quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Um Grande Amigo




Falar de verdadeira amizade só é possível, se falarmos de Jesus Cristo. Como narra o hino 73 do CC “Um grande Amigo”. Um hino que descreve um amigo sem igual, um amigo fiel a todos os momentos, um amigo que age em nossas vidas levando sempre como prioridade as nossas necessidades. Este amigo é Jesus, um amigo para toda a vida!
No estribilho do hino 73 CC, há a verdadeira descrição de como Jesus, é o nosso grande amigo.
O escritor de faroeste Stephen Bly diz que nos tempos do Velho Oeste americano, havia dois tipos de amigos: os que fogem e os que permanecem ao seu lado. Ao primeiro sinal de perigo, àqueles que fogem, simplesmente desapareciam – abandonando-o diante de qualquer perigo que você enfrentasse. No entanto, àqueles que permaneciam, ficariam com você sob quaisquer circunstâncias. A grande questão é a que infelizmente, você não saberia que tipo de amizade seriam os seus, até que as grandes dificuldades chegassem. Então, já seria tarde demais – a não ser que seu amigo fosse um daqueles que permanecesse ao seu lado.
Uma verdade que chamo a sua atenção como foco da pastoral é a seguinte: ao invés de nos preocuparmos com que tipo de amigos temos, consideremos que tipo de amigo somos! E para isso, leve em conta que, o verdadeiro amigo Jesus nunca nos abandonará, conforme diz em Proverbios 17.17 “Em todo o tempo ama o amigo, e na angústia se faz o irmão”.
Algo parecido aconteceu nos dias finais do ministério de Paulo. Enquanto ele aguardava a sua sentença de morte, alguns dos que haviam ministrado com ele, o abandonaram, deixando-o para que enfrentasse a execussão sozinho. Leia atentamente II Timóteo 4.9-18, certamente um texto de consideravelmente importante para vermos como sendo, a vontade de Deus para nossas vidas.
Certo amigo de ministério me disse certa vez: “verdadeiras amizades são acima de acidentes”.
Mas, quem verdadeiramente são os nossos amigos? É difícil sabermos com precisão. É necessário que talvez, momentos difíceis cheguem até você, para que Deus os revele como prova de seu braço amoroso e presença confortante. Deus é assim! Ele se mostra um amigo à toda variação da vida. Mas, somente nos momentos de grandes e fortes lutas, é que se revelará como o Grande Amigo, mais chegado até que um irmão, esse é Jesus de Nazaré.
Procure ser um amigo a semelhança de Jesus. Algo certamente difícil, porém, muito recompensador. E nas palavras de Paulo, Lucas, foi um amigo a semelhença de Jesus. (v.11 “Somente Lucas está comigo”).
Que nas horas difíceis da vida, não abandonemos o Senhor Jesus. Não façamos como seus discípulos, deixando-o sozinho. Pois, a exemplo do que Ele tem feito por seus discípulos, é que devem os discípulos procurar fazer por Ele. João 13.1 Ora, antes da Festa da Páscoa, sabendo Jesus que era chegada a sua hora de passar deste mundo para o Pai, tendo amado os seus que estavam no mundo, amou-os até ao fim. Amém!

terça-feira, 13 de outubro de 2009

Liberdade Que Se Faz Pelo Novo Viver!





