sábado, 27 de junho de 2009

O Senhor, nosso bem supremo.




Tema: Senhor, o nosso bem supremo.
Texto: Salmo 119.57 “O SENHOR é a minha porção”.
Introdução: Conta-se que João Calvino em uma de suas pregações falou do modo como muitos crentes em sua época viviam e disse: "É pela atitude do Cristão em relação aos bens materiais, que se julga da sua vida espiritual. O comportamento do homem para com o dinheiro é a expressão tangível de sua verdadeira fé"
O “raio x” feito por Calvino, é o mesmo de muitos crentes nos dias de hoje, pois, bem pouca coisa mudou. Naquele contexto ele citou “bens materiais”. Hoje, além de bens materiais, podemos acresentar inúmeras facilidades também consideradas como posses. Facilidades que semelhantes as posses, tendem a afastar as pessoas de Deus. essas, que os afastam pouco a pouco de Deus. E que se não percebido rapidamente, causará graves danos a sua vida, a sua alma.
DIVIDINDO O TEMA EM PARTES:
O Senhor, o nosso bem supremo.

Proposta: Destacar as 03 divisões que o tema impõe como meta a cada jovem.

S. Interrogativa: Quem é o SENHOR, que relação e tipo de BEM se refere, e, o que deve ser entendido como SUPREMO?

Em primeiro lugar:
QUEM É O SENHOR?
O termo Senhor não é um NOME, é antes um TÍTULO e, portanto transmite a idéia de AUTORIDADE e de algum DIREITO. Em ambos os testamentos, o termo transmite a certeza de ser o Senhor, um PROPRIETÁRIO das coisas criadas e do próprio homem. Sl 97.5; Rm 14.4-8
• Hebraico: Adon
• Grego: Kyrios
Embas as expressões enfatizam que Deus sendo dono “Senhor”tem servos e servas.

O termo Senhor é tão forte na vida das pessoas, que a Bíblia a registra por 6838x.

A) O HOMEM NÃO CONSEGUE VIVER SEM (UM) SENHOR.
Deuteronômio 11.16 Guardai-vos não suceda que o vosso coração se engane, e vos desvieis, e sirvais a outros deuses, e vos prostreis perante eles.

Uma forte indicação de que a natureza da pluralidade na adoração, dirigida ou não a pessoa de Deus, se faz pela dependência do homem reconhecer que sem a figura de um Senhor ele não vive. E, caso não encontre o verdadeiro Senhor, sua tendência natural, tend6encia de vida é de erguer mais de um senhor.

B) MUITOS OPITAM PELA PLURALIDADE POR ACHAR SER MAIS VANTAJOSO.
Uma das realidades bíblicas, presente em várias áreas da vida e do relacionamento do homem, é que o caminho da pluralidade é cheio de complicações. Ex.: Uma só esposa e esposo; um só Deus, uma só fé, um só batismo, um só espírito, um só pensamento, um só caminho, uma só resposta etc... a pluralidade aqui pode ser traduzida como uma grande CONFUSÃO na vida.
Filipenses 3.19 O destino deles é a perdição, o deus deles é o ventre, e a glória deles está na sua infâmia, visto que só se preocupam com as coisas terrenas.

C) O HOMEM PRECISA DE UM SÓ SENHOR, O ÚNICO E VERDADEIRO.
De QUANTOS na verdade precisamos?
Josué identificou ser essa a causa do desvio de muitos em seu tempo. Muitos estavam com os seus corações divididos e retruncados para com o Verdadeiro e Único Senhor, Javé "Aquele que existe".
Josué 24.15 Porém, se vos parece mal servir ao SENHOR, escolhei, hoje, a quem sirvais: se aos deuses a quem serviram vossos pais que estavam dalém do Eufrates ou aos deuses dos amorreus em cuja terra habitais. Eu e a minha casa serviremos ao SENHOR.
I Coríntios 8.6 todavia, para nós há um só Deus, o Pai, de quem são todas as coisas e para quem existimos; e um só Senhor, Jesus Cristo, pelo qual são todas as coisas, e nós também, por ele.

