivos claros;
• Vingança tem motivação santa;
• Vingança tem obediência;
• A vingança tem paz.

Quando Deus permite a vingança, também ESCOLHE as pessoas.
A vingança não é ato desproporcional!
A permissão de tomar vingança não é dada para todos. E a razão pode ser bem simples, Deus sabe da estrutura de cada um. Estrutura é algo completo! Isto é, envolve o nosso físico, emocional e principalmente espiritual.
Deus não permitiria algo tão desgastante como é a vingança, em todos os seus aspectos, para quem de alguma forma não estivesse completo. Isto é, capaz de fazê-la de modo correto.

O que podemos aprender deste ponto?
Se o espiritual estiver comprometido, o emocional e o físico também estarão.

SURPREENDIDO POR OUTRAS FORMAS DE VINGANÇA.
Quantas formas de vingança você pode alistar?
Quantas estão realmente desprovidas do sangue e do ódio?
Quantas reservam lugar para o resgate em amor?
Saber se vingar é saber fazer!

Salmo 24.1 Ao SENHOR pertence a terra e tudo o que nela se contém, o mundo e os que nele habitam.

Deus nos mostra como tomar vingança. I Samuel 17.47. E saberá toda esta congregação que o SENHOR salva, não com espada, nem com lança; porque do SENHOR é a guerra, e ele vos entregará na nossa mão.

Ele sabe o que usar como vingança. Salmo 18.30;
O caminho de Deus é perfeito; a palavra do SENHOR é provada; ele é escudo para todos os que nele se refugiam.

SALVAR, PROTEGER também é fazer vingança.
Atos 9.2-5 “... e lhe pediu cartas para as sinagogas de Damasco, a fim de que, caso achasse alguns que eram do Caminho, assim homens como mulheres, os levasse presos para Jerusalém. Seguindo ele estrada fora, ao aproximar-se de Damasco, subitamente uma luz do céu brilhou ao seu redor, e, caindo por terra, ouviu uma voz que lhe dizia: Saulo, Saulo, por que me persegues? Ele perguntou: Quem és tu, Senhor? E a resposta foi: Eu sou Jesus, a quem tu persegues.”

Deuteronômio 32.43 “Jubilai, ó nações, com o seu povo, porque vingará o sangue dos seus servos, e sobre os seus adversários fará tornar a vingança, e terá misericórdia da sua terra e do seu povo.”

Quem poderia pensar em vingança que promove o BEM?
Deus!
• Saulo que buscava a morte passa a falar de vida;
• Saulo que promovia medo passa a oferecer paz.
• Saulo que tentava destruir passa a fundar.

Que vingança MAGNIFICA.

QUE RELAÇÃO EXISTE ENTRE A VINGANÇA E A ORAÇÃO?
A vingança não deve ser característica do povo de Deus, mas a oração sim!
I Pedro 2.9 Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz.

Os (03) primeiros QUALITATIVOS são FUNCIONAIS.

ORAR é levantar mãos (vingança) SANTAS.
I Timóteo 2.8 “Quero, portanto, que os varões orem em todo lugar, levantando (vingança) mãos santas, sem ira e sem animosidade.”
Mateus 5.44 “Eu, porém, vos digo: amai os vossos inimigos e orai pelos que vos perseguem.”

A vingança não deve estar presente entre NÓS.
Romanos 12.9; Hebreus 10.30
“não vos vingueis a vós mesmos, amados, mas dai lugar à ira; porque está escrito: A mim me pertence a vingança; eu é que retribuirei, diz o Senhor.”
“Ora, nós conhecemos aquele que disse: A mim pertence a vingança; eu retribuirei. E outra vez: O Senhor julgará o seu povo.”

CONCLUSÃO: A melhor forma de vingança ensinada por Deus em sua Palavra é ORAR.
Quando estamos orando, até a vingança é transformada.