Estamos iniciando nos cultos à noite, uma nova série de mensagens, essas no livro do profeta Ageu. O foco a cada domingo, será o de descobrirmos quais passos poderemos dar “Em Busca de Um Novo Viver”, que entendemos ser a presença e plena vontade de Deus na vida do crente.
Temos orado e pedimos aqui as suas orações. Desejamos que domingo após domingo, descubramos estes novos passos, algo verdadeiramente novo, e que realmente nos firme e nos aproxime do senhorio de Cristo. Abordando o que Ele já nos tem oferecido, o que pede e o que espera de cada um de nós como membros de Sua Igreja, Seu Corpo, escolhida e chamada para fazer parte de uma excelente obra de edificação, segundo consta em I Pe 2.9.
Cremos que a necessidade de um chamado a semelhança do que foi feito por Ageu, se faz necessário e oportuno. E que conclamar o povo de Deus, como o profeta Ageu fez em seu tempo nos fará grande bem. O povo e as circunstâncias podem até serem outras, mas, o espírito, a urgência e o amor exclusivo a Deus e a Sua obra são os mesmos.
Ressaltamos que mesmo vivendo como livres, o povo naquela época se via de alguma forma ainda preso, tímido e apático, isso o impediam de fazer o que desceram à Jerusalém para realizar. A maior inspiração e símbolo da relação deles com Deus, permanecia na mesma, em ruínas, o templo do Senhor (2 Reis 25:8-9), que representava a habitação de Deus no meio deles (1 Cr 22:19; 2 Cr 5:7; 6:1-11). O povo agora livre daquele cativeiro, deveria priorizar a reconstrução do templo, pois assim agradariam o Senhor e o glorificariam (Ag 1:8).
Hoje, sabemos ser o templo o nosso próprio corpo. Mas, a obra de Deus a qual fomos comissionados por Jesus a expandir (Mt 28.18-20) é também parte desse símbolo, e que não podemos deixar de lado como presença de Cristo na vida de seu povo, isso é mais importante, obedecê-lo.
Reconstruir a Casa do Senhor deveria ser prioridade. Novamente, ressalto que o Senhor não nos ordena reconstruir para ele um templo físico hoje, pois os seus próprios servos, na Nova Aliança, são a sua habitação (Jo 14:23; At 17:24; 1 Pe 2:5; 1 Co 3:16-17). O propósito contudo, é tirar lições importantes, adquirir novos passos e destacar as várias advertências do Senhor no livro a respeito da atitude do seu povo. Exemplo: (1) O pensamento que ainda não é tempo de servir a Deus. Nós nos preocupamos em primeiro resolver nossas vidas aqui, enquanto as coisas de Deus ficam para depois. Assim como os Israelitas, esquecemos que só temos verdadeira vida e liberdade quando Deus habita em nós (Mc 8:36; Jo 3:16; Cl 1:13) (2) Dentre outras coisas, servir ao Senhor exige negação (Mc 8:34-35), mudança de mentalidade (Rm 12:2), mudança de vida (Rm 6:1-4). Enquanto o foco de nossas vidas for “construir nossas próprias casas” não vamos agradar o Senhor, não edificaremos “a Casa do Senhor”. (3) Ele nos adverte a respeito do cuidado exagerado pelas coisas desta vida (Mc 4:7,18-19; Mt 6:19-21). É possível estarmos parados na obra principal e nem nos darmos conta? Sem negar as responsabilidades e necessidades que temos na vida aqui, devemos ter o cuidado de que estas coisas não nos atrapalhem na meta principal, o Senhor em nossas vidas. Estes são alguns dos desafios propostos. Que Deus ricamente nos abençôe! Pr. Sérgio Gledson

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Assegure o Futuro de seu Filho.




Texto: Provérbios 22.6
“Ensina a criança no caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho, não se desviará dele.”

Introdução:
A Bíblia, está cheia de vários exemplos de homens e mulheres que, pela influência que tiveram em seu tempo, asseguraram o futuro de gerações seguintes – a geração de seus filhos.
1) Alguns investiram por toda a sua vida, mais de 40 anos.
2) Deixaram um legado de grande valor.
3) Investiram em sua própria família, nação e o mundo.

A Bíblia também relata a falta de influência, Gênesis 5 é o maior impácto de homens e mulheres que não souberam influênciar, isso foi até Noé em maiores consequências.

Hoje, o nosso foco, é mostrar um bom legado como: Abraão, Isac, Jacó, José, Joquebede, Moisés, Josué, Davi, Ana, Lóide, Eunice e muitos outros...
Homens e Mulheres que certamente eram sujeitos as mais diversas circunstâncias, como todos nós somos. Mas que ganharam o respeito, a admiração e a lealdade de seus seguidores quando encaravam suas limitações e as venciam dia a dia.

Idéia: É desejo de Deus que por uma boa influência os pais assegurem o futuro de seus filhos.

S. Interrogativa: Qual a fórmula oferecida por Deus, afim de que os pais possam assegurar o futuro de seus filhos?

A primeira medida é:
LEVE A SÉRIO O ENCARGO QUE DEUS DÁ AOS PAIS.
Que ENCARGO?
– Há uma máxima exposta por Deus em Provérbios 22.6, que também foi dita anteriormente, Deuteronômio 6.6-9

A Máxima é: Os pais são...
A) OS MELHORES EDUCADORES AOS FILHOS “Pais brilhantes, professores fascinantes”. Augusto Cury
• Os filhos são melhor educados quando pelos pais.
• A metodologia apresentada por Deus, é a mais segura e eficaz – não é ultrapassada LIVROS: Meu Filho, Meu Discípulo, Ensinando Para Transformar Vidas, Filhos precisam de Pais.