D) ESCOLHAS DÃO HONRA E TIRAM A HONRA DO VERDADEIRO SENHOR.
Malaquias 1.6 O filho honra o pai, e o servo, ao seu senhor. Se eu sou pai, onde está a minha honra? E, se eu sou senhor, onde está o respeito para comigo? — diz o SENHOR dos Exércitos a vós outros, ó sacerdotes que desprezais o meu nome. Vós dizeis: Em que desprezamos nós o teu nome?
Romanos 1.25 pois eles mudaram a verdade de Deus em mentira, adorando e servindo a criatura em lugar do Criador, o qual é bendito eternamente. Amém!

Nenhuma troca para o que não é verdadeiro deixa de trazer consigo os seus prejuízos. Prejuízos que as vezes se tornam irreparáveis. Prejuízos que podem definir até a eternidade da pessoa que troca.

Em segundo lugar:
QUEM É O BEM?
O que dá existência de mais de um “senhor” sobre a vida?
Pelas Escrituras observamos que eles, só passam a existir quando o homem decide AMAR, VALORIZAR e PRIORIZAR coisas ou pessoas mais do que a Deus. Um amor, uma valorização e um priorizar que começa nas pequenas coisas, nas decisões até triviais a vida.

A) COMO IDENTIFICAR UM “senhor” OU MAIS DE UM?
(1) Pelo tempo que se gasta com ele.
(2) Pelo sentimento de necessidade que se tem dele.
(3) Pelo investimento de “enérgia” que se dá a ele.
(4) Pala marketing que se faz dele a outras pessoas.

Os ídolos de hoje são mais sutís, atraentes na forma e nos resultados. Os ídolos tomam formas e estão presentes em muitos altares. O singular é quem os adora.
Se tem um “outro” senhor tem-se um “deus” um ídolo.
I Coríntios 10.7 Não vos façais, pois, idólatras, como alguns deles; porquanto está escrito: O povo assentou-se para comer e beber e levantou-se para divertir-se.

• Quem estava criando senhores sobre si? (povo – alguns). Como criaram outros senhores? (assentaram, Sl.1.1 bvy yashab, habitar, ter a residência de alguém, ser habitado, estabelecer, pôr.
• O que eram os senhores ou ídolos? (comer, beber, diverção).
• Que tom é dado a ações assim? (reprovação).

B) COMO COMBATER A PRESENÇA DE MAIS DE UM SENHOR?
Já ouvi certa vez alguém dizer: “Para todo mal há um remédio.”

(1) AMANDO O VERDADEIRO, VERDADEIRAMENTE.
Dt.6.4-5 Ouve, Israel, o SENHOR, nosso Deus, é o único SENHOR. Amarás, pois, o SENHOR, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de toda a tua força.

LEIA! I João 2.15 Não ameis mais de um Deus, nem as coisas que dão origem a mais de um Deus. Se alguém amar mais de um Deus, o amor de um só Deus não está nele.

(2) SERVINDO O VERDADEIRO, VERDADEIRAMENTE.
Gênesis 30.29 Disse-lhe Jacó: Tu sabes como te venho servindo e como cuidei do teu gado.
Romanos 12.11 No zelo, não sejais remissos; sede fervorosos de espírito, servindo ao Senhor.

Em terceiro lugar:
QUE LUGAR?
Um dos erros mais cometidos para “dar a luz” a um outro senhor na vida é relacionado ao lugar que ficará esse senhor.
Para EVITAR a chegada de possíveis senhores “deuses ou ídolos”sobre a vida, observe o que a Bíblia indica:

A) O CORAÇÃO É O LUGAR DE OBSESSÃO. “Guardião”
Sl.119.9-11 De que maneira poderá o jovem guardar puro o seu caminho? Observando-o segundo a tua palavra. De todo o coração te busquei; não me deixes fugir aos teus mandamentos. Guardo no coração as tuas palavras, para não pecar contra ti.
Provérbios 4.23 Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o coração, porque dele procedem as fontes da vida.
(1) O coração do homem é um depósito seguro. Nele, tano podem ser guardados coisas boas como também as más.
(2) Os Ídolos “senhores” pocuam o coração porque uma vez lá, lutamos e relutamos para os removê-los. Os homens não gostam da idéia de perda. Mesmo sendo de coisas que trarão sobre eles algum mal.

