quinta-feira, 2 de julho de 2009

Até quando devemos esperar por uma mudança ou conquista?


Até quando esperar por uma mudança ou conquista?

Você já viu alguém que “corre atrás” vencer alguma corrida? Certamente não é esta a posição que o Senhor espera do seu povo. E isto, deve despertar em cada um de nós, a indagação do por quê de algumas vezes, o povo de Deus não assumir a posição de liderança ou destaque em suas conquistas.
Fico impressionado com certos trechos da Palavra de Deus. Principalmente aqueles que mostram o disparate presente em nossas ações para com um Deus, que comumente professamos seguir e amá-lo. Muitas dessas ações não condizem com as palavras que as seguem, digo isso por meio de uma análise pessoal e intransferível. E creio ser o que Deus pede de todos que são seus. Pois, algumas vezes, mesmo sentido os efeitos imediatos de ações tanto positivas como os negativas, ainda assim, tardamos por um agir em nosso próprio favor, em favor de boas mudanças e para com o próprio Deus.
Um texto que compartilho, é a conhecida passagem de I Samuel 7.2-3 “ Sucedeu que, desde aquele dia, a arca ficou em Quiriate-Jearim, e tantos dias se passaram, que chegaram a vinte anos; e toda a casa de Israel dirigia lamentações ao SENHOR. Falou Samuel a toda a casa de Israel, dizendo: Se é de todo o vosso coração que voltais ao SENHOR, tirai dentre vós os deuses estranhos e os astarotes, e preparai o coração ao SENHOR, e servi a ele só, e ele vos livrará das mãos dos filisteus.” O contexto narra a retomada da arca d`aliança dos filisteus. Retomada digo, porque o próprio Senhor providenciou através de maldições, que os filisteus a quisesem longe de si. Enviando-a a Quiriate-Jearim, à casa de Abinadabe.
A Bíblia descreve, que longo foi o tempo em que a arca d`alinça permaneceu na casa de Abinadabe. A arca representava naqueles tempos, a própria presença de Deus. Ao passo que o povo de Israel, longe da arca d`aliança, estava também longe do Senhor e pereciam por isso. “e toda a casa de Israel dirigia lamentações ao SENHOR.”. Tempos depois, a arca vai a casa de Obede-Edom, e lá é dito que o tempo que ela esteve em sua casa, Deus o abençoou grandemente. II Samuel 6.11-12
Por quanto tempo então deveriam sofrer? Até quando deveriam esperar por uma melhoria em suas vidas? E o agir de Deus, por que não os livrava de todo o mal? O próprio texto responde a estas perguntas. Eles demoraram em querer a Deus! Mesmo sentindo todo o peso e sofrimento causados por esse distanciamento, eles ainda assim, persistiam em recusá-LO. Lá, era por optarem por seguir aos ídolos e deuses estranhos. (v.3) A Bíblia descreve esse tempo, dizendo que a demora por uma mudança ceifou de suas vidas nada menos que vinte anos de bênçãos.
Se uma benção já é significativamente capaz de mudar a vida inteira de uma pessoa ou a vida de milhões de pessoas ao mesmo tempo como vemos na Bíblia, imagine o prejuízo de vinte anos sem conquistas, sem bênçãos ou aprovações significativas? É muito importante pensarmos no que o pecado tem causado na vida de todos que o cometem e decidem por viver com ele. Ao abandonarem o Senhor, o pecado é sem dúvida alguma como aparece no texto, um atrazo de vida, de bênçãos e de soluções imediatas.
Talvez, este, seja um retrato de sua vida em decorrencia das más escolhas que tem tomado. E assim, a causa do que tem sofrido e sentido também. Mas espere, tenha calma e descance! Pois o Senhor reservou ao povo uma mensagem de esperança, uma mensagem de que não é o fim. Samuel, expôs que o caminho e a saída, era o da aproximação sincera, imediata e por ações corretas para com Deus. Talvez aqui, seja o nosso grande desafio para hoje. Tire o que há de errado, deixe o que te afasta de Deus e busque-O com sincero coração. Nossa oração e desejo é este: Buscai o SENHOR e o seu poder; buscai perpetuamente a sua presença. Salmos 105:4 Buscai o SENHOR enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto. Deixe o perverso o seu caminho, o iníquo, os seus pensamentos; converta-se ao SENHOR, que se compadecerá dele, e volte-se para o nosso Deus, porque é rico em perdoar. Isaías 55.6-7
Saiba, meu amado, que Deus espera por esse reecontro. Tanto para os qye estão pertos como para os que ainda sem a salvação encontram-se longe de Deus e de Jesus seu filho. Grandes bênção tem Ele a confirmar em tua vida. Bênçãos acredito eu, que por elas você tem orado e esperado já há algum tempo. Bênçãos de alegria, paz e prosperidade sem dúvida. Bençãos que mudará não só a tua vida, mas a de todos que a tua volta estão e dependem de ti. O Senhor é poderoso para tanto. Por isso, mude, acredite e junte-se aos que estão buscando o Senhor com sinceridade, preparando para Ele o que há de mais precioso, o seu coração.
Pr. Sérgio Gledson.