Os pais são...
B) OS QUE MAIS ENSINAM COM AMOR Dt. 6. 6-9
Estas palavras que, hoje, te ordeno estarão no teu coração; tu as inculcarás a teus filhos, e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e ao deitar-te, e ao levantar-te. Também as atarás como sinal na tua mão, e te serão por frontal entre os olhos. E as escreverás nos umbrais de tua casa e nas tuas portas.

• Inculcando [fiar – figura de um ferreiro] Potengi, é conhecida como a cidade dos ferreiros, um legado de pai para filho. É o que Deus espera de todo pai.
• Perseverante – 22.15 “desde cedo – por toda a vida”.

Os pais são...
C) OS QUE MAIS COMPROMETIDOS ESTÃO COM O FUTURO DE SEUS FILHOS.
• O melhor legado que deixamos é o que a eles ensinamos.

Implicações:
O caráter de uma nação é a soma do caráter de seus cidadãos.
Os nossos filhos são os nossos melhores discípulos.
Importante passo à conquistar da maioria, é convencer o primeiro.

A segunda medida a tomar é:
REPASSE COM SEGURANÇA O MATERIAL QUE DEUS TE DÁ.
Pv.22.6b “O caminho em que deve andar”.
Dt.6.6 “Estas palavras que hoje te ordeno, delas falarás...”.

A) NENHUM CONTEÚDO SUPERA O QUE DEUS DÁ AOS PAIS.
O apóstolo Paulo teve um "filho" adotivo. II Timóteo 1.2
“... ao amado filho Timóteo...”

Na qualidade de “pai” adotivo de Timóteo, Paulo aparece preocupado com o legado que deseja repassá-lo.
Muito embora, o apóstolo atribua todo o legado de Timóteo aos ensinamentos de sua Mãe e de sua Vó [Lóide e Eunice].

Paulo faz menção ao conteúdo que Deus dá aos pais.
II Timóteo 2.2; 3.14s.
E o que de minha parte ouviste através de muitas testemunhas, isso mesmo transmite a homens fiéis e também idôneos para instruir a outros.
Tu, porém, permanece naquilo que aprendeste e de que foste inteirado, sabendo de quem o aprendeste e que, desde a infância, sabes as sagradas letras, que podem tornar-te sábio para a salvação pela fé em Cristo Jesus.

B) NENHUM CONTEÚDO É MAIS APROPRIADO PARA SER DISCUTIDO COM OS FILHOS.
Hebreus 4.12; II Timóteo 3.14-17

Porque a palavra de Deus é viva, e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e propósitos do coração.

Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, 17 a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra.

• Desde a infância (v.15)
• Como: (1) ensino, (2) reprensão e, (3) educação (v.16)
• Para chegar a ser homem perfeito diante de Deus(v.17)

C) OS FILHOS PODEM ERRAR COMO PECADORES QUE SÃO, MAS QUE NÃO ERREM POR NÃO TERMOS NÓS PAIS, DEIXADO DE ENSINÁ-LOS.

Implicação:
O bom ensino implica na sabedoria de ser antes de fazer.
Não podemos evitar que o filho erre como pecador, mas podemos evitar que erre por não saber o que ele deve fazer.

A terceira medida a ser usada é:
CRIE UM MODELO DIGNO A SER SEGUIDO. Pv. 22.6c
“... ainda quando for velho, não se desviará dele.”
[O propósito de todo ensino é.... transformar vidas.]

Qualquer proposta menor que essa, deve ser descartada!

A) INFLUENCIE SEU FILHO A SER UM BOM LÍDER.
Apresente-o aos líderes que Deus teve na história.
Diga-o que Deus quer usá-lo como um líder.
Vibre com as pequenas conquistas que o Senhor lhe dará.

B) UM BOM LÍDER NÃO NASCE SABENDO SER LÍDER.
Para tudo na vida tem um ANTES e um DEPOIS.
Vejamos as duas fazes na vida de um jovem que foi influênciado pelo bom ensino na Palavra de Deus!

• ANTES - Números 13-14
(1) Não gozava de crédito;
(2) Ninguém cria nele;
(3) Ninguém o seguia;
(4) Ninguém o respeitava.