B) O CORAÇÃO COSTUMA PRIORIZAR COM IDEPENDÊNCIA.
Jeremias 17.9 Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto; quem o conhecerá?
Jeremias sabe o quão perigoso são as emoções do homem. Muitas vezes, esse se vê completamente traído e mbaraçado pelas complicações que o seu próprio coração o impõe.
Não são poucos os fatos históricos e bíblicos, assim como os protagonistas que se envolveram com vários tipos de vexames por conta de ações tidas como sendo do “coração”. Ex.: Ló, Sansão, Davi, Salomão, Judas, Demas e tantos outros mais.

É preciso conhecher para só depois, saber lidar.
É preciso tomar a sério a exortação de Paulo, de examinar o coração. De sondar, como Davi sugere. De vigiar, como o próprio Jesus alertou aos discípulos.

Faça hoje mesmo, faça agora essa pergunta: O Senhor, é o meu bem supremo?
Caso não seja, reflita sobre a necessidade de ter um encontro sincero e vivo com o Senhor Jesus Cristo. Só Ele, poderá te ajudar a definir em tua vida o que é prioritário.

CONCLUSÃO: A própria Palavra de Deus nos mostra a saída de qualquer deficuldade existente.
Deuteronômio 11.1 Amarás, pois, o SENHOR, teu Deus, e todos os dias (sem enfado) guardarás os seus preceitos, os seus estatutos, os seus juízos e os seus mandamentos (com prazer).
Marcos 12.30 Amarás, pois, o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração (emprego de prioridade), de toda a tua alma, (emprego de espiritualidade) de todo o teu entendimento (emprego de sabedoria)e de toda a tua força (emprego de atividade).

Que Deus te abençôe!

sexta-feira, 26 de junho de 2009

O Senhor, o nosso bem supremo.





"O Senhor é a minha porção...". Salmo 119.57


Dias atrás, fui desafiado com um tema proposto pela mocidade da igreja a qual pastoreio, que muito me chamou a atenção. Algo incomum, eu creio, para muitos dos nossos jovens! Pelas várias opções que lhes são sugeridas, tais como: amizades, diversões, baladas, jogos e internet, vejo que ainda há no coração de alguns poucos, a certeza de Deus ser o seu Bem Supremo.
Resgatar a posição do Senhor, como um Bem Supremo na vida dos jovens, é por demais um excelente desafio para qualquer líder. É certamente, uma oportunidade que nos dão e que não poderá ser por hipótese alguma, desperdiçada. E, vejo ser também favorável aos difíceis e conturbados dias nos quais vivemos. Dias em que muitos estão sendo enfraquecidos, derrotados e postos numa posição totalmente desfavorável.
Para o Salmista, a presença do Senhor como sua porção particular era sem dúvida alguma, sua maior fonte de segurança e riqueza. O que nos leva a crer, que os jovens precisam se encontrar com Àquele que enriquece, fortalece e dá estrutura a vida, o Senhor.
Enquanto observamos a frenética busca da juventude para se firmar, posicionar e se estabelecer social e financeiramente no mundo, temos como proposta bíblica, que o melhor caminho é escolher pelo Senhor como Bem Supremo.
O profeta Jeremias, quando se dirigiu ao povo de Deus em seu tempo, propôs desafiá-los a entrar nesta meta, como prática de vida. (Jeremias 3.24) Ele assegura, que o caminho proposto já era parte da sua vida e ministério. Sendo portanto, uma clara confirmação daquilo que em tempos passados, Moisés determinou como sendo a vontade de Deus. (Êxodo 18.20)
Vemos, assim, assegurado por exemplo de grandes figuras bíblicas que, escolher o Senhor como Bem Supremo, é a melhor de todas as escolhas que a juventude de nosso tempo pode optar. Jamais cedendo aos apelos do mundo, de priorizar tudo menos Deus. Lembremos das palavras do desejo de um jovem de guardar puro o seu caminho "coração". Salmo 119.9
Que saiamos desse mundo fortalecidos, convictos de que as escolhas aqui tomadas foram de assegurar o Senhor, como devidamente merece e espera que o reconheça-mos, o nosso Bem Supremo.
Pr. Sérgio Gledson