• DEPOIS - Josué 1:16-18
Então, responderam a Josué, dizendo: Tudo quanto nos ordenaste faremos e aonde quer que nos enviares iremos. Como em tudo obedecemos a Moisés, assim obedeceremos a ti; tão-somente seja o SENHOR, teu Deus, contigo, como foi com Moisés. Todo homem que se rebelar contra as tuas ordens e não obedecer às tuas palavras em tudo quanto lhe ordenares será morto; tão-somente sê forte e corajoso.

(1) Gozava de toda coniança;
(2) Fariam tudo quanto dissesse;
(3) Para onde os enviasse, iriam;
(4) Como tudo, obedeceriam a ele.

Implicação:
Um líder segundo Deus, ganha seus resultados pela obediência.

Conclusão: Salmo 78.3-4
O que ouvimos e aprendemos, o que nos contaram nossos pais, não o encobriremos a seus filhos; contaremos à vindoura geração os louvores do SENHOR, e o seu poder, e as maravilhas que fez.

O desafio é tremendo. Menor não poderia ser, pois se trata do futuro de nossos filhos.

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Por que a SEPARAÇÃO é uma das exigências feitas por Deus ao seu povo?



Se você já deu uma olhadinha nos textos para a nossa memorização neste mês, logo descobriu que o tema central é SEPARAÇÃO. Mas, como falar nos dias atuais de um tema assim, se o mundo prega o contrário? Se o tema é tão criticado e para alguns, até fora de moda? E, por quê será que todas as vezes que se fala de separação, logo se descobre que muitos entre o próprio povo de Deus, pensa e defende justamente o contrário a tal idéia?
Certamente que toda esta rejeição já caracteriza certa denuncia. De algum modo, as pessoas não estão levando tão a sério o que se lê e, se vê de forma clara, objetiva e contudente como vontade de Deus para suas vidas. A necessidade de se ter uma separação. Mas, separação de que? E, por quê Deus exige separação justamente daquilo que é mais difícil do povo se afastar e extremamente fácil de se envolver?
Tais questionamentos são pertinentes somente de um ponto de vista, do povo querer acertar com Deus. E também sobre o mesmo ponto de vista, de se afastar dEle! Por não querer ouví-lo, obedecê-lo e amá-lo como determina em Sua Palavra o próprio povo dará a luz a uma das duas opções. Por isso, uma não separação é algo extremmente perigoso. Sim, vejo que a falta de separação daquilo que Deus exige, afeta o nosso relacionamento com Ele como um todo, e não em parte, como muitos pensam e que as Sagradas Escrituras reprova com clara veemência.
É preciso refletir o porquê de uma exigência ser imposta por Deus. E imediatamente indagarmos Quem na verdade nos impõe! É Deus, um Ser sábio e que para o mesmo, não há limitação alguma. Este Senhor, sabe o porquê de exigir-nos separação. Mesmo que para isso, seja extremamente difícil a cada um de nós. Vejamos os texto em palta para este mês!
Em II Coríntios 6.17, encontramos uma repetição de algo dito no passado. Jesus está repetindo por meio do apóstolo Paulo, da urgente necessidade do povo se retirar “separar” do meio deles. O mesmo versículo é esclarecedor. Pois embora não diga o nome de quem deveriam se serapar, diz o motivo de se afastarem. De um povo impuro e que tem como finalidade única, envolver o povo de Deus em tais práticas impuras. A condição imposta por Deus é a sguinte: separai-vos e eu vos receberei.
Em outro texto, Isaías 59.1-2 somos informados que a falta de respostas da parte de Deus, que implica também em falta de bênçãos, é por conta de ter Deus se separado de seu povo! Certamente o povo não atendeu a ordem de Deus, de separação e por isso, Deus se afastou do mesmo.
Já em Esdras 10.11, encontramos a ordem vinda da parte do Senhor, dizendo ao povo que façam confissão de seus pecados. Ou seja, digam do que não se separaram e reafirmem com o Senhor, o propósito de separação. Não há como consciliar as duas amizades, Deus e o mundo. Estas são irreconciliáveis.
Por fim, Efésios 2.14-15 que assegura na separação do mundo a nossa união a Deus. A falta de separação de coisas e pessoas as quais Deus em Sua Palavra manda que o seu povo se separe, é que tem causado todos os transtornos em suas vidas. Mesmo que não reconheçam! Portanto, busquem a separação de tudo que desagrada a Deus. Caso contrário, Deus se separará de você! Tiago 4.4 Pr. Sérgio Gledson